Esportividade e elegância: confira tudo o que mudou na linha 2025 do Nissan Sentra

As intervenções basicamente se restringem ao para-choque, que perdeu os faroletes nas suas extremidades, e à grade V-motion com novo formato | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

O Nissan Sentra mudou pouco na linha 2025. E nem precisava: o sedã segue com um visual moderno e esportivo. Confira equipamentos, desempenho e consumo nas Impressões ao Dirigir.

A linha 2025 chegou ao Brasil em junho. O facelift é leve: as intervenções basicamente se restringem ao para-choque, que perdeu os faroletes nas suas extremidades, e à grade V-motion, que recebeu novas dimensões e filetes horizontais no lugar do padrão colmeia. Também são novos o logotipo da Nissan ao centro da grade e na traseira, além da chave I-Key.

A unidade enviada pela montadora para o tradicional teste de uma semana é na cor branco Diamond com os bancos na cor Sand, um tom de caramelo. Esse acabamento é uma atração à parte no modelo e tem um preço bastante justo, acrescentando R$ 1,7 mil ao valor da versão topo de linha. Se não for escolhida essa cor, os bancos em couro são pretos. Um carro na cor externa preta também casa muito bem com essa tonalidade de bancos.

Devido às dimensões, Sentra é um carro de proporções largas e baixas | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

Devido à queda acentuada da coluna C, o sedã tem um visual que se assemelha a um cupê. As dimensões – 4,65 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,46 m de altura – resultam em um carro de proporções largas e baixas. O baixo coeficiente aerodinâmico (cx) de 0,30 ainda contribui para a economia. O teto em preto brilhante contrasta de forma elegante e esportiva com a carroceria branca.  

Essas mesmas dimensões que tornam o carro esportivo também contribuem para a ótima estabilidade do Sentra, mesmo nas curvas mais fechadas, graças também à suspensão traseira multilink e aos controles eletrônicos. A calibragem da suspensão agrada pelos bons níveis de conforto.

Espaço e requinte a bordo

Entre-eixos de 2,71 m garante bom espaço para quem viaja no banco traseiro | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

A distância para as pernas de quem viaja atrás é ampla devido ao generoso entre-eixos de 2,71 m. O porta-malas comporta bons 466 litros e o tanque, 47 litros de combustível.  

No cockpit, materiais de acabamento de primeira estão por toda a parte, incluindo forrações de portas e a base superior do painel, que é emborrachada.

Bom desempenho do motor 2.0

2.0 de 4 cilindros aspirado funciona somente com gasolina e rende 151 cv e 20 kgfm | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

Equipado com injeção direta, o motor 2.0 de 4 cilindros aspirado funciona somente com gasolina e rende 151 cv a 6.000 rpm e 20 kgfm de torque a 4.000 rpm. Conforme a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 9,4 s e a velocidade máxima é de 200 km/h. Bons números para um veículo com 1.410 kg.

O desempenho do motor agrada e é potencializado pelo câmbio CVT que simula 8 marchas. As trocas também podem ser feitas por meio das borboletas localizadas atrás do volante. Além da boa estabilidade, impressiona o silêncio a bordo em velocidades de cruzeiro.

Conforme o Inmetro, na cidade o modelo consome 11 km/l e, na estrada, 13,9 km/l. O botão Eco ajuda a economizar, mas precisa ser acionado todas as vezes em que o carro é ligado. As rodas aro 17” raiadas são calçadas com pneus 215/50.

Pacote de assistência à condução

Versão testada é equipada com o interior premium, que custa R$ 1,7 mil | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

O Sentra conta com um bom pacote de itens de assistência à condução, com destaque para o piloto automático adaptativo, o ACC, que a Nissan chama de Piloto Automático Inteligente (ICC). O sistema usa radar de ondas milimétricas e câmeras que leem as sinalizações pintadas nas ruas e estradas para manter o veículo na pista. Quando acionado, o sistema mantém a distância pré-programada em relação ao veículo da frente, freando ou acelerando automaticamente. A distância em relação aos veículos pode ser regulada por um botão no volante. No uso diário, o sistema mostra-se confiável e intuitivo de utilizar.

Outros itens que do Nissan Safety Shield que merecem destaque são o Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW) e o Assistente Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW). A Visão 360° Inteligente garante muita segurança na hora de estacionar, mostrando na tela do sistema multimídia uma vista aérea do carro, inclusive com as imperfeições da rua e eventuais armadilhas que poderiam causar algum acidente. Na linha 2025, a montadora poderia ter aproveitado para substituir o sistema de freio estacionário acionado pelo pé por um elétrico.

Novos equipamentos

A boa notícia é que o modelo recebeu novos equipamentos na linha 2025. A versão Advance passa a contar com Monitoramento de Ponto Cego (BSI), Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+LDP) e Faróis Automáticos Inteligentes (HBA). As duas configurações ainda incorporaram travamento automático das portas com o carro em movimento e destravamento das portas em caso de acidente.


Resumo da Resenha

O modelo está disponível em duas versões: Advance, por R$ 160,29 mil, e Exclusive, por R$ 181,19 mil, valor que sobe para R$ 182,89 mil com o interior premium. Seu pecado é não contar com opção de powertrain híbrido. Esportivo, confortável e requintado, o Nissan Sentra é uma excelente alternativa para quem pretende fugir das opções óbvias no segmento, como Toyota Corolla e Volkswagen Jetta.