Ford Bronco Sport ganha leves retoques visuais e novos equipamentos, mas mantém preço de R$ 260 mil

A rodagem em terrenos irregulares é facilitada pela altura do solo de 22 cm, ângulo de entrada de 30°, ângulo de saída de 26,7º | Foto: Divulgação

O Ford Bronco Sport ganha leves retoques visuais e mais equipamentos na linha 2025. A boa notícia é que o preço não aumentou, permanecendo em R$ 260 mil na versão única topo de linha Badlands, que substitui a Wildtrak. O SUV é importado do México.

A nova geração do modelo lançado em 1966 estreou no mercado em 2021 e já vendeu mais de 6,5 mil unidades no Brasil desde o lançamento. Externamente, as mudanças incluem a grade dianteira, para-choque com protetor de aço e ganchos aparentes, alargadores de para-lama, frisos laterais e spoiler traseiro.

A cabine ganhou novo quadro de instrumentos digital de 12,3” e central multimídia Sync 4 com tela de 13,2”, conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e navegador GPS integrado. O console central ganhou novo desenho, inspirado no irmão maior Bronco, com alça de apoio integrada para o passageiro. Assim como o banco do motorista, os retrovisores contam com ajuste elétrico e memória. O teto solar reforça a esportividade.

Os itens de funcionalidade e conforto incluem bancos em couro com aquecimento e ajustes elétricos com memória para o motorista, volante revestido em couro com aquecimento e console com alça de apoio. O interior possui assoalho emborrachado e tapetes de borracha do tipo bandeja, que facilitam a limpeza.

Há também novos recursos fora de estrada: piloto automático off-road com função “one pedal drive”, câmera 360º, medidores de ângulos de inclinação em tempo real e sistema de gerenciamento de terreno com dois novos modos de condução, Off-Road e Rally.

O SUV vem ainda com preparação para reboque com capacidade de 1.000 kg e atualizações over-the-air para a melhoria contínua dos módulos de segurança, performance e interface com o usuário. Sem esquecer outros equipamentos que ele já oferecia, como suspensão de estabilidade off-road (H.O.S.S.), sistema de vetorização de torque nas rodas traseiras, bloqueio do diferencial traseiro e tecnologias semiautônomas de segurança.

Capacidade off-road

As mudanças incluem a grade dianteira, para-choque com protetor de aço e ganchos aparentes, alargadores de para-lama e frisos laterais | Foto: Divulgação

A rodagem em terrenos irregulares é facilitada pela altura do solo de 22 cm, ângulo de entrada de 30°, ângulo de saída de 26,7º e ângulo de transposição em rampa de 20º, junto com os pneus todo-terreno 225/65 R17 Pirelli Scorpion. A capacidade de imersão é de 60 cm.

A suspensão dianteira independente e a traseira Multilink contam com o exclusivo sistema de estabilidade off-road de alto desempenho (H.O.S.S.) que ajuda a manter o veículo sob controle mesmo em terrenos difíceis.

A tração é sob demanda e o motorista também pode acioná-la nos dois eixos por um botão no console, ou alternando os modos de condução. O sistema de vetorização de torque e o diferencial traseiro blocante são outros recursos importantes nas trilhas.

“O diferencial traseiro de dupla embreagem combina inteligência eletrônica e capacidade mecânica para proporcionar excelente tração, controle e confiabilidade, distribuindo o torque de forma independente em cada roda traseira”, explica Ariane Campos, supervisora de Engenharia da Ford América do Sul.

O piloto automático off-road atua como um controle de velocidade para condução fora-de-estrada, comandando a aceleração e frenagem para o motorista poder concentrar a atenção na direção, em velocidades de até 32 km/h. Ele agora conta também com a função “one pedal drive”, que permite controlar o veículo usando apenas o pedal do acelerador em trechos off-road.

O sistema de gerenciamento de terreno traz dois novos modos de condução: Off-Road, que amplia a capacidade de tração em terrenos lamacentos, com sulcos e irregularidades; e Rally, que otimiza a condução em alta velocidade em areia e terrenos de baixa aderência. Há ainda os modos Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio e Rock Crawl, totalizando sete opções.

A câmera 360º, acionada automaticamente nos modos Off-Road, Rally e Rock Crawl, facilita a visualização do terreno ao transpor obstáculos. Os medidores de ângulos de inclinação em tempo real são outras ferramentas úteis nas trilhas, indicando inclinações laterais de até 20º e longitudinais de até 25º.

Motor turbo de 253 cv

O conjunto mecânico é formado pelo motor 2.0 EcoBoost a gasolina, com potência de 253 cv (5.500 rpm) e torque de 38,7 kgfm (3.000 rpm), acoplado à transmissão automática de oito marchas com borboletas no volante. Conforme a Ford, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 8,3 s e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h.

Esse motor com turbo e injeção direta – o mesmo usado na Maverick – passou por uma atualização que melhora as curvas de potência e torque. Seus componentes renovados incluem: caixa de ar, ventilação do cárter, saída do líquido de arrefecimento, temporização variável do eixo de comando, borboleta eletrônica, comando de válvulas variável, conjunto de sensores, arquitetura do cabeçote e recirculação de gases de escapamento.

Os freios dianteiros, com discos ventilados de 308 mm x 27 mm, possuem placas mais espessas para melhor dissipação de calor e os traseiros têm discos de 302 mm x 11 mm, com pinças de pistão único.

Novo painel e multimídia

Além do cluster e multimídia, console central também é novo | Foto: Divulgação

O interior do Bronco Sport ficou mais moderno com novo painel de instrumentos digital de 12,3” e central multimídia Sync 4 com tela de 13,2” e conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Ela conta também com navegação GPS integrada, duas entradas USB-C, som B&O com dez alto-falantes e subwoofer, acesso ao manual do proprietário digital, reconhecimento de voz e conexão Bluetooth. Seu processador possui 4 GB de memória RAM e 64 GB de memória Flash, com interface amigável e fluidez na troca de telas e comandos.

Outro item exclusivo é o sistema de gerenciamento flexível de carga no porta-malas com nova alça 360º e ganchos de fixação, além de abertura independente do vidro traseiro, tomadas de 110 V e 12 V e divisória que funciona como mesa para atividades ao ar livre. As soluções inteligentes da cabine incluem espaços de armazenamento sob os bancos dianteiros e traseiros.

Sistemas de assistência à condução

O SUV dispõe também de um conjunto completo de tecnologias semiautônomas e de segurança. Além da nova câmera 360º, o pacote inclui: piloto automático adaptativo (ACC) com stop & go, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, alertas de colisão, de tráfego cruzado e de ponto cego, sistemas de centralização em faixa e de reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de manobras evasivas, farol alto automático e nove air bags.

Como os demais modelos da Ford, o novo Bronco Sport vem com modem embarcado e recursos avançados de conectividade por meio do aplicativo FordPass, como partida remota, localização e acompanhamento preventivo inteligente, que envia um alerta ao proprietário quando é identificado algum problema de funcionamento no veículo.

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