Supercarro inglês com 750 cv, McLaren 750S vai chegar ao Brasil em novembro por preço que pode beirar os R$ 4 milhões
Motor V8 com 750 cv, aceleração de 0 a 100 km/h em 2,8 s e 332 km/h de velocidade máxima. Números superlativos para um carro igualmente superlativo. McLaren de produção em série mais leve e potente, o novo 750S é apresentado em duas versões – cupê e Spider – e já pode ser encomendado no Brasil, onde deverá chegar em novembro. A empresa não divulga preços, apenas antecipa que o 750S custará mais que o 720S, que foi vendido até o final de 2022 e está avaliado, pela tabela Fipe, em R$ 3,74 milhões. Dessa forma, não será surpresa se a novidade chegar por preço na casa dos R$ 4 milhões, o que dependerá principalmente da futura cotação da libra. Os modelos Artura (R$ 2,4 milhões) e GT (R$ 2,9 milhões) são, atualmente, os únicos McLaren com preços iniciais definidos.
Cerca de 30% dos componentes do supercarro são novos ou foram aperfeiçoados. Com 1.389 kg, o 750S cupê é 30 kg mais leve que o 720S. Com todas as opções disponíveis em fibra de carbono e baixo peso selecionadas, o cupê “emagrece” para 1.277 kg a seco, o que oferece uma relação peso-potência de 1,70 kg/cv ou 587 cv por tonelada.
O 750S Spider foi projetado com o mesmo foco em minimizar o peso. Possui capota rígida retrátil, sistema de proteção contra capotagem e estrutura superior traseira feita sob medida para o monocoque construído em fibra de carbono. A resistência desse monocoque é tão grande que não exige reforço adicional. Isso garante que o Spider, na configuração padrão, pese 1.438 kg. Na configuração mais leve (1.326 kg), é líder do segmento com 1,81 kg/cv (566 cv por tonelada). Com apenas 1.389 kg (DIN), pesa 30 kg a menos que um 720S.
As novas rodas forjadas de 10 raios são as mais leves já instaladas como padrão em um McLaren de produção em série e economizam 13,8 kg em relação às do 720S. O novo painel de instrumentos do motorista é 1,8 kg mais leve. Até o vidro do para-brisa contribui para a redução de peso em 1,6 kg.
Aceleração de 0 a 300 km/h em menos de 20 s
O motor V8 biturbo 4.0 com potência de 750 cv e torque de 81,63 kgfm permite acelerar de 0 a 100 km/h em 2,8 s, de 0 a 200 km/h em 7,2 s (no caso do Spider, são 7,3 s) e de 0 a 300 km/h em menos de 20 s (no Spyder, 20,4 s). O limitador de rotações entra em ação a 8.500 rpm.
A suspensão hidráulica vinculada ao Proactive Chassis Control, agora na geração “PCC III”, oferece níveis mais altos de desempenho da suspensão e é parte integrante das habilidades dinâmicas do 750S.
As molas da suspensão são mais macias na frente e mais rígidas na traseira em relação ao 720S. A direção eletro-hidráulica da McLaren, reconhecida por sua precisão, agora possui uma relação de direção mais rápida e uma nova bomba de assistência elétrica.
Novos visores acompanham o movimento da direção
O interior do 750S combina tecnologia com materiais requintados, proporcionando um design ainda mais focado no motorista. Os novos visores movimentam-se, acompanhando o giro da coluna de direção.
O controle variável de derrapagem (VDC, Variable Drift Control) permite ajustar o nível de intervenção do sistema de controle de tração independentemente da configuração do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC).
Controle de largada
O Controle de Largada McLaren (MCL, McLaren Control Launcher) é outra nova tecnologia da marca que estreia no 750S. Ativado por meio de um botão com o famoso McLaren Speedmark, o MCL permite que o piloto personalize sua experiência de dirigir. As preferências dinâmicas selecionadas (sua combinação favorita de configurações aerodinâmicas, manuseio, powertrain e transmissão) podem ser recuperadas instantaneamente com um toque do botão MCL.
O modelo recebe, ainda, novos recursos, como o Apple CarPlay e a nova Tela Central de Informações (CIS, Central Information Screen). O sistema de câmera Rear View e Surround View (visão traseira e do entorno) também foi atualizado para maior definição e clareza. Além disso, um novo sistema de elevação do veículo levanta a frente do 750S em apenas 4 s, em comparação com os 10 s que demora um 720S.
O desempenho de frenagem é aprimorado pela maior área de superfície da asa traseira ativa, que se abre totalmente em menos de 0,5 s. Os donos do 750S que planejam dirigir em circuitos de corrida podem optar por uma atualização de freio usando discos de cerâmica de carbono com 390 mm de diâmetro e pinças monobloco derivadas do sistema do McLaren Senna, juntamente com um novo servofreio e bomba de vácuo e tecnologia de resfriamento de pinças integrado inspirado no da Fórmula 1.
Novos bancos de corrida em fibra de carbono, com 17,5 kg a menos que os assentos esportivos de série do 720S, estão disponíveis como opcional, assim como pneus Pirelli P Zero Trofeo R de pista e parafusos de roda leves, feitos de titânio.
Asa traseira ativa funciona em três posições
Visualmente, o carro refina o design de seu antecessor com uma nova seção inferior do nariz com divisor dianteiro estendido, entradas de ar mais estreitas que envolvem os faróis, novas entradas de ar nas soleiras e saídas de ar dos para-lamas traseiros. As revisões aerodinâmicas traseiras incorporam um deck redesenhado e alongado, que canaliza o ar para uma asa traseira ativa feita em fibra de carbono elevada e alongada, posicionada acima do escapamento de saída central.
