Ford Maverick Hybrid começa a ser vendida pelo mesmo preço da versão FX4 a gasolina: R$ 244,89 mil. E agora, qual levar para casa?

Motor Atkinson 2.5 a gasolina e um motor elétrico totalizam potência combinada de 194 cv | Foto: Divulgação

A Ford começa a vender a Maverick Hybrid Lariat no Brasil pelo mesmo preço da versão FX4, equipada somente com motor a combustão: R$ 244,89 mil. E agora: qual levar para casa?

Um dos principais questionamentos em relação aos carros híbridos é o seu futuro valor de revenda, que tende a ser menor do que versões idênticas movidas a gasolina. Tanto é que a concorrente GM optou por saltar dos carros a combustão diretamente para os 100% elétricos – sem passar pelos híbridos. Por isso, apesar do maior apelo tecnológico da versão híbrida, muitos compradores com perfil mais conservador vão acabar optando pela picape movida apenas a gasolina. De qualquer maneira, um test-drive nas duas motorizações vai ajudar a comparar e a dirimir dúvidas.    

O lançamento ocorre dentro do plano de eletrificação da Ford, que neste ano terá também o Mustang Mach-E e a E-Transit. O sistema híbrido da nova picape é composto por um motor Atkinson 2.5 a gasolina e um propulsor elétrico, totalizando potência combinada de 194 cv. Conforme a Ford,  assim como a maioria dos híbridos, a economia é maior na cidade (onde faz 15,7 km/l) do que estrada (13,6 km/l), com uma autonomia de mais de 800 km. O freio regenerativo com assistência em rampas, a grade aerodinâmica ativa, o sistema Auto Start-Stop e os pneus 225/60 R18 contribuem para a Maverick Hybrid atingir um consumo combinado de 14,6 km/l (padrão Inmetro). O tanque de combustível comporta 57 litros.

A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 8,7 s. Para efeitos de comparação, é 1seg7 menos rápida que a versão a gasolina, que cumpre a prova em 7 s. A versão a gasolina é equipada com o motor EcoBoost 2.0 a gasolina de quatro cilindros, que gera 253 cv a 5.500 rpm e torque de 38,77 kgfm a 3.000 rpm, acoplado ao câmbio automático de 8 marchas com 5 modos de condução. O consumo da versão a gasolina prometido pela fábrica é de 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada.

De acordo com a Ford, quando comparada às picapes e SUVs concorrentes a diesel, a Maverick Hybrid Lariat é cerca de 30% mais econômica no consumo.

Motor Duratec 2.5 a gasolina e câmbio e-CVT

O  Duratec 2.5 a gasolina de ciclo Atkinson e comandos variáveis desenvolve torque de 21,42 kgfm a 4.000 rpm e está  acoplado a uma transmissão e-CVT de última geração, onde estão integrados o motor de tração elétrico e também um gerador. Essa avançada transmissão utiliza engrenagens planetárias e possui função reduzida para subidas e descidas íngremes. O veículo vem também com cinco modos de condução: Normal, Rebocar, Escorregadio, Eco e Esportivo.

Os dois motores trabalham de forma isolada ou em conjunto no acionamento da tração dianteira. Essa seleção é feita automaticamente, sem ação do motorista, para oferecer o melhor desempenho e rendimento com base na demanda de torque e potência e nível de carga da bateria.

A bateria de tração, de células de íons de lítio, tem capacidade de 1,1 kWh e potência máxima de 27 kW. Ela pesa 27 kg, conta com um sistema de arrefecimento líquido e é compacta, o que possibilita sua instalação sob o assoalho sem interferir no espaço da cabine.

Caçamba tem capacidade para 943 litros e 659 kg de capacidade | Foto: Divulgação

A suspensão dianteira independente, do tipo McPherson, tem amortecedores com “stop” hidráulico e a suspensão traseira é formada por eixo de torção e molas de força vetorada. Ambas garantem um rodar macio e controlam com eficiência a rolagem da carroceria.

Sua construção monobloco incorpora a caçamba conectada ao pilar C, o que contribui para a alta rigidez torcional. A caçamba, aliás, tem 1,34 m de comprimento e largura padrão para acomodar um pallet (1,35 m), totalizando capacidade de 943 litros e 659 kg. Também é revestida com material resistente e possui compartimentos inteligentes nas laterais, oito pontos de fixação e encaixes para divisores. A tampa pode ser aberta em posição intermediária para transportar objetos maiores e a preparação de engate permite rebocar até 400 kg.

Confira os principais equipamentos de série

Interior da versão híbrida é idêntico à configuração movida a gasolina | Foto: Divulgação

A Maverick Hybrid traz painel com tela digital de 6,5’’, multimídia Sync com tela de 8” e acesso a Apple CarPlay e Android Auto. Chave com sensor de presença e botão de partida, abertura da porta por teclado, alarme com imobilizador e ar-condicionado digital dual-zone também fazem parte do pacote.

Suas tecnologias de segurança incluem: sete air bags com detecção inteligente de ocupantes, assistente de frenagem com detecção de pedestres e ciclistas, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis em LED com acendimento e luz alta automáticos, câmera de ré, assistente de partida em rampa, assistente de frenagem pós-colisão e monitoramento de pressão dos pneus.

Uma novidade é o recurso que faz o câmbio retornar automaticamente à posição de estacionamento (Park) sempre que a porta é aberta, uma medida adicional de proteção aos ocupantes. Há também quatro entradas USB tipo A e tipo C e tomada 12 V na traseira.

São 10 opções de cores da carroceria: vermelho Aurora, laranja Delhi, azul Lyse, azul Malacara, cinza Dover, prata Orvalho, cinza Torres, preto Astúrias e branco Ártico, além da nova azul Atlas.

Por fim, com o aplicativo FordPass é possível agendar serviços – inclusive com retirada e entrega em casa – e conferir os preços on-line, além de acompanhar a sua execução em tempo real e contar com suporte técnico 24 horas.