Honda Biz celebra 25 anos e 6 milhões de unidades fabricadas no Brasil
Seis milhões de unidades fabricadas em 25 anos de produção. Números que não são para qualquer veículo. Lançada no Brasil em 1998, a Honda Biz revolucionou o mercado e praticamente criou um segmento de motocicletas no País: a CUB (Category Upper Basic, em Inglês; categoria básica superior, na tradução).
A linha Biz também é o segundo modelo mais emplacado pela Honda, com mais de 100 mil unidades só este ano, atrás apenas da CG 160, veículo mais vendido de todos os tempos no Brasil. A motocicleta aproximou gerações de brasileiros do mundo das duas rodas devido a vantagens como economia, praticidade e facilidade de pilotagem. Além dos aspectos técnicos, também permitiu que milhares de pessoas pudessem transformar e melhorar suas vidas por meio de uma mobilidade acessível.
A evolução do modelo
A história desse modelo icônico começou em 1958, no Japão, com o lançamento da Honda Super Cub, que inaugurou a categoria e se tornou um sucesso de vendas no mundo todo, conquistando os mercados asiáticos, europeu e norte americano nas décadas de 1960 e 1970. Na América, novos perfis de público, como as mulheres e os jovens se encantaram com a motocicleta depois da icônica campanha publicitária “You Meet the Nicest People on a Honda” (Você conhece as melhores pessoas em uma Honda, na tradução para o Português).
A Super Cub ganhou uma fama popular de indestrutível, graças à durabilidade e extrema resistência do motor quatro-tempos, algo que era inovador e garantia alto desempenho e economia, além de contrastar com os motores dois-tempos, que eram o principal propulsor da época. O modelo tinha um design único e sistema de embreagem automática centrífuga que tornou as trocas de marchas mais simples.
Os modelos CUB chegaram ao Brasil no início dos anos 90, com a C-100 Dream, inicialmente importada. A motocicleta já estava no mercado internacional há algumas décadas e demandava adaptações às necessidades, expectativas e características de uso dos brasileiros. Por isso, a Honda decidiu desenvolver um modelo inovador, liderado pelo time local de Pesquisa e Desenvolvimento, que estabeleceu as diretrizes e conceitos do que viria a ser a representante nacional do segmento CUB.
Após anos de pesquisas e estudos, em 1998 a montadora lançou a C-100 Biz, única motocicleta da categoria a oferecer espaço sob o assento para guardar capacete ou outros objetos, sem perder a agilidade e baixo consumo de combustível. O modelo foi considerado revolucionário e, da C-100 Dream, sua antecessora, herdou o motor e o câmbio, mas chegou com design diferenciado, com linhas e cores modernas.
Outra grande inovação do modelo foi a combinação de roda 17’’, com pneu estreito na frente, e aro 14’’, com pneu mais largo e alto atrás, o que permite uma boa transposição de obstáculos pela roda dianteira e a resistência a impactos com a traseira, contribuindo para estabilidade e segurança nos diferentes tipos de terrenos das ruas e rodovias brasileiras.
Em 2005, o modelo recebeu sua primeira grande atualização e ganhou uma motorização mais potente (124,9 cilindradas), passando a se chamar Honda Biz 125. Quatro anos depois, foi o primeiro modelo de baixa cilindrada no Brasil a receber a moderna injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), tecnologia que reduz a emissão de gases poluentes e contribui com a eficiência do motor e economia de combustível. Em 2011, ganhou uma versão flex e a aumento na capacidade do tanque.
Em 2012, a Honda apresentou uma nova versão da moto, a Biz 100, que se consagrou como uma opção de entrada mais acessível, com visual inspirado na “irmã” maior, de 125 cilindradas. Esse mesmo modelo foi atualizado em 2016 e passou a ter um novo motor de 110 cilindradas dotado de injeção eletrônica, passando a se chamar Biz 110i.
A mais recente renovação do modelo foi em 2018, quando tanto a Biz 110i como a Biz 125, compartilharam mudanças no design, freios CBS, painel eletrônico, ampliação do espaço sob o assento, além de tomada 12V.