A área de superfície da asa traseira ativa alongada é 20% maior quando comparada ao 720S, mas o componente é 1,6 kg mais leve devido à construção em fibra de carbono. Um recorte na seção central mantém a visibilidade traseira e também garante que as altas temperaturas do escapamento não afetem a asa quando o veículo está parado. Acionada hidraulicamente, a asa possui configurações de ângulo e velocidades de veículo distintas para o cupê e para o Spider, com três posições operacionais principais:
- Driver Downforce: asa ativa parcialmente acionada, dependendo da velocidade, é ativado quando o botão Aero é pressionado na cabine, aumentando os níveis de carga aerodinâmica durante as curvas de alta velocidade.
- DRS: fornece automaticamente a funcionalidade de redução de arrasto ao acelerar em linha reta, até a velocidade máxima do veículo.
- Frenagem de alta velocidade: implanta totalmente a asa ativa em menos de 0,5 s, proporcionando uma força descendente traseira significativamente maior que melhora a estabilidade de frenagem em alta velocidade e reduz as distâncias de frenagem.
Os contornos dos faróis agora podem ser opcionalmente na cor da carroceria ou em fibra de carbono. O novo para-choque traseiro e as aberturas do para-choque dianteiro também estão disponíveis no material leve característico da McLaren.
A construção monocoque em fibra de carbono facilita a visibilidade de quase 360 graus, com uma escotilha baixa, pilares A ultrafinos e, no cupê, pilares C envidraçados, todos se beneficiando da propagação de luz natural na cabine. A iluminação ambiente nítida, nova e personalizável, destaca os detalhes do design da cabine à noite. No cupê, o motor V8 pode ser visto de dentro da cabine por meio de um painel de vidro duplo situado no porta-malas traseiro, expondo a parte superior do trem-de-força por trás dos ombros do motorista.
O 750S Spider apresenta contrafortes laterais envidraçados que, além de guiar o fluxo de ar sobre a cobertura traseira, aumentam a visibilidade lateral. Para incidir luz adicional para a cabine, o teto rígido retrátil (Retractable Hard Top, RHT) está disponível opcionalmente com vidro eletrocrômico, aumentando a sensação de ambiente ao ar livre, mesmo quando fechado. O RHT pode ser aberto em menos de 11 s com o veículo em movimento a velocidades até 50 km/h.
Como em todos os McLaren, o volante do 750S é livre de quaisquer botões ou interruptores, permitindo que o motorista se concentre na sensação e reação do chassi e da estrada. Os detalhes de informações e entretenimento são acessados por meio da nova tela do motorista e da tela central de infoentretenimento aprimorada por gráficos mais sofisticados e maior sensibilidade ao toque.
Interior totalmente revestido em couro Nappa ou uma combinação de Alcântara e couro Nappa estão disponíveis com os novos temas internos TechLux e Performance. A Bowers & Wilkins, parceira de áudio da McLaren, desenvolveu um novo sistema para o 750S, com um amplificador mais potente e os alto-falantes de cone Continuum.
Ficha técnica
- Motor: V8 biturbo 4.0 (3.994 cm³), central longitudinal
- Potência: 750 cv a 7.500 rpm
- Torque: 81,63 kgfm a 5.500 rpm
- Transmissão: SSG de 7 velocidades, modos Comfort, Sport e Track
- Tração: traseira
- Suspensão: amortecedores adaptativos independentes, braços triangulares duplos em alumínio, sistema PCC III ligado hidraulicamente. Modos Comfort, Sport e Track.
- Freios: discos de cerâmica de carbono (390 mm na frente e 380 mm atrás) com pinças em alumínio (6 pistões na frente e 4 pistões atrás)
- Rodas: dianteiras, 19 x 9J e traseiras, 20 x 11J
- Pneus: Pirelli P-Zero 245/35/R19 93Y (GG) na dianteira e 305/30/R20 103Y (XL) na traseira. Pneus Pirelli P-Zero Corsa e P-Zero Trofeo R disponíveis como opcionais
- Comprimento: 4,57 m
- Distância entre-eixos: 2,67 m
- Altura: 1,20 m
- Largura com espelhos: 2,16 m
- Largura com espelhos dobrados: 2,059 m
- Largura sem espelhos: 1,93 m
- Peso a seco: cupê, 1.277 kg e Spider, 1.326 kg
- Peso DIN (fluidos + 90% de combustível): cupê 1.389 kg e Spider, 1.438 kg
- Capacidade do tanque de combustível: 72 litros
- Capacidade de bagagem: cupê, 150 litros na frente e 210 litros na traseira e Spider, 150 litros na frente e 58 litros na traseira
- 0-100 km/h: cupê e Spider cumprem a prova em 2,8 s
- 0-200 km/h: cupê, 7,2 s; Spider, 7,3 s
- 0-300 km/h: cupê, 19,8 s; Spider, 20,4 s
- 0-400 metros (¼ de milha): cupé, 10,1 s; Spider, 10,3 s.
- Velocidade máxima: cupê e Spider, 332 km/h
- Frenagem 200-0 km/h: cupê e Spider, 113 metros
- Frenagem 100-0 km/h: cupê e Spider, 30 metros
- Consumo de combustível (WTLP EU combinado): cupê e Spider, 8,1 km/l
Fonte: McLaren