Acabou a espera: primeiro lote da lendária Ford F-150 desembarca no Brasil

A lendária Ford F-150 finalmente desembarca no Brasil, importada dos Estados Unidos, em duas versões: Lariat, por R$ 470 mil, e Platinum, por R$ 490 mil. A pré-venda foi aberta em 14 de fevereiro e o lote inicial de 500 unidades esgotou-se rapidamente. A Ford confirmou, nesta quinta-feira (20/4), que as primeiras picapes já desembarcaram no País. As entregas ocorrem em meados de junho, mas muitas unidades poderão chegar até antes disso à garagem dos donos.

Motor V8 5.0 Coyote é o mesmo do Mustang, mas com modificações. Por isso, é menos potente:  405 cv, porém mantendo o mesmo torque, de 56,7 kgfm | Foto: Divulgação

A gigante impressiona pelas dimensões: 5,88 metros de comprimento, 1,96 metro de altura e 2,43 metros de largura de espelho a espelho (sem os espelhos, essa medida é de 2,09 metros). A picape concorre com a RAM 1500, que custa R$ 456,9 mil e também é equipada com um V8, o Hemi 5.7 de 400 cv e 56,7 kgfm, acoplado ao câmbio automático de 8 marchas. Ainda neste ano, mais uma tradicional concorrente do mercado norte-americano chega para acirrar essa disputa: a Chevrolet Silverado, com seu V8 6.2 de 420 cv e 63,6 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de 10 marchas.

A série F é fabricada há 75 anos e, nos últimos 46 anos, figura entra as mais vendidas nos Estados Unidos. O motor V8 5.0 Coyote é o mesmo do Mustang, mas com modificações para o uso específico que um utilitário exige. Por isso, a cavalaria é menor:  405 cv, bem como 56,7 kgfm de torque, os mesmos números das versões vendidas nos Estados Unidos. No Mustang, esse propulsor gera 78  cv a mais, totalizando 483 cv, porém com igual torque, de 56,7 kgfm. “O motor é o mesmo, mas as propostas do Mustang e da F-150 são muito distintas. Na picape, buscamos a melhor relação entre peso e potência”, explica o gerente de Engenharia da Ford América do Sul, Luis Muniz. O redimensionamento da potência ocorreu também em função da adequação às regras de emissões.  

O câmbio automático tem 10 marchas e oferece 8 modos de condução, bem como opção de trocas manuais. Atração AWD é equipada com reduzida. A aceleração de 0 a 100 km/h leva apenas 7,1 s, número melhor do que muito carro esportivo por aí. A  picape é totalmente feita em alumínio, material que alivia o peso total em 200 kg, colaborando ainda para um melhor consumo de gasolina. Conforme a Ford, ela faz 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada.

Funcionalidade: poio de braço central se transforma em uma bancada de trabalho | Foto: Divulgação

O painel de instrumentos digital e configurável de 12″ e o sistema multimídia equipado com Sync 4 reforçam o apelo tecnológico. Além de muito espaço, conta com porta-objetos sob o banco traseiro e um apoio de braço central que se transforma em uma bancada de trabalho.

O modelo também está bem servido no quesito segurança: 8 air bags (dianteiros, laterais, de cortina e de joelhos dianteiros), piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente de manutenção e centralização na faixa, assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de descida, sistema de monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, câmera traseira com detecção de objetos e assistentes de manobras evasivas e cruzamentos.  


Design imponente

Tanto na Lariat quanto na Platinum, as rodas aro 20” são calçadas com pneus 275/65 | Foto: Divulgação

Em termos visuais, a Lariat, de proposta mais esportiva, conta com grade, rodas, grade e retrovisores escurecidos. Já a Platinum traz elementos cromados. Em ambas, as rodas aro 20” são calçadas com pneus 275/65.

Platinum traz grade e outros elementos cromados, enquanto na Lariat esses itens são pretos | Foto: Divulgação


A picape é recheada de equipamentos que facilitam o uso no dia a dia, como ajuste elétrico dos pedais, estribos laterais elétricos e abertura e fechamento elétrico da tampa traseira. Na caçamba, que conta com tomada de 110 volts, podem ser levados 1.370 litros. A Lariat pesa 2.470 kg e, a Platinum, 2.517 kg.

Pata facilitar a vida dos ocupantes, a tampa traseira tem abertura e fechamento elétrico | Foto: Divulgação

Assistente de reboque

O assistente de reboque armazena informações e realiza ajustes para tornar as manobras mais seguras, assim como o sistema de câmeras 360 graus. A capacidade máxima de reboque é de 3.515 kg. Já a iluminação 360 graus cria um ambiente claro ao redor do veículo, muito útil tanto para o trabalho quanto para atividades de lazer, como um acampamento, por exemplo.

Outro diferencial é a opção de encomendar uma versão blindada, que será transformada por uma empresa parceira da Ford, mantendo a garantia de fábrica.