Equipada com câmbio manual de 6 marchas, nova versão do Ford Mustang desembarca no Brasil por R$ 600 mil

Motor Coyote V8 5.0 ganhou mais 4 cv e agora entrega 492 cv a 7.250 rpm, mantendo o mesmo torque de 58 kgfm a 4.900 rpm | Foto: Divulgação

Com 492 cv de potência e 6 marchas, a aguardada versão manual do Ford Mustang desembarca no Brasil por R$ 600 mil. São 4 cv e R$ 51 mil a mais que a configuração automática, com seus 488 cv e transmissão de 10 velocidades. A edição manual é limitada de apenas 200 unidades e, apesar da maior cavalaria, sua aceleração 0 a 100 km/h é exatamente a mesma da automática: 4,3 s, assim como a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Oferecido em versão única, o Mustang GT Performance Manual 2025 começa a ser vendido nesta quarta-feira (7 de maio) nas 55 concessionárias Ford especializadas no modelo em todo o Brasil, com previsão de entrega a partir de julho.

O Mustang GT Performance Manual é equipado com o mesmo motor Coyote V8 5.0 da versão automática. Com a nova calibração introduzida na linha, o propulsor ganhou mais 4 cv e agora entrega 492 cv a 7.250 rpm, mantendo o mesmo torque de 58 kgfm a 4.900 rpm. O Coyote de quarta geração, com dois corpos de borboleta eletrônicos e sistema de indução e escapamento menos restritivo, gera 80% do torque máximo a apenas 2.000 rpm. “A relação peso-potência de 3,67 kg/cv, um número fenomenal para um carro desse peso”, afirma o diretor de Engenharia da Ford, André Oliveira.

Duas últimas marchas da transmissão manual MT82 de seis velocidades são “overdrive” | Foto: Divulgação

A transmissão manual MT82 de seis marchas – com as duas últimas “overdrive” –, exclusiva do Mustang, garante um perfeito casamento com o motor, salienta a montadora. Quem espera um comportamento mais ríspido ou pesado no manejo de tanta potência vai se surpreender com a incrível suavidade e facilidade que ela oferece nos engates, antecipa a Ford.

Um dos responsáveis por isso é o Flat Shift, função que permite fazer a troca de marchas sem tirar o pé do acelerador. Acionado sempre que o motor está a mais de 5.000 rpm e o pedal do acelerador é pressionado acima de 40%, equaliza a rotação automaticamente, fazendo o motorista se sentir um piloto profissional no volante.

Controle de largada e recursos para pista

Função Flat Shift permite fazer a troca de marchas sem tirar o pé do acelerador | Foto: Divulgação

O Track Apps, tela que reúne os recursos do carro para pista, também traz duas novidades: o Launch Control e o Rev Match. O Launch Control é um sistema eletrônico que maximiza a aceleração e evita o patinamento das rodas nas arrancadas. Ele limita a rotação do motor a um valor predeterminado e permite soltar a embreagem rapidamente, modulando a potência e o torque.

Já o Rev Match simula a técnica de “punta-taco” para reduções de marcha mais suaves, rápidas e sem trancos. Ao detectar que o motorista está reduzindo a marcha, o sistema aumenta momentaneamente a rotação do motor antes do engate. Além de aprimorar a experiência de direção, especialmente em tocadas mais esportivas, o sistema ajuda a reduzir o desgaste da embreagem e da transmissão.

O Track Apps inclui ainda outras funções já conhecidas, como Drift Brake, Line Lock (travamento das rodas dianteiras para fazer “borrachão”), cronômetros com tempo de volta e aceleração, frenagem, força G lateral e longitudinal e medidores auxiliares de temperatura do motor, temperatura e pressão do óleo e temperatura do diferencial, entre outros parâmetros.

Ajustes personalizados

A dirigibilidade do Mustang GT Performance Manual é resultado de um projeto refinado de engenharia, que começa com uma distribuição equilibrada de peso (55% na dianteira e 45% na traseira). A suspensão adaptativa MagneRide é equipada com as mesmas barras estabilizadoras do Mustang Mach 1 e inclui o sistema de detecção automática de buracos, que aumenta a rigidez dos amortecedores para evitar impactos nos pneus e nas rodas.

Os freios Brembo de alta performance contam com discos de 15,3” e seis pistões na dianteira e discos de 14” e quatro pistões na traseira. As rodas de 19×9” na dianteira e 19×9,5” na traseira são calçadas com pneus Pirelli PZero 255/40 e 275/40, respectivamente.

O motorista pode configurar vários parâmetros do carro a seu gosto. Os cinco modos de condução – Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag – alteram os ajustes do ronco do escapamento, assistência da direção elétrica, rigidez da suspensão, sensibilidade do acelerador, controle de estabilidade e tração, som do motor no interior da cabine e aparência do painel de instrumentos.

Independentemente do modo de condução, é possível variar também as configurações da direção (Normal, Esportivo e Conforto), do escapamento com válvula ativa (Normal, Silencioso e Esportivo) e da suspensão (Normal, Esportivo, Pista e Pista Drag).

Faixas esportivas pretas

O visual é marcado por faixas esportivas pretas e peças na cor bronze, combinando com as três opções da carroceria – preto Astúrias, cinza Torres e branco Oxford. Os freios Brembo com pinças vermelhas e o distintivo comemorativo de 60 anos na coluna traseira são outros detalhes diferenciados. O interior vem com bancos esportivos Recaro e um emblema personalizado junto ao câmbio, com o número de série de cada exemplar gravado a laser.

A personalidade do novo Mustang GT Performance Manual é destacada pelas faixas esportivas pretas com frisos vermelhos que percorrem toda a carroceria, do capô à traseira, e valorizam as linhas aerodinâmicas da sétima geração do esportivo. Outro item exclusivo é a cor bronze vista nas rodas, no ícone do cavalo na grade dianteira e nos emblemas 5.0 nas laterais e GT na traseira.

Novos bancos Recaro

Novos assentos esportivos Recaro do tipo concha são ergonômicos e envolventes | Foto: Divulgação

A cabine em estilo cockpit vem com novos bancos esportivos Recaro, do tipo concha, ergonômicos e envolventes. O painel de instrumentos digital de 12,4″ e a central multimídia Sync 4 de 13,2″ formam um conjunto único com telas integradas, trazendo também GPS embarcado, conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, entradas USB tipo A e C, carregador por indução e comandos de voz.

Volante com aquecimento, retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico e entrada e partida sem chave fazem parte dos itens de tecnologia e conforto, assim como o sistema de som da B&O, de 900 W, com 12 alto-falantes e subwoofer.

Assistentes de condução

Painel de instrumentos digital de 12,4″ e a central multimídia Sync 4 de 13,2″ formam um conjunto único com telas integradas | Foto: Divulgação

O esportivo traz ainda um pacote completo de tecnologias semiautônomas de segurança: 7 air bags, alerta de colisão com detecção de pedestres, frenagem autônoma de emergência à frente e à ré, assistentes de manutenção em faixa e de manobras evasivas, farol alto automático, sistema de monitoramento de ponto cego, piloto automático adaptativo, alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de placas de velocidade, câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros.

Clientes de Mustang terão prioridade na compra

Conforme a Ford, por se tratar de uma edição limitada, os clientes que já são proprietários de um Mustang, de qualquer ano ou modelo, terão prioridade na venda. “E, conforme a disponibilidade, vamos atender depois os proprietários de outros veículos da Ford e o público em geral. É uma forma de reconhecimento aos clientes fiéis do Mustang e da marca”, explica o gerente de Marketing da Ford, Dennis Rossini.

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