Gramado sediará lançamento nacional do novo SUV da Renault, o Kardian, que já está à venda por preço inicial de R$ 112,79 mil

Cidade da Serra Gaúcha foi escolhida pela montadora para o evento de lançamento à imprensa automotiva | Foto: Divulgação

Moradores e turistas de Gramado serão os primeiros a ver – ao vivo e em cores – dezenas de unidades do novo SUV da Renault circulando pelas ruas. Um dos mais famosos destinos turísticos do Brasil, a cidade da Serra Gaúcha foi escolhida pela montadora para sediar o evento nacional de lançamento à imprensa especializada, nos dias 18 e 19 de março. Já a festa de lançamento do novo carro será realizada na noite de 20 de março em São Paulo. Produzido em Curitiba, o Kardian chega às lojas em março mirando concorrentes como Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. São três versões: Evolut­ion (R$ 112,79 mil), Techno (R$ 122,99 mil) e Techno Première Edition (R$ 132,79 mil).­­

O SUV tem 4,12 m de comprimento, 2,60 m de entre-eixos, 1,75 m de largura e 1,54 m de altura | Foto: Divulgação

O design exibe a nova identidade global da marca, chamada “Nouvel R’’. Os faróis e as lanternas traseiras no formato de “C” são em LED, enquanto as rodas são aro 17’’. O SUV tem 4,12 m de comprimento, 2,60 m de entre-eixos, 1,75 m de largura e 1,54 m de altura. No porta-malas, cabem 410 litros, segundo a montadora.

No interior, traz painel de instrumentos digital de 7” e tela multimídia de 8’’. Os porta-objetos totalizam 26 litros de capacidade. A manopla de câmbio e-shifter no formato de joystick foi inspirada em videogames e não tem cabos. O freio de estacionamento é elétrico.   

Lanternas traseiras no formato de “C” são em LED e porta-malas comporta 410 litros de bagagens | Foto: Divulgação

Motor flex gera 125 cv e 22,44 kgfm de torque

Primeiro modelo de produção baseado na nova plataforma modular da Renault, o Kardian será equipado com o novo motor turbo 1.0 de três cilindros com injeção direta, que gera 125 cv de potência e 22,44 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático com dupla embreagem EDC. Este sistema agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque, graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens, favorecendo o conforto e a reatividade ao dirigir.

As marchas também podem ser trocadas manualmente usando as aletas do câmbio tipo borboleta, localizadas atrás do volante. Além disso, esse câmbio conta com a tecnologia de dupla embreagem úmida, o que constitui uma verdadeira vantagem competitiva nos países da América Latina, já que a tecnologia otimiza o resfriamento das embreagens e aumenta a vida útil. Com nome técnico DW23, essa transmissão fará sua estreia mundial nos mercados da América Latina. Além da economia de combustível graças ao sistema Stop & Start, este conjunto mecânico oferece consumo e emissões de CO2 reduzidos, revela a montadora.

Tecnologias de assistência à condução

Carro conta com interior moderno e diversas tecnologias de assistência à condução | Foto: Divulgação

Em termos de segurança, o Kardian traz 6 air bags, estrutura da carroceria reforçada e 13 dispositivos de assistência ao motorista (Adas). Confira:

Alerta de ponto cego: avisa quando um veículo se encontra fora do campo de visão do condutor, durante uma mudança de faixa, por exemplo. O dispositivo funciona entre 30 km/h e 140 km/h, graças aos quatro sensores de ultrassom localizados de cada lado do veículo. Quando ativado, o alerta é visualizado por meio de uma luz em LED piscando nos retrovisores das portas. Esta função pode ser facilmente ativada ou desativada por meio da tela multimídia do painel.

Câmera multivisão: este item simplifica a vida do condutor durante as manobras em marcha à ré e de estacionamento, mostrando na tela da central multimídia todos os obstáculos localizados na frente, atrás e nas laterais do veículo. O condutor pode mudar o ângulo de visão das câmeras localizadas na lateral esquerda, direita, frente ou traseira.

