Fiat Ducato fica mais seguro, potente e, o que é melhor: 13% mais econômico
Ao celebrar 25 anos no mercado brasileiro, o Fiat Ducato chega à quarta geração com mudanças visuais e novo motor, que além de mais forte, está 13% mais econômico. Desde 1998, o modelo já vendeu mais 130 mil unidades.
O novo Ducato traz configurações para cargas e também para transporte de passageiros, podendo ser utilizado para inúmeros “smart” negócios, como ambulância, hortifruti, petshop, transporte escolar e motorhome.
Quanto ao design, na dianteira os novos faróis com luzes diurnas de rodagem (DRL) ganham uma posição mais alta. Também é novo o para-choque. Modelo vem com rodas de aço, barras de proteção lateral e proteção da caixa de rodas.
O acesso mantém sua praticidade, com abertura das portas traseiras em até 270º, posição de entrada mais baixa e ganchos de fixação, garantindo maior facilidade para carga e descarga. Já a porta lateral deslizante proporciona mais segurança e facilidade de acesso, inclusive para o uso de empilhadeiras.
Turbodiesel desenvolve 140 cv
O novo propulsor turbodiesel 2.2 gera 140 cv de potência e 34,69 kgfm de torque. Além de mais leve e silencioso, ficou menos poluente e ganhou 7% de potência e 6% de mais torque comparado com a geração anterior. E a melhor notícia para autônomos e frotistas: está 13% mais econômico. Muito disso deve-se a uma novidade tecnológica: vem equipado com start-stop, que desliga o veículo no momento de uma parada momentânea e retoma as rotações do motor quando acelerado. Conforme a Fiat, o consumo urbano médio é de 10 km/l e, na estrada, é de 9,9 km/l.
Conforto que aumenta a produtividade
O novo Ducato tem a posição de alavanca de marchas mais elevada no painel, apoio de braço para o condutor, ar-condicionado de série, entrada USB, tomada 12V, encosto rebatível que se transforma em mesa multifuncional, painel de instrumentos com indicador de marcha e banco do motorista com regulagem de altura, inclinação e ajuste lombar.
Controles de tração e estabilidade
De série, traz itens importantes, como o sensor de estacionamento, hill assist, piloto automático, limitador de velocidade, controles de tração (TC) e estabilidade (ESP), bem como o LAC, um controle adaptativo de carga que mede o centro de gravidade para garantir a estabilidade lateral do veículo.
Menor custo por quilômetro rodado
O custo-benefício é um dos fatores principais de compra – principalmente no caso de veículos comerciais. Conforme a Fiat, o Ducato também traz o melhor custo operacional por quilômetro rodado da categoria, tornando-se até 13% mais barato que a média dos outros modelos do segmento (R$ 2,78 por quilômetro), e oferece o menor custo de revisões programadas, sendo até 30% mais barato que os principais concorrentes do segmento, quando comparados o preço público sugerido para as três primeiras visitas à rede.
Já quanto ao custo de reparação, confirma seu destaque na categoria com a cesta de peças de colisão dianteira até 82% mais barata do que seus concorrentes diretos, revela a montadora.
Em 2022, o mercado total de vans no Brasil atingiu 64 mil unidades. A Fiat obteve a liderança do segmento, com 37% de participação.
Preços e equipamentos das 5 versões
O novo Ducato chega em 5 versões: Confira os preços e equipamentos:
Cargo: R$ 245,99 mil
Novidade na linha Ducato, a versão Cargo tem capacidade volumétrica de 11,5 m³ e 1,3 tonelada de carga líquida, carregando até 1.308 kg. Quem tem CNH do tipo B também pode dirigi-la. É equipada de série com ar-condicionado, freios ABS, EBD, Controle de Estabilidade (ESC), GSI – Indicador de troca de marchas, apoio de braço do motorista, ganchos para acomodação de carga, Hill Holder (Assistente de Partida em Rampa), luz interna na cabine com temporizador e moldura de proteção nas caixas de rodas.
Também oferece dois pacotes opcionais: o Pack Cargo 1, que contém farol de neblina, sistema antifurto com sensor de perímetro e proteção da parede lateral do compartimento de carga. Já o Pack Cargo 2 traz todos esses itens mais câmera de ré e tela sensível ao toque com rádio 7″ com bluetooth.
Maxicargo: R$ 249,99 mil
Disponível nas cores branco Banchisa e cinza Grigrio Artense, vem com os itens da versão anterior e oferece os mesmos pacotes opcionais: o Pack Cargo 1 e o Pack Cargo 2. No entanto, a Maxicargo é maior que a Cargo, com capacidade volumétrica de 13m³, 1,3 tonelada de carga líquida e 5,99 m de comprimento, mas também pode ser dirigida por aqueles que possuem CNH do tipo B, pois tem peso bruto total de 3,5 toneladas.
Multi: R$ 261,49 mil
A Multi foi desenvolvida para multiuso, seja para carga, passageiros ou ambos. Possui os atributos da versão anterior e o tamanho da Maxicargo e, além disso, traz como diferenciais itens como alarme com sensor volumétrico e pré-disposição para tacógrafo, vidros laterais e nas portas traseiras.
Minibus Comfort: R$ 309,99 mil
A versão tem 19 lugares disponíveis, sendo bancos traseiros fixos. Conta com ar-condicionado com duto central de série. Além disso, oferece o pacote opcional Pack Pass, com central multimídia touchscreen 7″ com Apple Car Play, Android Auto e câmara de ré.
Minibus Executivo: R$ 319,99 mil
É equipada com bancos reclináveis e comporta 17 pessoas. Por isso, possui alguns itens diferentes das outras versões, como ar-condicionado com duto central (suplementar do salão de passageiros), porta-malas de 1.000 litros, alarme com sensor perimétrico, piso do salão de passageiros, revestimentos laterais e do teto em ABS, isolamento termoacústico, tacógrafo digital, martelos de segurança, luminárias em LED e faixas refletivas laterais. Assim como na Minibus Confort, também há a opção do Pack Pass (central multimídia touchscreen 7″ com Apple Car Play, Android Auto e câmara de ré).
Fonte: Fiat