Ford Mustang Mach-E é mais rápido e R$ 90,49 mil mais barato que o Mustang V8, chegando por R$ 486 mil  

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Primeiro Mustang elétrico do mundo, crossover tem 1,61 m de altura, 21 cm a mais que a versão cupê a gasolina | Foto: Divulgação

Dois motores elétricos, que juntos geram 487 cv de potência e 87,7 kgfm de torque, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 s. Cerca de 0,6 s mais rápido e exatamente R$ 90,49 mil mais barato que o irmão cupê V8, o Mustang Mach-E desembarca no Brasil por R$ 486 mil na versão única GT Performance AWD Extended Range. Primeiro veículo 100% elétrico da Ford no mercado brasileiro, o crossover com jeitão de SUV também é o primeiro Mustang 100% elétrico no mundo, prometendo 379 km de autonomia pelo padrão do Inmetro (541 km pelo método WLTP). O modelo já está disponível nas mais de 110 concessionárias da rede Ford no Brasil com prazo de entrega de até 60 dias.

No quesito sustentabilidade, o Mach-E é exatamente o oposto do Mustang Mach 1 V8. Os apaixonados pelos muscle cars devem estar se perguntando: “então, por que compará-los?” Porque são irmãos e vale a pena reforçar suas muitas diferenças. O Mach 1 hoje custa R$ 576,49 mil e é equipado com o famoso Coyote V8 5.0 a gasolina, instalado na dianteira, que gera 483 cv a 7.250 rpm e 56,73 kgfm de torque a 4.900 rpm. Na versão elétrica, os 487 cv e 87,7 kgfm são entregues instantaneamente, mas sem o tradicional som dos oito cilindros. No Mustang V8, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 4,3 s e a velocidade máxima é limitada a 250 km/h, enquanto no elétrico também é limitada, mas a “apenas” 200 km/h. O sistema de tração integral eAWD do Mustang Mach-E é composto de dois motores elétricos, instalados um em cada eixo, e transmissão automática com uma marcha à frente e outra à ré.

Na versão a combustão, a tração é traseira e o câmbio automático tradicional com conversor de torque tem 10 marchas. Por fim, o tanque de gasolina com 60,5 litros permite a um motorista comportado fazer cerca de 600 km com o Mach 1. Caso tenha um pé de chumbo, porém, essa autonomia cai para 300 km ou até menos. Mas se isso serve de alento, com o pé no fundo o Mach-E também não vai fazer os 379 km prometidos.

Baterias pesam 596 kg

Mas, voltando ao Mach-E, sua estreia global ocorreu em 2021 e, desde então, já foi lançado em cerca de 40 países. Nos Estados Unidos, é o segundo veículo elétrico mais vendido, conforme a Ford. O SUV tem 4,73 m de comprimento, 2,98 m de entre-eixos, 1,93 m de largura e 1,61 m de altura, pesando 2.281 kg. Mas é importante ressaltar que, desse total, 596 kg são das baterias. A título de comparação, o Mustang Mach 1 V8 tem 4,78 m de comprimento, 2,72 m de entre-eixos, 1,92 m de largura e 1,40 m de altura, pesando 1.814 kg. O porta-malas traseiro tem capacidade para 402 litros, com sistema de abertura “hands free”. Na frente, um compartimento leva mais 139,5 litros. No total, são 541,5 litros, 159,5 litros a mais que os 382 litros disponíveis no Mach 1.

A bateria de alta tensão e 91 kWh é feita de níquel, cobalto e manganês, com células de íons de lítio. Composta por 12 módulos, conta com sistema de arrefecimento líquido. Além de barras transversais internas, tem uma estrutura externa feita em aço de alta resistência para proteção contra impactos e seus conectores são certificados contra entrada de água. Instalada no assoalho, a bateria contribui para reduzir o centro de gravidade do veículo e garantir a estabilidade nas curvas.

O Mach-E também é dotado de uma exclusiva arquitetura elétrica em rede que permite melhorar o veículo ao longo do tempo, com atualizações over-the-air de seus módulos de segurança e performance.

O conjunto de suspensão é independente, do tipo MacPherson na dianteira e multilink na traseira, com amortecedores adaptativos MagneRide. Os freios Brembo de alta performance na dianteira, com quatro pistões, incorporam a frenagem regenerativa, que recarrega a bateria quando pressionado o freio ou liberado o pedal do acelerador. A quantidade de energia recuperada é exibida no painel.

Três modos de condução

São três modos de condução: Engage, Whisper e Unbridle. O Engage é para o dia a dia, com direção e amortecimento ativo adaptados para condução normal. O modo Whisper é para direção relaxada e condições climáticas adversas, como pistas escorregadias, pois diminui a resposta do acelerador, adaptando a direção e o amortecimento ativo para o conforto. A iluminação é ajustada em tom azul suave. Por fim, o modo Unbridle é para condução esportiva, ajustando a aceleração, direção e amortecimento ativo focados no desempenho. O som interior aumenta, a luz ambiente e o painel de instrumentos ganham a cor laranja, com um gráfico de aceleração. Esse modo oferece uma configuração extra, Unbridle Extended, para condução esportiva com otimização da bateria. Também é possível utilizar a condução com apenas um pedal, chamado One Pedal Drive.

Design remete ao clássico cupê

Coluna C rápida e as lanternas de três barras lembram que o crossover é um integrante da família Mustang | Foto: Divulgação

No design, apenas o nariz de tubarão, o capô longo, a coluna C rápida e as lanternas de três barras lembram que o crossover é um integrante da família. E ponto final, pois como não poderia deixar de ser, a plataforma é totalmente diferente do clássico a combustão.

O coeficiente de arrasto aerodinâmico é baixo: apenas 0,292 (Cx). Um detalhe interessante é que as portas não têm maçanetas, conferindo um visual fluido, e sua abertura ocorre por meio de um novo sistema de trava eletrônica, por botão, código ou celular, com o aplicativo FordPass.

As rodas aro 20’’ são calçadas com pneus 245/45 R20 de baixa resistência à rolagem. No Mach 1 V8, as rodas aro 19’’ usam pneus 255/40 na dianteira e 275/40 na traseira. São sete opções cores, sem alteração de preço: vermelho Zadar, azul Estoril, azul Algarve, branco Nur, branco Space, cinza Torres e preto Astúrias.

Boa gama de equipamentos

Painel de instrumentos de 10,2” e multimídia Sync 4A com tela gigante de 15,5” | Foto: Divulgação

O Mach-E é equipado com multimídia Sync 4A com tela de 15,5”, painel de instrumentos de 10,2” e carregador por indução. Os bancos dianteiros contam com ajuste elétrico, aquecimento e memória para o motorista. Também traz faróis full-LED, assistente de estacionamento automático, câmera 360°, freio de estacionamento elétrico e ar-condicionado dual-zone com saída para a segunda fileira. O sistema de som da B&O conta com amplificador de 560 W, nove alto-falantes e subwoofer.

O volante com o logotipo do cavalo estampado ao centro também é aquecido e pode ser ajustado em altura e profundidade. Há três memórias para salvar o ajuste do banco do motorista e dos retrovisores, que oferecem rebatimento elétrico. O teto solar panorâmico é o maior já usado em um veículo da Ford, trazendo um revestimento especial termorrefletivo para proteção contra raios infravermelhos e ultravioleta.

Em termos de segurança, vem equipado com nove air bags, detecção, Manutenção e Centralização em Faixa com Alerta de Ponto Cego, Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com Stop and Go, Frenagem Autônoma de Emergência com Detecção de Pedestres, Assistente de Manobras Evasivas e Reconhecimento de Sinais de Velocidade.

Teto solar panorâmico é o maior já usado em um veículo da Ford, contando com um revestimento especial termorrefletivo | Foto: Divulgação

Recarga: Wallbox portátil de 7 kW vem junto com o modelo

O Mach-E vem com um carregador residencial portátil, o Ford Mobile Wallbox, de 7 kW, que recarrega de 0 a 100% da bateria em cerca de 14 horas conectado a uma tomada industrial com instalação elétrica dedicada (220 V, 32 A).

É possível usar, também, recarregadores fixos Wallbox fornecidos pelas empresas parceiras WEG–Neo Energia e ENEL X, nas opções de 7 kW (220 V, 32 A), para recarga de 0 a 100% em 14 horas, e de 11 kW (380 V, 16 A), com recarga em 11 horas. Outra opção é um carregador de emergência de baixa potência, de 2 kW, que utiliza tomada residencial (220 V, 10 A) e realiza a carga total em cerca de 48 horas. Em todos os casos, a conectividade é um recurso que facilita muito essa rotina.

“Com o aplicativo FordPass, é possível localizar e conferir a disponibilidade de carregadores públicos, agendar e acompanhar o andamento da recarga e pré-condicionar a cabine e a bateria antes da partida, de qualquer lugar, pelo celular”, garante o gerente de Marketing da Ford, Dennis Rossini.

Outras funções do app incluem: travamento e destravamento remoto, localização e status do veículo (odômetro, autonomia, pressão dos pneus e nível da bateria) e alertas de funcionamento. Ele também dá acesso ao agendamento e histórico de serviços, informações de garantia, assistência 24 horas e ao Mach-E Expert, equipe treinada para esclarecer qualquer tipo de dúvida sobre o veículo. 

Para o lançamento do Mustang Mach-E, a Ford montou uma estrutura completa e criou 50 concessionárias especialistas. Localizadas em pontos estratégicos, são equipadas com ferramentas especiais e técnicos treinados para realizar reparos no sistema de propulsão elétrica do veículo, além de fornecer recarga para os proprietários.

Garantia de 3 anos para o carro e 8 anos para motores e bateria

O Mustang Mach-E vem com três anos de garantia e revisões gratuitas pelo mesmo período, sem limite de quilometragem. Também oferece uma garantia especial para o sistema propulsor, que inclui os motores e a bateria, de oito anos ou 160.000 km. A manutenção preventiva é feita a cada 12 meses ou 16.000 km, com a verificação de itens como filtro de pólen e fluidos da transmissão e dos freios.

Fazendo o agendamento on-line, o cliente dispõe do Serviço Leva e Traz sem custo e, caso precisar, pode ter o seu veículo transportado gratuitamente até a concessionária especialista mais próxima. Há também a opção de blindagem do Mustang Mach-E, feita pela empresa parceira Leandrini, certificada pela Ford.

Resumo da Resenha

Diante de tudo isso, fãs do modelo agora têm a opção de comprar o clássico Mach 1 a combustão ou o tecnológico 100% elétrico. Uma decisão que envolve muitos sentimentos e mexe com os apaixonados. Numa conta rápida, no Mustang Mach-E é preciso pagar R$ 486 mil para levar os seus 487 cv, o que dá R$ 997,94 para cada cavalo ‘‘elétrico”. No Mach 1, são R$ 576,49 mil para 483 cv, o que dá R$ 1.193,00 para cada cavalo-vapor.  

Qual dos dois você escolheria? Deixe nos comentários.