Honda Biz 2025 recebe novo design, motor e equipamentos; confira tudo o que mudou

São duas versões, que estarão nas lojas em setembro já como linha 2025: EX e ES | Foto: Divulgação

Sucesso de mercado que já contabilizou 4,7 milhões de unidades produzidas desde 1998, a Honda Biz chega à nova geração visualmente renovada e mais equipada. São duas versões, que estarão nas lojas em setembro já como linha 2025: EX, por R$ 14,97 mil, e ES, por R$ 12 mil, preços públicos sugeridos com base para São Paulo/SP e que não incluem despesas com frete ou seguro. 

Um destaque estético da nova Biz é a parte frontal do escudo, que na versão EX recebeu luzes de posição em LED, elementos que identificam a topo de linha. Na parte posterior da carenagem, o porta-objetos localizado à esquerda pode abrigar uma garrafa tipo squeeze de 500 ml, um telefone celular ou outros itens de pequenas dimensões. Ao centro, um gancho escamoteável de fácil operação suporta pequenas bolsas ou sacolas, enquanto à direita, ao lado da chave de ignição – que opera a abertura do banco para acesso ao porta-capacete, está a tomada USB-C dotada de tampa de proteção.

Tomada USB-C conta com tampa de proteção | Foto: Divulgação

Em relação ao compartimento sob o banco, há um aperfeiçoamento importante: a abertura não mais exige a operação com duas mãos, uma na chave de ignição e outra para levantá-lo, pois assim que o comando de abertura é acionado o banco se destrava. A área no interior do porta-capacetes foi otimizada, resultando em melhor aproveitamento do espaço.         

O amplo banco em dois níveis oferece conforto aos ocupantes e plena mobilidade nas operações de manobra e estacionamento, aspecto facilitado pela presença dos cavaletes, lateral e central. Na rabeta, práticas alças permitem sólido apoio para o passageiro e fixação de pequenas cargas.    

Novo painel de instrumentos digital

Cluster das duas versões se diferencia na aparência e quantidade de informações | Foto: Divulgação

Os painéis da Biz 125 EX assim como o da Biz 125 ES são novos, totalmente digitais e se diferenciam na aparência e quantidade de informações. Na EX, o clsuter é do tipo blackout e, em ambos, além de hodômetro parcial/total, velocímetro e nível do combustível, foi introduzido o indicador de consumo e de marcha engatada. Outra diferença está no sistema de iluminação, com a 125 EX equipada com luzes de posição frontais em LED.

Novo motor gera 9,53 cv de potência

Potência de 9,53 cv é a mesma com gasolina ou com álcool | Foto: Divulgação

O novo motor que equipa ambas versões tem como característica principal a eficiência no consumo de combustível e emissões de gases nocivos ao meio ambiente. São 9,53 cv de potência a 7.500 rpm com gasolina ou álcool e 1,03 kgfm de torque a 6.000 rpm com qualquer um dos combustíveis.

Ponto de diferenciação entre as duas versões da nova Biz 125 é o combustível: na EX o sistema de alimentação PGM-FI conta com a tecnologia FlexOne, que permite abastecer com gasolina e/ou etanol em diferentes proporções, enquanto na ES o sistema PGM-FI admite apenas a gasolina como combustível. 

O sistema de transmissão semiautomático de quatro marchas segue o mesmo, eliminando a necessidade do acionamento da alavanca de embreagem na troca de marchas. Outro fator de praticidade é a partida elétrica, presente nas duas versões da Biz 2025. 

Uma inovação desta nova geração do modelo é a eliminação do pedal de freio. Desta maneira, tanto a EX como a ES passaram a contar com uma alavanca no punho esquerdo, integrada ao sistema de frenagem CBS – Combined Brake System, enquanto a alavanca no punho da direita comanda exclusivamente o freio dianteiro, que é a disco na Biz 125 EX e a tambor na Biz 125 ES. 

As novas Biz compartilham do mesmo chassi monobloco de aço e suspensões, telescópica na dianteira e por braço oscilante com dois conjuntos mola-amortecedor na traseira. Na Biz 125 EX as rodas são em liga-leve equipadas com pneus sem câmara, enquanto na ES as rodas são em aço, raiadas, dotadas de pneus com câmara.

Mudanças melhoram a curva de torque

O novo motor preserva a mesma arquitetura do motor usado na Biz 125 anterior – monocilindrico inclinado a 80º, arrefecido a ar, comando simples acionado por corrente no cabeçote de duas válvulas – mas com diferença no diâmetro e curso do pistão. Agora tais medidas são de 50,00 x 63,12 mm, no motor anterior eram de 52,40 x 57,90 mm. 

A intenção foi a de privilegiar uma maior curva de torque desde baixas e médias rotações, o que na prática resulta em economia de combustível e resposta ao acelerador mais condizente com a vocação urbana da Biz.

A decisão de oferecer o mesmo motor para ambas versões, a 125 EX e a 125 ES, proporciona um ganho de 14,4% de potência e 15,7% de torque na comparação com a Biz 110i. Na ES, o sistema de injeção eletrônica PGM-FI está ajustado para o uso exclusivo de gasolina, enquanto na Biz 125 EX se vale da tecnologia FlexOne, permitindo o uso de etanol e/ou gasolina.

Uma característica positiva do novo motor é a redução de emissões nocivas ao meio ambiente, cumprindo as determinações do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares – Promot 5. 

O sistema de transmissão semiautomática rotativo de quatro marchas é uma “marca registrada”. A progressão dos engates de marchas ocorre sempre pressionando o pedal para baixo com a ponta do pé. A alavanca de câmbio especialmente projetada para a Biz facilita o uso do calcanhar para reduções de marcha. 

Na eventualidade de parar em quarta marcha é possível passar diretamente ao ponto morto pressionando uma única vez o pedal para baixo com a ponta do pé, uma facilidade especialmente apreciada no característico para e anda do uso urbano. 

Não houve alteração no escalonamento do câmbio de quatro marchas. Uma nova corrente de transmissão – tipo 420 no lugar da 428 – oferece funcionalidade equivalente com menor perda de energia por atrito, o que resulta em ainda mais economia e durabilidade.    

Novo chassi monobloco de aço

Alavanca no punho esquerdo agora controla o sistema CBS | Foto: Divulgação

O chassi tipo monobloco de aço agora conta com um tubo de seção quadrada, “espinha dorsal” que liga a coluna de direção à região posterior do motor/fulcro da balança de suspensão traseira. O objetivo desta alteração foi incrementar a resistência e rigidez estrutural. 

Na Biz 125 EX, as rodas são em liga-leve. A dimensão do pneu traseiro permaneceu inalterada, 80/100-14, mas na dianteira houve um incremento na dimensão, que passou da medida 60/100-17 para a 70/90-17. Os pneus adotados na EX são do tipo sem câmara (tubeless). Na ES, equipada com rodas em aço raiadas, as medidas são de 60/100-17 à frente e 80/100-14 atrás, com pneus do tipo com câmara (tube type). Em ambas versões os pneus são os Michelin Pilot Street 2.

Adeus, pedal do freio

Outra importante novidade da linha 2025 é a eliminação do pedal de freio. Agora o comando pelo qual atua o sistema CBS – Combined Brake System se vale de uma alavanca no punho esquerdo, seguindo o mesmo padrão observado nas scooters. Na EX, o freio dianteiro é a disco com 220 mm e pinça de pistão simples, enquanto na traseira o tambor tem 130 mm. Já a Biz 125 ES conta com tambores à frente e atrás, ambos de 130 mm.

Com a eliminação do pedal de freio, foi colocada uma proteção metálica entre o motor e a pedaleira direita, de modo a evitar o contato do pé com a lateral aquecida do motor. A ponteira de escape, assim como a proteção antiqueimadura, tem novo desenho e acabamento em preto, como as rodas em liga-leve da Biz 125 EX. O modelo pesa 96 kg a seco e tem reduzida altura do banco em relação ao solo, de 75,3 cm na versão EX e 74,9 cm na ES, o que se traduz em facilidade de pilotagem.

A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 km ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 km ou 6 meses.