Cruise control adaptativo (ACC): depois que o condutor define uma velocidade específica, o sistema utiliza sensores para ajustar automaticamente a velocidade de forma que o SUV mantenha a distância determinada previamente em relação ao veículo que segue à frente, sem a necessidade de exercer pressão no pedal do acelerador.  Quando não há um veículo à frente, o cruise control adaptativo funciona como um piloto automático tradicional. Este dispositivo pode ser ativado a partir de 30 km/h e seu funcionamento é exibido na tela do sistema de navegação.

Alerta de distância segura: essa função adverte o condutor sobre o intervalo de tempo que o separa do veículo que segue à frente, para que sejam respeitadas as distâncias de segurança entre os dois veículos. O sistema funciona entre 30 km/h e 180 km/h, mas é desativado quando o cruise control adaptativo é acionado.

Alerta de colisão frontal e frenagem ativa de emergência: adverte o condutor em caso de risco de colisão frontal detectado pela câmera e pelos radares do veículo. Além do alerta sonoro, um alerta visual é exibido na tela do sistema de navegação nas situações em que se espera que o condutor acione a frenagem. Se o condutor não reagir em tempo, a frenagem ativa de emergência entra em ação automaticamente para parar o veículo.

Assistente de partida em rampa: é ativado automaticamente quando o veículo é parado em uma pista com desnível superior a 3%. Este sistema impede que o veículo retroceda, acionando os freios automaticamente quando o condutor tira o pé do pedal do freio para acionar o acelerador, mantendo o veículo na mesma posição durante 2 segundos e desativando os freios em seguida.

Limitador de velocidade e cruise control: proporcionam mais tranquilidade, além de reduzir o consumo de combustível e o cansaço nos trajetos mais longos.

Versões, equipamentos e preços:

Evolution turbo TCe câmbio EDC: R$ 112,79 mil

  • 6 air bags (frontal, lateral e de cortina)
  • Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
  • Assistente de partida (HSA)
  • Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré
  • Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
  • Cluster digital 7”
  • Câmbio e-shifter
  • Paddle-Shift
  • Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio
  • Ar-condicionado digital com função auto
  • Retrovisores externos com ajuste elétrico
  • Faróis e assinatura luminosa 100% em LED
  • Barras de teto funcionais e modulares em preto
  • Roda flexwheel biton 16” Ilhabela
  • Aerofólio traseiro
  • Start&Stop
  • Modo Eco com EcoScoring
  • Volante com ajustes de altura e profundidade
  • Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento
  • Vidros elétricos para passageiros

Techno turbo TCe câmbio EDC: R$ 122,99 mil

Todos os equipamentos da versão Evolution mais:

  • Frenagem automática de emergência (AEBS)
  • Alerta de colisão frontal (FCW)
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Console elevado com apoio de braço
  • Painéis e volante com acabamento em revestimento premium
  • Rodas em liga-leve aro 17” diamantadas bitom Hayek
  • Chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free
  • Partida remota do motor
  • Saídas USB-C para o banco traseiro
  • Seis alto-falantes
  • Vidros dos passageiros com função one-touch e antiesmagamento
  • Opcional: Teto bitom em preto Nacré

Première edition turbo TCe câmbio EDC – R$ 132,79 mil

Todos os equipamentos da versão Techno mais:

  • Controle de velocidade adaptativo (ACC)
  • Câmera Multiview (MVC)
  • Alerta de ponto cego (BSW)
  • Alerta de distância segura (DW)
  • Sensores de estacionamento frontal
  • Faróis de neblina em LED
  • Sensor crepuscular
  • Multi-sense com modos de condução Eco, Sport e Perso (personalizável)
  • Ambient lightning (iluminação dinâmica e personalizável no interior)
  • Carregador de smartphone por indução
  • Rodas em liga-leve aro 17” diamantada e escurecidas Hayek
  • Antena shark
  • Teto bitom preto Nacré
  • Badge lateral “Premiere Edition”
  • Skis na cor prata acetinada
  • Grade frontal em preto brilhante

Fonte: Renault