Conhecida pelos elétricos, chinesa JAC lança no Brasil a picape Hunter com motor turbodiesel por R$ 239,9 mil

Hunter tem 5,33 m de comprimento e tem capacidade para 1.400 kg de carga total | Foto: Divulgação

Conhecida por seus veículos elétricos, a chinesa JAC agora aposta em uma picape média com motor turbodiesel de 191 cv: a Hunter HD automática 4×4. As primeiras mil unidades serão oferecidas por R$ 239,9 mil. As demais custarão R$ 20 mil extras, R$ 259,9 mil, que é o preço de tabela. Outra novidade é que, por meio do test drive delivery, consumidores de 120 cidades brasileiras poderão receber o veículo em sua garagem.

Quanto ao design, os faróis divididos são do tipo full-LED, sem lâmpadas halógenas, o que aumenta o alcance em situações de baixa luminosidade. A assinatura visual em LED oferece luzes de rodagem diurnas de alta intensidade, destacando a picape nas estradas. Uma grande moldura cinza valoriza a ampla grade tipo colmeia. Para combinar, o logotipo da JAC é escurecido.

As laterais exibem vincos demarcados, que se sobressaem devido aos para-lamas ressaltados, cujas molduras se integram visualmente com a dianteira. O santo-antônio estilizado e o rack do teto também vêm de série. Retrovisores e maçanetas recebem acabamento cromado. Para finalizar o design, a traseira tem lanternas com filetes verticais em LED.

O acesso à cabine é facilitado pelo estribo lateral de série e pelas alças na coluna A. Os revestimentos em material sintético marrom estão até no console central e nos quatro painéis das portas. Os bancos são trabalhados em matelassê e têm ajustes elétricos para o motorista (seis posições) e carona (quatro posições), além de aquecimento em ambos. Amplas abas laterais ajudam a segurar os movimentos do corpo nas curvas.

Painel de instrumentos digital de 7” e central multimídia de 13” vertical, no formato de tablet | Foto: Divulgação

O painel digital, com visor de 7”, possui gráficos coloridos de alta definição e pode ser personalizado. A central multimídia tem 13” e tela vertical. O formato de tablet facilita a visualização de diversas informações ao mesmo tempo, sem a necessidade de trocar de tela. É possível conectar o Android Auto ou Apple CarPlay rapidamente, sem falar no sistema de recarga wireless de smartphones. Para maior agilidade, o ar-condicionado pode ser controlado também por botões físicos.

Entre muitos recursos, a tela exibe as imagens das câmeras da Hunter. Não há apenas câmera de ré: a dianteira também possui uma, proporcionando saídas seguras de garagens. Somam-se a elas as câmeras laterais. O conjunto possibilita visualizar o entorno da picape em 360 graus. Juntamente com os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, a tecnologia ajuda em balizas.

O sistema de som tem quatro alto-falantes e dois tweeters, garantindo. Elevado em relação ao motorista, o console central exibe a manopla do câmbio eletrônico, além de concentrar as demais funções de ajuste do carro. O freio de mão eletrônico tem auto hold, tecnologia que aciona os freios automaticamente em paradas, poupando a perna do motorista. O console também abriga os comandos do sistema de tração e dos diferentes Drive Modes. Outros três botões podem acionar ou desabilitar o controle de estabilidade e os desembaçadores do para-brisa e do vidro traseiro.

O espaço destinado a objetos inclui porta-copos central de dois tamanhos diferentes. O porta-objetos do apoio de braço dianteiro é refrigerado, destacando-se pela regulagem do fluxo de ar. Além da tomada de 12V no console, há duas portas USB na dianteira e uma na traseira. Os passageiros de trás contam ainda com saídas de ar e apoio de braço com outros dois porta-copos.

Teto solar de série

Entre os itens de série estão teto solar elétrico, retrovisores com rebatimento automático e vidros com função um-toque para todos, que podem ser fechados a distância com o botão de trancar da chave keyless. Além disso, os vidros podem fechar automaticamente quando começar a chover.

