Guepardo, veículo off-road ‘’Made in Ceará”, chega em abril por preço inicial de R$ 235 mil
Powertrain “nacional” é composto por um motor 1.6 Volkswagen e câmbio manual de 5 marchas | Foto: Divulgação
Novo veículo off-road produzido no Brasil, o Guepardo chega ao mercado a partir de abril em duas versões: a G200, de dois lugares, custa R$ 235 mil, enquanto a G400, de 4 lugares, é vendida por R$ 245 mil. Mais de 70 unidades já foram comercializadas em todo o Brasil pela montadora, a Adventures Off Road. A fábrica tem 4 mil metros quadrados e está localizada em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, no Ceará.
O modelo também é o primeiro veículo da categoria a ter como opcional o ar-condicionado, que custa R$ 12 mil e faz parte do kit de fechamento lateral do veículo, incluindo molduras e vidros. Classificado como um URV (Utility Recreational Vehicle – Veículo Recreativo Utilitário), o Guepardo compete nas categorias SUV, Buggy, UTV e Jipe, embora não seja emplacado. Seus principais concorrentes hoje à venda são os importados das marcas Pollaris (Estados Unidos) e Can-Am (Canadá). O Guepardo conta com todas as características de um veículo off-road, com a versatilidade de andar em terrenos totalmente irregulares e também em ruas pavimentadas.
O diretor-geral e idealizador da nova montadora, Clauder Ciarlini, dá mais detalhes sobre o modelo. “Nosso veículo é um automóvel e os UTVs são quadriciclos redesenhados. A motorização/transmissão do URV é um motor convencional de uso automotivo aliado a uma confiável transmissão manual, enquanto o conjunto utilizado nos UTVs do mercado utilizam transmissão CVT com acionamento por correia, requerendo alto giro do motor e causando ruídos elevados aos ocupantes. Sem falar das constantes quebras de correia do sistema CVT”, explica.
Motor 1.6 turbo rende 121 cv
Uma das características do Guepardo está no powertrain “nacional”, composto por um motor 1.6 Volkswagen e câmbio manual de 5 marchas, que facilitarão futuras manutenções. São 121 cv de potência a 5.250 rpm e 18,46 kgfm de torque.
O motor Volkswagen turbo, segundo o engenheiro Moacir Braga, tem uma curva de torque adequada para esse tipo de aplicação. Além disso, a suspensão foi desenvolvida exclusivamente para o Guepardo. “A suspensão é a alma de um URV”, reforça Moacir.
O time de engenharia da nova montadora é composto por profissionais que atuaram na Troller. A equipe revela que a novidade vai surpreender pela qualidade, segurança e desempenho. “Os principais diferenciais do Guepardo são o baixo custo de manutenção, a confiabilidade, a segurança, os equipamentos disponíveis e o baixo nível de ruído interno. Utilizamos conceitos e práticas comuns na indústria automotiva para o desenvolvimento e validação do veículo”, detalha Moacir. Reservas e outras informações podem ser obtidas no site da montadora: www.adventuresoffroad.com.br.
Ficha técnica
- Motor: EA111 Volkswagen 1.6, turbo, a gasolina
- Potência: 121 cv a 5.250 rpm
- Torque: 18,46 kgfm a 2.500 rpm
- Câmbio: manual com 5 marchas + a ré
- Tanque: 40 litros
- Peso do veículo: 1.250 kg
Fonte: Adventures Off Road