Conheça o novo SUV da Honda, o ZR-V, que começa a ser vendido no Brasil por R$ 214,5 mil

Modelo é baseado na plataforma global usada no Civic e seu projeto é 100% novo, garante a Honda | Foto: Divulgação

Recentemente lançado globalmente, o Honda ZR-V desembarca no Brasil importado do México por R$ 214,5 mil. Posicionado entre o HR-V e o CR-V, o novo SUV começa a ser vendido na versão única Touring nesta terça-feira (31/10), quando será lançado na rede de concessionárias.

O ZR-V é baseado na plataforma global usada no Civic e seu projeto é 100% novo, garante a montadora. O design traz linha de cintura horizontal baixa. O conjunto ótico frontal com faróis full LED e as lanternas traseiras amplas reforçam a sensação de largura. Na dianteira, a grade é ladeada por tomadas de ar que direcionam o fluxo pelo para-choque e ao redor das rodas dianteiras, melhorando a eficiência aerodinâmica. A aparência limpa do teto se deve à tecnologia de soldagem a laser, que eliminou a necessidade de molduras longitudinais. Na parte traseira, o aerofólio dá continuidade ao teto, exaltando a leveza do conjunto e as formas esportivas do ZR-V, com a extremidade das lanternas traseiras moldada para melhorar a aerodinâmica.

O caráter sofisticado do ZR-V é destacado por detalhes em preto brilhante aplicados na grade frontal em formato de colmeia, na região das portas e nos para-choques dianteiro e traseiro. As rodas em liga-leve aro 17’’ conciliam pintura cinza e acabamento diamantado.

Carro traz o Honda Sensing, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista | Foto: Divulgação

Na cabine, o desenho curvilíneo do console central flutuante abriga a alavanca de câmbio e o botão do freio de estacionamento. O volante multifuncional regulável em profundidade e altura é revestido em couro , trazendo controles de áudio, telefone e de configuração do veículo no raio esquerdo e do controle de cruzeiro e o seletor de informações do carro no direito. O volante conta com paddle-shifts para troca de marchas.

Os ocupantes dos bancos dianteiros contam com sistema de estabilização corporal que oferece apoio lombar e pélvico, resultando em conforto durante longos trajetos. O motorista também dispõe de múltiplos ajustes elétricos no banco. O revestimento dos bancos é em couro, podendo ser preto ou cinza, dependendo da cor da carroceria.

Teto solar é de série

Teto-solar elétrico e sistema de ar-condicionado digital dual zone são de série | Foto: Divulgação

Entre os diversos itens de conforto estão o teto-solar elétrico e o sistema de ar-condicionado digital dual zone, chave inteligente Smart Entry, botão start-stop, função Brake Hold, espelho retrovisor interno fotocrômico e exclusivas luzes de leitura eletrostáticas (com acionamento por toque).

As dimensões do ZR-V (4,57 m de comprimento, 1,84 m de largura e 2,65 m de entre-eixos) resultaram em uma cabine espaçosa, revela a Honda. O porta-malas se caracteriza pela amplitude da tampa de acesso e baixa altura do plano de carga em relação ao solo, o que facilita a acomodação e retirada de itens volumosos ou pesados. Os encostos dos bancos traseiros são divididos no padrão 60/40, possibilitando versatilidade na acomodação de bagagem. Uma vez rebatidos, os encostos criam um piso plano contínuo, proporcionando um volume de carga total de 1.306 litros até o teto e 885 litros até a linha inferior dos vidros. Com os bancos em posição normal, a capacidade é de 389 litros.

Porta-malas tem capacidade para 389 litros de bagagens | Foto: Divulgação

Tecnologia e conectividade a bordo

O painel tem uma tela TFT digital colorida e personalizável de 7’’ à esquerda e velocímetro analógico à direita. São múltiplas as funções selecionáveis ​​pelo usuário, como configurações do Honda Sensing e informações do veículo.

O sistema multimídia, com tela sensível ao toque de 9’’ é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, possui botão de volume físico e ícones grandes e fáceis de reconhecer. A estrutura de navegação é simplificada, com menus intuitivos. Uma superfície horizontal plana ocupa a extensão inferior da tela e serve de ponto de apoio para a mão, facilitando a operação por toque com o carro em movimento.

Todos os ocupantes do ZR-V podem carregar seus smartphones simultaneamente. O modelo conta com carregador de celular por indução, quatro portas USB-C (duas na dianteira e duas na traseira) e ainda uma USB-A na dianteira.

