Conheça o Seres 3, novo SUV chinês 100% elétrico que começa a ser vendido com opção blindada  

Primeiras 20 unidades do Seres 3 custam R$ 220 mil e, as demais, R$ 240 mil | Foto: Divulgação

Um novo chinês desembarca no Brasil: o Seres 3, SUV 100% elétrico que chega ao mercado por R$ 220 mil, oferecendo inclusive uma opção blindada por R$ 270 mil. Mas esses valores são válidos para as primeiras 10 unidades da versão blindada e 20 unidades da configuração sem blindagem, pois a tabela vigente em seguida é de R$ 240 mil para o modelo sem blindagem e R$ 320 mil para o carro à prova de balas. Primeiro modelo da marca comercializado no Brasil, o SUV pode ser encomendado pelo site driveseres.com.br.

Fabricado na planta de Liangjiang, na China, o Seres 3 é equipado com motor elétrico instalado na dianteira, totalizando 163 cv (120 kW) de potência. O powertrain permite acelerar de 0 a 100 km/h em 8,9 s e atingir 160 km/h de velocidade máxima. A bateria de lítio com 52,7 kW de capacidade proporciona autonomia de 405 km (ciclo NEDC), 300 km (WLTP) e 350 km no computador de bordo. O tempo de carregamento de 20% a 80% é de 30 minutos em estações de alta potência e a regeneração de 0 a 100% na potência de 6,6 kW é feita em 8 horas. Interfaces e conectores são do Tipo 2, usados no padrão europeu. A transmissão de potência é feita de forma direta às rodas (tração dianteira), enquanto a seleção de marchas ocorre através de botão eletrônico no console.

Entre os itens de assistência à condução estão alertas de saída de faixa e de colisão frontal | Foto: Divulgação

Internamente, o SUV oferece acabamento em tons de cinza e grafite, com elementos do painel em preto piano e cromado. A central multimídia conta com tela full LCD de 10,25’’. Outros itens de comodidade e conforto são o ar-condicionado automático, banco do motorista com seis modos de controle elétrico, teto solar panorâmico, abertura do porta-malas por interruptor elétrico e aquecimento dos assentos dos bancos dianteiros. 

O motorista conta, ainda, com assistente de controle de subidas (HAC), controle de descida (HDC), alertas de saída de faixa e de colisão frontal, câmera panorâmica 360º e Apple Car Play. A direção tem assistência elétrica e o motorista pode escolher entre três modos de condução: Padrão, Conforto e Esporte.

Garantia de 8 anos para as baterias e de 6 anos para a blindagem 

O Seres 3 é oferecido em versão única. Como opcional, está disponível apenas a blindagem Seres Super Shield feita pela Armor, a mais antiga blindadora do Brasil e única que fabrica os materiais de blindagem. A Armor possui uma linha de produção exclusiva para os modelos da Seres, assegurando maior rapidez na entrega. O modelo tem garantia de oito anos para bateria, motor elétrico e controlador e pode ser encontrado nas cores azul, branco cinza e preto. Nas unidades à prova de bala, a garantia total da blindagem é de 6 anos. A blindagem é certificada pelo Exército Brasileiro e pelo Laboratório Alemão BRV, usando vidros com 18 mm de espessura, mantas de aramida Dupont de 8 camadas metálicas em aço inox 2,5 mm e pesa 170 kg.

Motor de 163 cv de potência permite acelerar de 0 a 100 km/h em 8,9 s e atingir 160 km/h de velocidade máxima | Foto: Divulgação

Plataforma digital de vendas

A sede da Seres no Brasil fica em Alphaville, bairro do município de Barueri, que faz divisa com São Paulo. O edifício está em fase de final de obras e nele funcionarão o setor administrativo, o setor máster de manutenção e reparo de veículos, o estoque de peças, showroom completo seguindo os padrões internacionais da marca e um Centro de Treinamento. Se o cliente preferir, o veículo poderá ser entregue em sua casa.

A negociação dos carros sempre será feita de forma direta entre a marca e o consumidor final, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica. A Seres está constituindo uma rede de representantes premium por meio de um número limitado de grupos atuando nas principais praças brasileiras. “Vamos oferecer uma evolução das experiências de comprar e de ter um carro. Isso começa no momento da aquisição em nossa plataforma de comercialização, feita de uma maneira inédita no Brasil”, afirma José Brandimarti, chefe de Operações da Seres Brasil. 

Em paralelo, estarão disponíveis locais de experimentação do produto nas cidades de maior demanda. O modelo de comercialização se espelha na Tesla e a Seres é a primeira empresa do setor automotivo a implantar esse sistema no Brasil. Além da sede de Alphaville, já estão selecionados para representar a marca grupos como Tecar, no Distrito Federal; Scala, em São Paulo, e Top Car, em Santa Catarina. Negociações com outros grupos, inclusive de outros Estados, estão em estágio adiantado e serão concluídas e anunciadas em breve.

Pós-vendas: Seres Service Center

A Seres já tem pontos de atendimento de pós-venda para os clientes da marca e outros serão abertos nos próximos meses. O primeiro Seres Service Center entrou em operação no mês de março e fica na Mooca, em São Paulo. Três oficinas 24 horas da Porto Seguro também estão habilitadas para atender aos clientes e seus endereços poderão ser encontrados no site www.driveseres.com.br a partir do momento em que entrarem em operação.

Todos os Seres Service Center terão como padrão uma equipe especializada treinada em todos os processos de revisão, manutenção e reparos dos veículos elétricos, além de pontos de carregamento de baterias. “A Seres está preparada para atender a clientes com um nível de exigência muito alto. Teremos oficinas bem equipadas, mecânicos treinados e peças de reposição originais a preços acessíveis. Os carros Seres estão sempre rodando e só visitam as oficinas para as revisões planejadas”, diz Antônio Carlos Romeu, chefe de Engenharia e Pós-Vendas da marca.

Cores disponíveis para a carroceria são o preto, azul, branco e cinza | Foto: Divulgação

Sede financeira nos EUA e produção na China

A Seres Motors foi fundada em Santa Clara, na Califórnia, com investimento do Chongqing Seres Group e da Dongfeng, dois dos maiores fabricantes de veículos automotores (automóveis e comerciais) da China. A marca projeta veículos elétricos e os produz em uma fábrica 4.0 em Liangjiang, no país asiático. A fábrica ocupa uma área de 500.000 m² e tem capacidade de produção anual de 550.000 unidades, com meta de alcançar 1 milhão em 2026.

Atualmente, existem mais de 1.000 patentes técnicas nos Estados Unidos e na China sob direito da Seres. A empresa possui ainda uma parceria tecnológica com a Huawei para desenvolvimento de propulsão inteligente e de assistência ao motorista.

A Seres Brasil tem como acionistas os proprietários dos grupos Bel Energy, Sergio Lucas, e Holding M2, Arthur Marcial, sediados respectivamente no Estado de São Paulo e no Distrito Federal. A operação foi estruturada por um grupo de profissionais com pelo menos duas décadas de atuação no setor automotivo brasileiro (fabricantes e importadores) com o objetivo de oferecer no mercado nacional modelos de propulsão elétrica das marcas Seres (passageiros) e DFSK (comerciais leves).