Design francês, coração italiano: saiba como é o desempenho do novo Citroën C3 1.0, que usa motor Fiat
Maior e mais espaçoso, o Citroën C3 foi totalmente reformulado na linha 2023, mesclando design francês e coração italiano. Isso porque o motor 1.0 Firefly é da Fiat. Resta saber como é o desempenho das versões equipadas com esse propulsor 1.0 aspirado. Valem a pena ou é mais vantagem investir na motorização 1.6?
A novidade chegou ao mercado em agosto de 2022 e é o primeiro fruto da marca desde a criação da gigante Stellantis, que permite o compartilhamento de tecnologias e preços mais competitivos. Além do motor 1.0 Firefly, o câmbio também é da Fiat. Essa sinergia possibilita o reposicionamento de modelos como o C3, colocando-o num patamar de preços mais acessível.
O modelo traz na bagagem uma história de inovações, tanto visuais quanto tecnológicas. No Brasil, foi lançado em 2003, cativando por suas linhas arredondadas e bom acabamento. O hatch usava a mesma mecânica do Peugeot 206, mas com uma nova plataforma. Em 2008, recebeu um facelift, que o deixou mais moderno e, em 2012, foi apresentada a segunda geração.
Design cheio de personalidade
O design do novo C3 é moderno e cheio de personalidade. Dificilmente será confundido com algum concorrente. Talvez apenas com o irmão maior C4 Cactus, com o qual divide muitas semelhanças de design. A versão enviada pela montadora para teste é a Feel 1.0 com pintura em dois tons, azul Springs e teto branco. O carro custa R$ 83,99 mil, mas a pintura opcional acrescenta R$ 2,8 mil ao valor, totalizando R$ 86,79 mil. As rodas em liga-leve são calçadas com pneus largos, na medida 195/65.
O design interno é caprichado, mas os acabamentos são espartanos. Um aplique azul no painel, porém, contribui para quebrar o tom monocromático. O grande destaque é a tela do sistema multimídia com 10”.
Dirigibilidade
A direção é bastante leve em baixas velocidades e o câmbio manual de 5 marchas oferece engates extremamente macios. O motor tem desempenho adequado em se tratando de 1.0. Quem gosta ou precisa de um desempenho melhor, deve optar pelo motor 1.6, que gera 113 cv com gasolina e 120 cv com álcool, bem como 15,4 kgfm e 15,7 kgfm de torque, respectivamente. No painel, porém, faz falta um conta-giros.
Motor tem 3 cilindros e faz até 14,1 km/l na estrada
O 1.0 Firefly de 3 cilindros da Fiat gera potência de 71 cv com gasolina e 75 cv com álcool, bem como torque de 10 kgfm com gasolina e 10,7 kgfm com álcool. Seu desempenho fica dentro das expectativas em relação a um propulsor 1.0: cumpre o sem papel, mas sem oferecer esportividade.
A grande vantagem é a economia: com gasolina, a montadora promete 12,9 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada. Durante o teste, ao longo de 600 km, o computador de bordo apontou 13 km/l de média geral (70% estrada e 30% cidade).
Para efeitos de comparação, com motorização 1.6 os números são de 11,3 km/l na cidade e 13 km/l na rodovia.
Versão acelera de 0 a 100 km/h em 16,3 s com gasolina e 15 s com álcool. Já a velocidade máxima é de 160 km/h com qualquer um dos combustíveis. Os números da 1.6 manual são bem melhores: 0 a 100 km/h em 11,8 s com gasolina e 11 s com álcool, enquanto a velocidade máxima é de 180 km/h com qualquer um dos combustíveis.
Bom espaço interno
O espaço interno para quem viaja atrás é bom, comportando dois adultos com conforto. Só que para acionar os vidros traseiros elétricos, todas as vezes os passageiros precisam se reclinar, fazendo um “alongamento” da coluna cervical. Entendo que é uma tradição da marca e também da Peugeot, mas evoluções são muito bem-vindas. Afinal, seria muito mais confortável se os comandos estivessem no local tradicional, que é a lateral da porta.
Confira os principais equipamentos de série da versão Feel 1.0:
- Vidros traseiros elétricos
- Alarme perimétrico
- Duas portas USB traseiras
- Luzes diurnas em LED
- Rodas em liga-leve aro 15”
- Painel interno com faixa azul metálica
- Barras longitudinais no teto
- Volante com ajuste de altura
- Maçanetas na cor da carroceria
Opcionais:
Pintura metálica: R$ 1,3 mil
Teto bitom: R$ 1,3 mil
Fonte: Citroën
Porta-malas com 315 litros
O porta-malas tem bom espaço e acomoda 315 litros de bagagens. Modelo tem 3,98 m de comprimento, 2,54 m de entre-eixos, 1,73 m de largura e 1,59 m de altura. Tanque de combustível comporta 47 litros e a versão pesa 1.056 kg.
Resumo da Resenha
Ao final, a grande pergunta que fica é a seguinte: o novo C3 1.0 é uma boa compra? A resposta é sim, sem dúvida, pelo conjunto da obra. Mas, pelos preços cobrados, deveria trazer alguns equipamentos extras, como o próprio conta-giros no cluster. Porém, diferencia-se de outros concorrentes ao oferecer design externo e interno caprichados. Recomendo, também, um test-drive com as duas motorizações, a 1.0 e a 1.6, evitando eventuais decepções. Feito isso, a decisão fica por conta do peso do pé direito de cada um.
Confira as versões e preços:
- Live 1.0 manual: R$ 72,99 mil
- Live Pack 1.0 manual: R$ 80,99 mil
- Feel 1.0 manual: R$ 83,99 mil
- Feel 1.6 manual: R$ 91,99 mil
- Feel Pack 1.6 automática: R$ 97,79 mil
- First Edition bitom 1.0 manual: R$ 88,99 mil
- Firs Edition bitom branca 1.6 automática: R$ 102,49 mil
Fonte: Citroën/ Março de 2023