Somam-se ao pacote os seguintes equipamentos: rodas em liga-leve aro 18” diamantadas, pneus fora-de-estrada 265/60 R18, apoio de braço traseiro com porta-copos, luzes de leitura individuais em LED, projeção do logotipo JAC ao abrir as portas, volante multifuncional, controle de velocidade de cruzeiro, fechamento automático das portas programável, faróis ajustáveis em altura, controle de pressão dos pneus, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, parassóis com espelhos e iluminação e luzes em LED customizáveis na cabine.

Segurança aprovada pela Ancap

Com cinco estrelas no teste do Australasian New Car Assessment Program (Ancap), programa de avaliação de carros novos vendidos na Austrália e em mercados asiáticos, a Hunter oferece itens de segurança ativa: freios a disco nas quatro rodas, hill-holder e controles eletrônicos de tração e de estabilidade. A segurança passiva, por sua vez, é reforçada pelos seis air bags (frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina).

Turbodiesel acoplado ao câmbio automático de 8 marchas

Transmissão automática sequencial de 8 marchas é fabricada pela alemã ZF | Foto: Divulgação

O 2.0 turbodiesel tem 4 cilindros e é de origem Isuzu, mas foi atualizado para reduzir emissões e melhorar rendimento geral, sendo produzido pela própria JAC. O motor desenvolve 191 cv de potência a 3.600 rpm e 46 kgfm de torque entre 1.500 e 2.500 rpm. Já o câmbio automático sequencial é o ZF de 8 marchas. Conforme a montadora, o conjunto leva a picape de 0 a 100 km/h em 11,9 s e à velocidade máxima de 185 km/h.

Há 4 modos de condução: Eco, Normal, Sport e Lama. Cada um deles altera o comportamento da Hunter. No econômico, as marchas altas são priorizadas, reforçando a economia de combustível. O normal traz equilíbrio para o uso cotidiano. O esportivo muda o mapeamento da central eletrônica, privilegiando o torque e desempenho. Para evitar o destracionamento e moderar a força elevada do propulsor, a opção lama parte em segunda marcha. Se o motorista quiser, há a possibilidade de ajustar o nível da assistência de direção, que pode ser normal ou esportiva.

Um comando giratório permite selecionar os diferentes modos de tração. Na condução normal, a tração é repassada para as rodas traseiras. Se for necessário, a tração 4×4 High pode ser acionada rapidamente, possibilitando maior aderência em pisos escorregadios. Já o modo 4×4 reduzido é voltado a desafios ainda mais pesados.

Na hora do off-road, a picape tem bons ângulos de entrada (27°) e de saída (23°). A altura em relação ao solo é de 24 cm, enquanto a capacidade de rampa é de 30%. Vital nas manobras no asfalto e na terra, o diâmetro de giro é de apenas 12,4 m. O nível de consumo é moderado: são 9 km/l de diesel na cidade e 10,2 km/l na estrada, revela a JAC. Graças ao tanque de 80 litros, a autonomia rodoviária chega a 816 km.

Capacidade para 1.400 kg de carga

Design é marcante, caracterizando-se pela ampla grade e pelos faróis divididos do tipo full-LED | Foto: Divulgação

Ao todo, são 1.400 kg de carga total. Já a caçamba tem capacidade de volume de 1.135 litros, além de ser equipada com proteção de série. A Hunter tem 5,33 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,92 m de altura e 3,11 m de distância entre-eixos. Segundo a montadora, o modelo é 10 cm mais alto e 10 cm mais largo do que a líder do segmento.

Os passageiros de trás contam com duas entradas USB e também com saídas de ar. O piso plano ajuda a acomodar ocupantes mais altos, que viajam confortavelmente graças à maior inclinação do encosto do banco traseiro. Ainda há bolsos para revistas e celulares nas costas das poltronas dianteiras.

Garantia é de 8 anos

Longos testes de rodagem garantiram a tropicalização da picape, adaptando-a às condições desafiadoras do Brasil. Foram rodados mais de 1 milhão de quilômetros por todas as regiões do País ao longo de 18 meses. Em função disso, a montadora oferece garantia de 8 anos sem limite de quilometragem para uso particular ou 250.000 km para uso comercial. “Ao longo do período de testes fizemos várias modificações para adaptação ao mercado brasileiro e aprovamos a garantia de 8 anos”, destaca Nicolas Habib, COO da JAC Motors.

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