Para completar a oferta tecnológica, vem com o myHonda Connect, plataforma de conectividade da marca. De uso intuitivo, o sistema entrega informações, segurança e controle do veículo de um modo prático e fácil, conectando o motorista ao carro, via aplicativo no smartphone.

Sistemas herdados do Civic

SUV tem suspensão dianteira do tipo MacPherson e traseira multilink | Foto: Divulgação

Diversos itens dos sistemas de direção e suspensão são herdados do Civic. A direção elétrica assistida eletronicamente por pinhão duplo (EPS) fornece feedback e melhor estabilidade em linha reta. Um sensor de torque mede o esforço no volante feito pelo motorista e uma central eletrônica determina o nível de assistência elétrica específica para a ocasião, resultando em uma sensação de direção natural e contínua. 

O ZR-V tem suspensão dianteira do tipo MacPherson e traseira multilink, ambas com subframe de alumínio, priorizando leveza e resistência. O subframe dianteiro e os amortecedores traseiros são oriundos do Civic, enquanto o subframe traseiro e as pinças de freio frontais são herdadas do CR-V. Na suspensão como um todo foram usados componentes elásticos de baixo atrito para otimização do funcionamento e redução do índice de NVH – Noise, Vibration, Harshness (ruído, vibração e aspereza).

Diversos pontos da carroceria recebem a aplicação de materiais fonoabsorventes com características específicas para barrar sons de diferentes frequências e intensidades. Além disso, o modelo possui para-brisa acústico, com uma membrana de polímero com elevada capacidade de isolamento sonoro.

Motor 2.0 de 161 cv

Motor 2.0 gera potência de 161 cv a 6.500 rpm e torque de 19,1 kgfm a 4.200 rpm | Foto: Divulgação

O SUV é equipado com o novo 2.0 16V DOHC i-VTEC a gasolina, que proporciona equilíbrio entre performance e consumo de combustível. O motor, com potência de 161 cv a 6.500 rpm e torque de 19,1 kgfm a 4.200 rpm, possui duplo comando no cabeçote com VTEC na admissão e VTC na admissão e no escape. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o consumo é de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. Se comparado com o 2.0 do Civic de 10ª geração, este novo motor é 11 cv mais potente, além de apresentar menor índice de emissões.

A transmissão do tipo CVT foi ajustada para evidenciar a performance e o baixo nível de ruído e vibração. A sensação de rápida resposta ao acelerador foi aprimorada pelo Step-Shift, que simula mudanças de marcha em situações de condução esportiva. Com o acelerador pisado a fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando a sensação da mudança e de esportividade. Já o EDDB (Early Downshift During Braking) busca conter o ganho de velocidade em descidas. Em declives, ao detectar o acionamento do freio, o CVT automaticamente fixa uma das marchas simuladas, promovendo o efeito de freio-motor. A ação do EDDB amplia a segurança sem afetar o consumo.

Segurança como prioridade

O ZR-V está equipado com o Honda Sensing, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista que se baseia nas informações detectadas pela câmera de visão grande angular e um microprocessador de imagem de alta velocidade. As suas principais funções são:

  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC): auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. No modelo, o sistema atua junto ao Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância mesmo em baixas velocidades;
  • Sistema de frenagem para mitigação de colisão (CMBS): aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes;
  • Sistema de permanência em faixa (LKAS): detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção para manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
  • Sistema para mitigação de evasão de pista (RDM): detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes;
  • Farol alto automático (AHB): comuta automaticamente do facho baixo para o alto de acordo com a situação.

Modelo vem equipado com 8 air bags

O SUV possui, ainda, diversos outros importantes equipamentos de segurança: 8 air bags (frontais, laterais, cortina e joelhos), assistente de controle de descida (HDC), assistente de partida em aclive (HSA), assistente de tração e estabilidade (VSA), sistema de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), alerta de pressão dos pneus (TPMS), monitor de atenção do motorista, LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas, sistema Isofix para fixação de cadeirinha infantil, entre outros.

Na dianteira, destacam-se os faróis full LED e a grade em formato de colmeia | Foto: Divulgação

Sete opções de cores

O ZR-V é oferecido em sete opções de cores. Três delas são novas no portfólio da Honda: azul Aurora perolizado, cinza Titanium perolizado e vermelho Adrenalina. As demais são branco Topázio perolizado, preto Cristal perolizado, prata Platinum metálico e cinza Barium metálico.

Já a cor do revestimento interno varia em função da tonalidade da carroceria. Para as cores externas azul Aurora perolizado, cinza Titanium perolizado e branco Topázio Perolizado, o interior será cinza claro. Para as demais cores de carroceria, o revestimento interno será preto.

O modelo possui garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem.