Há 15 anos, Fiat lançava o novo Uno

Design do modelo adota o conceito Round Square, que significa quadrado arredondado | Foto: Divulgação

O novo Uno completa 15 anos de lançamento, entrando na lista de modelos icônicos da Fiat. Lançado em maio de 2010, representou uma verdadeira revolução no segmento de compactos, dando continuidade ao legado do Uno, um dos carros mais queridos e de maior sucesso na indústria automotiva nacional. 

Desenvolvida no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, a nova geração do Uno chegou ao mercado com muita personalidade. Dono de um design único, o modelo tinha como conceito “Round Square”, ou “quadrado arredondado”, que remetia às linhas quadradas do Uno original, porém com os cantos arredondados, deixando o modelo com visual mais moderno. Trabalho efetivo da equipe do Design Center South America, que teve autonomia para criar um projeto único, focando efetivamente no público brasileiro. 

Naquele momento o carro foi ofertado em quatro versões: Vivace 1.0 Flex, Way 1.0 Flex, Attractive 1.4 Flex e Way 1.4 Flex. O modelo oferecia múltiplas opções de personalização, tanto de elementos visuais quanto de itens de conveniência, além de 14 cores para escolher, entre lisas e metalizadas, sendo três delas novidade no portfólio da Fiat: amarelo Citrus e azul Splash, exclusivas para as versões Vivace e Attractive, e verde Box para versões Way.  

O modelo também marcou a estreia de dois novos motores no mercado: o Fire 1.0 Evo e o Fire 1.4 Evo, ambos Flex. Aliados a modernas tecnologias, garantiam potência, economia de combustível e baixo nível de emissões. Com o Fire 1.0 Evo, entregava 73 cv de potência e 9,5 kgfm de torque quando abastecido com gasolina. Já com etanol, totalizava 75 cv de potência e 9,9 kgfm de torque. O motor Fire 1.4 Evo, o carro entregava 85 cv de potência e 12,4 kgfm de torque com gasolina e 88 cv de potência e 12,5 kgfm de torque com etanol. 

O novo Uno também fez história ao ser o primeiro carro nacional com a tecnologia Start-Stop. Em setembro de 2014, o Uno Evolution MY15, foi pioneiro ao apresentar este sistema em um carro popular no Brasil. 

Em 2016, o carro passou por mudanças. O modelo ganhou renovação nas linhas externas e foi escolhido para o lançamento da nova e avançada família de motores Firefly. Importantes tecnologias como Controle de Tração (TC), estabilidade (ESC) e assistente de partida em rampas colocaram o Uno como um dos carros mais seguros e modernos de seu segmento.  

Em 2021 o modelo encerrava sua participação no mercado nacional com a série de despedida do Uno Ciao, limitada a 250 unidades. Com esta alusão da saudação “Ciao”, que em italiano tem dois sentidos: pode ser usada tanto para cumprimentar alguém, quanto para se despedir, o modelo, que foi Fabricado de forma ininterrupta desde agosto de 1984 no Polo Automotivo de Betim (MG), o Fiat Uno acumula 4.379.356 unidades produzidas. 

Pioneirismo na indústria

Em 1994, a Fiat apresentava ao mercado o Uno Turbo | Foto: Divulgação

Coube ao Uno o pioneirismo de diversas tecnologias na indústria. Sua carroceria sempre aliou design com versatilidade, sendo capaz de entregar espaço interno, visibilidade e conforto inigualáveis que revolucionaram o segmento. Tanto que, na sua chegada (1984), o modelo inaugurou o conceito “Pequeno por fora, Grande por dentro”.  

Em 1987 chegou o Uno 1.5 R, o Fiat mais rápido da marca, que fazia de 0 a 100 km/h em 12 segundos. O papel do Uno na democratização da mobilidade é indiscutível. Em 1990, ele foi o primeiro carro do Brasil com motor 1.0, mais um ineditismo da marca. Compacto, leve e espaçoso, permitiu que milhões de brasileiros pudessem ter um veículo zero-quilômetro em suas garagens. 

Em 1994, o Mille ELX se tornou o primeiro carro popular a disponibilizar ar-condicionado. No mesmo ano, e em uma época em que ninguém falava em downsizing, a Fiat surpreendeu o mercado ao lançar o Uno Turbo, que aliava performance e eficiência em um modelo que rapidamente se tornou o sonho de consumo dos brasileiros. Em 2013 terminava a primeira geração do modelo, marcada pela série especial Grazie Mille. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *