Honda City hatch e sedã recebem leves mudanças visuais e novos equipamentos na linha 2025
A dupla City hatch e City sedã recebe leves mudanças visuais e novos equipamentos na linha 2025. Nas duas versões, os preços partem de R$ 117,5 mil, mas as vendas começam apenas em 9 de novembro. Produzidos em Itirapina (SP), os dois modelos têm 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem.
O design frontal do sedã conta com novidades no para-choque, grade e no acabamento cromado na parte superior. O para-choque traseiro também é novo. O conjunto de todas estas mudanças resultou em um pequeno incremento no comprimento total de 2,5 cm.
No City hatch, a parte frontal traz também um novo para-choque e uma grade de desenho mais esportivo, com acabamento black piano na junção com o capô. A esportividade também é encontrada em novas formas para o para-choque traseiro, com moldura inferior em preto. As dimensões do hatchback tiveram um pequeno incremento, de 2 cm no comprimento.
As rodas também são novas e iguais aos dois modelos. Na versão de entrada, a LX, são em liga-leve aro 15” com acabamento diamantado e fundo cinza. Na EX, EXL e Touring do sedã, as rodas são aro 16” com acabamento diamantado e fundo preto, as mesmas do hatch EX e EXL. A versão Touring do hatch tem uma opção exclusiva de rodas, com acabamento escurecido e fundo preto.
Por dentro, a introdução do freio de estacionamento eletrônico (EPB) resultou no redesenho do console das versões EX, EXL e Touring do hatch e sedã. Outro prático dispositivo estreia na linha 2025: o Brake Hold, que mantém o veículo parado até o condutor retomar a aceleração. A chegada desses equipamentos trouxe também a adoção de freios traseiros a disco nas versões mencionadas.
O Wireless Charger, carregador sem-fio para smartphones, é outro item presente no novo console, eliminando assim a necessidade do uso de cabos. A central multimídia, por sua vez, oferece Android Auto e Apple CarPlay também sem-fio. As versões EX, EXL e Touring têm ainda portas USB para carregamento de energia: duas do tipo A no painel dianteiro e duas do tipo C para os ocupantes do banco de trás.
Uma central multimídia aperfeiçoada é equipamento padrão em todas as versões. A tela LCD traz melhor definição das imagens, nova interface, gráficos melhorados, ampla gama de cores e três papéis de parede diferentes. A câmera de ré, que equipa todas as versões do sedã e está disponível no hatch a partir da EX, também evoluiu e agora oferece imagens com melhor resolução. Outro item de destaque é o LaneWatch, disponível nas versões EXL e Touring do sedã e na Touring do hatch. Desde a EX, por exemplo, o painel conta com quadro de instrumentos com tela TFT de 4,2” colorida – na EXL e na Touring, a tela TFT é de 7”, multiconfigurável.
Na versão EX, o Honda Sensing traz Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com a nova função Low Speed Follow (LSF), freio de estacionamento eletrônico (EPB) com função Brake Hold e freio a disco na traseira, ar-condicionado digital com ajuste automático de temperatura e duas portas USB Tipo C na traseira. Rodas em liga-leve aro 16”, console central com saídas de ventilação para a traseira e faróis de neblina são outros destaques da EX.
O ar-condicionado digital Dual Zone, exclusivo das versões Touring possibilita a seleção de diferentes temperaturas para motorista e passageiro dianteiro. Todas as versões do sedã e do hatch dispõem de seis air bags. O Honda Sensing, antes exclusivo das versões Touring, é estendida às versões EX e EXL, incorporando o LSF (Low Speed Follow).
A plataforma de conectividade myHonda Connect também estará disponível nos dois modelos nas versões EXL e Touring. Trata-se de um aplicativo que oferece informação, segurança e controle do veículo, conectando o motorista ao seu carro via smartphone. Com o myHonda Connect é possível ter acesso a um menu completo de serviços, como consultar status do veículo, acionar controles remotos (dar a partida no motor e ligar o ar-condicionado à distância, travar e destravar as portas, localizar o veículo, verificar pressão dos pneus) entre muitas outras funcionalidades.
A estrutura das carrocerias segue um conceito tecnológico desenvolvido pela Honda denominado ACE – Advanced Compatibility Engineering, que tem como característica distribuir uniformemente a energia de eventuais colisões, direcionando-as de modo a garantir a integridade da cabine e seus passageiros.
Motor 1.5 segue o mesmo
O motor que equipa todas as versões de sedã e hatch permanece o quatro cilindros em linha de 1.5 litro, flex, com cabeçote, bloco e cárter em alumínio, injeção direta e duplo comando no cabeçote.
O sistema i-VTEC altera a amplitude e duração da abertura das válvulas de admissão e o sistema VTC – Variable Timing Control que avança ou retarda a sincronia do comando de admissão. A potência máxima é de 126 cv a 6.200 rpm, seja com etanol ou com gasolina. O torque máximo é de 15,8 kgfm a 4.600 rpm (etanol) e 15,5 kgfm a 4.600 rpm (gasolina).
O câmbio CVT oferece os sistemas Step-shift e EDDB (Early Down-shift During Braking). O primeiro é voltado para condução esportiva, e simula trocas de marcha em pontos fixos quando o acelerador é pressionado de forma intensa. Já o EDDB age em declives, aplicando freio-motor quando detecta a ação do condutor no pedal do freio, trazendo mais segurança e menor degradação do sistema de freio.
Os preços:
City sedã:
- LX: R$ 117,5 mil
- EX: R$ 126 mil
- EXL: R$ 134,2 mil
- Touring: R$ 142,4 mil
City hatch:
- LX: R$ 117,5 mil
- EX: R$ 125 mil
- EXL: R$ 133,2 mil
- Touring: R$ 141,4 mil
Fonte: Honda