Expoclassic 2023 foi a maior da história, reunindo 1.100 veículos e 22 mil visitantes

A edição comemorativa de 20 anos da Expoclassic quebrou todos os recordes, crescendo 10% em relação ao ano passado e totalizando 1.100 veículos expostos e 22 mil visitantes. Os números oficiais foram divulgados na manhã desta segunda-feira (21) pela entidade organizadora, o Veteran Car Club Novo Hamburgo. A programação transcorria desde sexta-feira e foi encerrada neste domingo (20), lotando os pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. A Expoclassic também tem um importante viés social e novamente destinou parte dos recursos arrecadados com bilheteria à Associação dos Lesados Medulares do RS (Leme), instituição que presta 400 atendimentos gratuitos a pessoas de diversas partes do Estado.

Ala formada por 7 Ferraris foi uma das mais visitadas pelo público, que lotou a mostra no final de semana | Foto: Diego da Rosa/Divulgação

Ao longo de três dias, o clima de festa predominou nos corredores da maior mostra de veículos antigos em área coberta do Brasil. Em uma tenda montada ao lado do ônibus Blue Star, o Veteran Car Club Novo Hamburgo recepcionou convidados com chope e um legítimo churrasco gaúcho. Muitos vieram de longe e permaneceram hospedados em motorhomes na área externa. Participaram colecionadores de diversos Estados, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Recife, muitos dos quais foram rodando com seu carro antigo até Novo Hamburgo. Também prestigiaram a edição comemorativa representantes da Argentina e do Uruguai.

Pablo Jackson Fierros Viejos, de 52 anos, mora em Melo, cidade distante 390 quilômetros da capital Montevidéu, e fez questão de participar pela décima vez. Ele veio de carona em um Dodge Polara 1974 de 6 cilindros dirigido pelo amigo Cristian de Oscar, 48 anos, morador de Aceguá, cidade gaúcha localizada a 60 quilômetros de Melo. Até chegar a Novo Hamburgo, Pablo percorreu um total de 526 quilômetros, aproveitando a ocasião para divulgar o 16º Encontro Internacional de Autos Clássicos, que ocorre de 12 a 15 de outubro de 2023 e curiosamente é composto por 80% de brasileiros. “Participo da Expoclassic há 10 anos e, na minha opinião, é a melhor em toda a América Latina em termos de qualidade de veículos expostos”, reforça. Do Uruguai ainda veio um ônibus lotado, com 30 visitantes, especialmente para ver os modelos antigos.  

Na ilha principal, os dois exemplares de Bel Air 1957 foram a grande atração | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

Na ilha principal, permaneceram expostos os carros-destaques da edição 2023, dois Chevrolet Bel Air 1957 conversíveis equipados com motor V8 de 283 cv de potência, câmbio automático de duas marchas, capota elétrica e até bancos com ajustes elétricos. Os fãs aproveitaram para fazer fotos e vídeos dessas raridades, que chamam atenção pela pintura reluzente e pelo brilho dos cromados. Perto dali, sete exemplares de Ferrari provocaram euforia entre os fãs, principalmente a F355 amarela envenenada pelo empresário e youtuber gaúcho Anderson Dick, com mais de 900 cv. “Para ver mais Ferraris reunidas num único local, é preciso viajar até a fábrica em Maranello, na Itália”, brincou o presidente do Veteran Car Club Novo Hamburgo, Clódio Silva.

Na ala dos gigantes, caminhões de diversos modelos e anos de fabricação fizeram sucesso entre os apaixonados | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

No térreo, o DeLorean da trilogia De Volta para o Futuro foi novamente sensação, despertando a imaginação dos fãs de cinema e das crianças. Igualmente tiveram espaço privilegiado os “cinquentões” Chevrolet Chevette, Volkswagen Brasilia, Ford Maverick e Dodge Polara, todos lançados em 1973. Já o pavimento superior foi dominado pelos gigantes: ônibus e caminhões fabricados em diversas épocas. Bicicletas, Vespas, Lambrettas e dezenas de CBX 750F, a popular “Sete Galo”, tiveram áreas específicas de exposição. “Outro recorde batido foi no número de veículos expostos para a venda: 342 carros, motos e até caminhões”, revela o organizador da Expoclassic, Evandro Scholles.

Memória afetiva: quem nunca andou em um desses modelos de ônibus? | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

O mercado de peças e itens de época fez muito sucesso entre os visitantes e colecionadores. Como já é tradição, estandes comercializaram peças de veículos antigos, quadros, luminosos e até bombas de combustíveis de época.

Premiações a 103 veículos

Com sua asa traseira gigante, Superbird foi atração na ilha composta por exemplares de Dodge e Plymouth | Foto: Diego da Rosa/Divulgação

No domingo à tarde, foram entregues os troféus aos representantes dos 103 veículos premiados, em cerimônia prestigiada pelo presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Andrés Raimundo Federico Pesserl. A distinção máxima, o prêmio The Best, foi para o Plymouth Superbird 1970 amarelo, o único do Brasil em condições de rodagem e que encantou o público pela frente “bicuda”, asa traseira gigante e motor V8 com mais de 500 cv. Essa supermáquina foi feita para correr na Nascar norte-americana e seus exemplares são disputadíssimos em leilões, com lances começando em US$ 400 mil (R$ 2 milhões) e muitas vezes passando de US$ 650 mil (R$ 3,2 milhões).

O prêmio foi recebido pelo proprietário, o empresário paulistano Marcelo Elias, 62, que fez questão de conferir a mostra na companhia do neto Pietro, um gauchinho de apenas 6 anos. “Fiquei muito impressionado não apenas com a quantidade, mas com a qualidade dos modelos expostos. Já visitei muitas mostras aqui no Brasil e no exterior e posso afirmar que, sem dúvida nenhuma, o nível da Expoclassic é internacional”, avaliou.    

Dono do Plymouth Superbird, Marcelo Elias e o neto Pietro receberam o troféu The Best do diretor do Veteran Car Club Novo Hamburgo Carlos Krauss | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

Após, a diretoria do Veteran Car Club celebrou os 20 anos da Expoclassic, que se consagrou como uma das maiores e mais importantes do Brasil. O encerramento da edição 2023 ficou a cargo da banda country-rock The Travellers. O show já se transformou em uma tradição e registrou o seu maior público reunido durante a apresentação: cerca de duas mil pessoas. “Para 2024, teremos muitas novidades. O público poderá novamente conferir ao vivo e em cores vários carros que só podem ser vistos em exposições fora do Rio Grande do Sul e do Brasil”, garante Evandro Scholles.

Celebração dos 20 anos da Expoclassic teve direito a “bolo cenográfico” | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas