Guaibacar cresce 82% em vendas e 40% na participação de mercado em 2023, totalizando 5.193 veículos novos

Crescimento acima da média do mercado, tanto nacional  quanto estadual, observa o gerente-geral de Vendas da Guaibacar, Carlos Brittes | Foto: Jefferson Bernardes/Divulgação

Em uma temporada marcada pela aquisição de duas novas lojas em Porto Alegre e Pelotas, em junho passado, a Rede Guaibacar fechou 2023 com um crescimento de 82% na comercialização de veículos zero-quilômetro no Rio Grande do Sul. No total foram 5.193, frente a 2.847 em 2022, reafirmando o posicionamento da empresa como a líder em vendas da Volkswagen no Estado. Em vendas totais, considerando os seminovos, o desempenho também foi bastante positivo, com um incremento geral de 70%. Foram 8.026 veículos, frente a 4.729 vendidos em 2022.

Os números impactaram diretamente a participação (market share) da Guaibacar dentro do mercado da Volkswagen no Estado. A empresa passou de 25% em 2022 para 35% do total de vendas da marca alemã no RS em 2023. Além de Porto Alegre – onde possui duas unidades –, a empresa, que desde 1984 integra o Grupo Sinosserra, tem lojas em Canoas, Osório e Pelotas, totalizando cinco pontos de venda. 

“O acréscimo de duas novas lojas ao nosso portfólio foi acompanhado de uma estratégia que apostou no fortalecimento de todo o time de vendas e pós-vendas nas demais áreas de atuação. Conseguimos incrementar o market share em 40% e crescer acima da média do mercado, tanto nacional  quanto estadual”, explica o gerente-geral de Vendas da Guaibacar, Carlos Brittes. Segundo ele, desde a aquisição das duas novas unidades a Guaibacar se manteve entre os cinco maiores grupos de revendas Volkswagen no Brasil. Em dezembro, a empresa ficou na terceira colocação no ranking de vendas.