Fiat lança versões híbridas do Fastback e do Pulse por preços que vão de R$ 125,99 mil a R$ 161,99 mil

Logotipo do lado direito, na traseira, identifica as versões híbridas | Foto: Divulgação

Lançamento em dose dupla: Fastback e Pulse são os primeiros híbridos da Fiat no Brasil. Os dois modelos estreiam o novo motor T200 Hybrid nas versões Audace e Impetus. Os preços começam em R$ 125,99 mil e vão até R$ 161,99 mil. Nos próximos anos, mais de 40 novos modelos e 8 powertrains, incluindo opções híbridas e 100% elétricas, serão lançados pela Fiat e as demais marcas da Stellantis como parte dos R$ 32 bilhões em investimentos até 2030. 

Nas versões híbridas do Fastback e do Pulse, o motor T200 Flex aliado ao câmbio CVT de 7 velocidades, 1.0 turbo com 130 cv e 20,4 kgfm de torque, tem maior eficiência energética, entregando performance e o melhor custo-benefício. No ciclo urbano, o Fastback, teve uma redução no consumo de combustível de 11,5% na gasolina (9,8% no etanol), e no Pulse o percentual é de 10,7% tanto na gasolina, quanto no etanol. 

Dessa forma, o Fastback promete, com álcool, 8,9 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada. Com gasolina, os números são de 12,6 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.

Já o Pulse promete, com etanol, 9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Com gasolina, os números são de 13,4 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada.

O sistema híbrido da Fiat possui um motor elétrico multifuncional que substitui o alternador e motor de partida. Esse sistema híbrido dual-battery é capaz de gerar torque adicional para o motor térmico do veículo e energia elétrica para carregar as baterias de chumbo-ácido de 68Ah e de íon de lítio de 11Ah, ambas de 12V, que fornecem energia ao motor elétrico. O sistema gera potência de até 3kW, garantindo melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível 

Sistema híbrido dual-battery é capaz de gerar torque adicional para o motor térmico | Foto: Divulgação

O sistema é composto pelos seguintes componentes: 

  • Duas baterias de 12V, sendo uma de chumbo-ácido (localizada no cofre do motor) e outra de íon de lítio (localizada abaixo do banco do motorista).  
  • Sistema DBSM (Dual-Battery Switch Module ou Módulo de Comutação de Duas Baterias) usado para conectar, separar ou controlar as duas baterias de acordo com a estratégia da central eletrônica, garantindo a operação eficiente e a carga adequada. 
  • Motor elétrico multifuncional de 12V e 3kW conectado mecanicamente ao motor de combustão e alimentado por uma bateria auxiliar de íon de lítio, que substitui o alternador e o motor de partida. 

O funcionamento ocorre através de quatro modos de operação: 

  1. e-Start&Stop: função Start-Stop durante paradas. Quando o veículo para completamente, o sistema desliga o motor a combustão, economizando combustível. Nas desacelerações, o motor a combustão permanece em funcionamento sem injetar combustível, priorizando a regeneração de energia. 
  2. e-Assist: assistência do motor elétrico ao motor de combustão. Durante acelerações e retomadas, as baterias de lítio e chumbo fornecem energia para o motor elétrico, que gera torque adicional para o motor de combustão, reduzindo o consumo de combustível do veículo. 
  3. Alternador Inteligente: dois modos de funcionamento que dependem da condição das baterias. No modo alternador, as baterias de chumbo-ácido e/ou íon de lítio estão com baixos estados de carga, e o alternador inteligente permite o carregamento das baterias. No modo neutro, as baterias de chumbo-ácido e/ou íon de lítio estão carregadas, e o alternador inteligente permite que as baterias mantenham as cargas elétricas do veículo. 
  4. e-Regen: regeneração de energia durante desacelerações. A função de regeneração converte energia mecânica em energia elétrica, que é armazenada nas duas baterias – chumbo-ácido e íon de lítio. O sistema é capaz de regenerar até 25% da energia que seria desperdiçada em um motopropulsor convencional. 

Estes modos de operação formam um ciclo sequencial representado de forma lúdica através do novo painel digital, com 7” na versão Impetus e 3,5” na Audace, com imagens representativas de cada fase para que o motorista consiga gerenciar a eficiência do veículo. 

Novo painel digital exibe situação de recarregamento das baterias | Foto: Divulgação

Os preços:

  • Pulse Audace T200 Hybrid: R$ 125,99 mil
  • Pulse Impetus T200 Hybrid: R$ 140,99 mil
  • Fastback Audace T200 Hybrid: R$ 151,99 mil
  • Fastback Impetus T200 Hybrid: R$ 161,99 mil

Fonte: Fiat