GM vai sair do Brasil? Empresa põe pá de cal em especulações ao anunciar investimentos de R$ 7 bilhões até 2028; desde 2010, montante já passa de R$ 31,4 bilhões  

Blazer EV e Equinox EV estão confirmados para 2024 no Brasil, chegando como importados | Foto: Divulgação

Parte dos R$ 7 bilhões em investimentos que a GM pretende realizar no Brasil até 2028 serão destinados ao Complexo Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Os recursos foram anunciados nesta quarta-feira (24) ‘‘com foco na mobilidade sustentável’’ e renovação da gama de veículos, o que inclui a provável fabricação de carros elétricos no País. Desde 2010, conforme levantamento feito pelo site Carros e Carangas, o total aplicado pela empresa no Brasil é de pelo menos R$ 31,4 bilhões. Para este ano, estão previstos 6 lançamentos. Três deles são reestilizações: do Spin (meados de março), picape S10 e do SUV Trailblazer. Outros dois são elétricos, já confirmados anteriormente e que virão importados: Blazer EV e Equinox EV. O sexto e último modelo previsto para 2024, entretanto, ainda não foi revelado.     

Importante dizer que esse novo ciclo de bilionários investimentos põe fim a qualquer tipo de especulação de que a GM poderia deixar o Brasil no futuro, como fez a conterrânea norte-americana Ford em janeiro de 2021, quando surpreendeu o País ao anunciar o fechamento de suas três fábricas em solo nacional e a demissão de mais de 5 mil funcionários. A debandada da Ford – hoje atuando como uma importadora de veículos no Brasil – também produziu um impacto ‘’moral’’ para a indústria nacional, suscitando a seguinte pergunta entre os mais pessimistas: qual seria a próxima multinacional a deixar o Brasil devido à falta de competividade?

Com facelift e maior gama tecnológica, novo Spin será lançado em meados de março | Foto: Divulgação

Mas a situação da GM no País é diferente, com uma trajetória muito mais sólida em relação a por vezes cambaleante Ford, que em 1996 quase faliu após o casamento de 8 anos e meio com Volkswagen, na dissolução da Autolatina. Obviamente que a GM também passou por crises, mas ergueu a cabeça e foi à luta, sobrevivendo e se fortalecendo. Prova disso é que em 2025 vai celebrar o seu centenário de atividades no Brasil com muita gala e pompa.

Os R$ 7 bilhões anunciados no dia 25 somam-se às polpudas cifras investidas em ciclos anteriores: R$ 1,4 bilhão de 2010 a 2012; R$ 13 bilhões entre 2014 e 2019 e R$ 10 bilhões entre 2020 e 2024. Ou seja: desde 2010, o total anunciado pela empresa chega a R$ 31,4 bilhões, maior injeção de recursos feitos por uma única empresa no setor automotivo brasileiro que se tem notícia em toda a história. Quanto às vendas, em 2023 a multinacional emplacou 328,1 mil veículos no mercado nacional, registrando alta de 12,6% em relação ao ano anterior. O resultado a colocou na terceira posição entre as maiores montadoras, à frente da Toyota (192.180 veículos) e atrás apenas da segunda colocada Volkswagen (346.767 veículos) e da líder Fiat (475 mil carros).     

O otimismo em relação ao futuro é grande. “Este será o período de maior transformação da GM no País”, antecipa o presidente da marca na América do Sul, Santiago Chamorro. “O Brasil é estratégico para o plano global de expansão de negócios. Além de ser um polo exportador de veículos para a América do Sul, conta com um amplo centro de desenvolvimento de engenharia e é um mercado com alto potencial de crescimento com vocação também para veículos de novas tecnologias, em sintonia com a matriz energética predominantemente limpa do País”, acrescenta o presidente da General Motors International, Shilpan Amin.

SUV derivado do Onix deve ser feito em Gravataí

Em março de 2023, o complexo de Gravataí celebrou a marca de 4,5 milhões de veículos produzidos | Foto: Divulgação

Segundo a GM, as evoluções tornarão as fábricas mais modernas, ágeis e sustentáveis. Um dos novos modelos a serem produzidos no Brasil é um SUV derivado do Onix, cotado para ser montado na fábrica gaúcha. O montante também será destinado ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras e customizadas para o mercado brasileiro, além da criação de novos negócios.

Desde que entrou em operação, em 20 de julho de 2000, a fábrica de Gravataí passou por três significativas expansões, que somaram cerca de R$ 4,5 bilhões – a mais recente delas totalizou R$ 1,4 bilhão entre 2014 e 2019, como parte dos R$ 13 bilhões em investimentos feitos no período. A unidade começou fabricando o Celta e, após as ampliações, foram introduzidas as linhas de montagem do Prisma, do Onix e dos novos Onix Onix Plus. Em março de 2023, o complexo celebrou a marca de 4,5 milhões de veículos produzidos.     

Investimentos da GM no Brasil desde 2010:

  • De 2024 a 2028: R$ 7 bilhões
  • De 2020 a 2024: R$ 10 bilhões
  • De 2014 a 2019: R$ 13 bilhões
  • De 2010 a 2012: R$ 1,4 bilhão

Total: R$ 31,4 bilhões

Fonte: levantamento do site Carros e Carangas