Com visual renovado e novo pacote tecnológico, Chevrolet Spin 2025 tem preços entre R$ 119,99 mil e R$ 144,99 mil

Visual da traseira também mudou bastante, com novas lanternas full LED | Foto: Divulgação

Renovado visual e tecnologicamente, o Chevrolet Spin chega às lojas em quatro versões: LT com câmbio manual de 5 lugares (R$ 119,99 mil), LT automática de 5 lugares (R$ 126,99 mil), LTZ automática de 7 lugares (R$ 137,99 mil) e Premier automática de 7 lugares (R$ 144,99 mil). A linha 2025 também está mais segura, contando agora com 6 air bags para todas as versões e, na topo de linha Premier, alerta de colisão frontal com detector de pedestre e frenagem automática de emergência.

As mudanças de design são significativas. O capô está mais elevado e os faróis e as lanternas passam a ser full LED. Para-choque e grade contam com identidade exclusiva, além de elementos mais imponentes, incluindo uma moldura que contorna toda a base do veículo. Internamente, o Spin recebe o painel e volante do Tracker. São duas telas de alta definição: uma de 8’’, que compõe o quadro de instrumentos, e outra de 11’’, que consiste no sistema multimídia MyLink de nova geração.

Até os bancos dianteiros passaram por atualizações e inovam com espumas de múltipla densidade. Como o peso do corpo é distribuído de forma diferente, densidades variáveis favorecem a ergonomia e melhoram significativamente o conforto. Para quem vai sentado atrás, a novidade está nas saídas de ar-condicionado com dutos direcionais embutidos no console da alavanca da transmissão automática. São ajustes na suspensão e nos amortecedores que deixam o modelo suficientemente mais alto (1,6 cm) para superar os obstáculos cotidianos. 

Frenagem automática de emergência

Na frente, tudo novo no Spin, desde a grade até os faróis full LED | Foto: Divulgação

Ao todo, 42% das peças estampadas da lataria foram retrabalhadas, o que inclui os reforços estruturais. O modelo passa a contar com 6 air bags de série. Há ainda oferta de sistemas avançados, entre eles o alerta de colisão frontal com detector de pedestre, a frenagem automática de emergência, a assistência de frenagem de urgência, carregador de celular por indução, o alerta de ponto cego e o serviço de resposta automática em caso de acidente mais grave disponibilizado pelo OnStar.

O crossover continua com configurações de 7 e de 5 lugares, sempre com o recurso de trilhos corrediços para a 2ª fileira de bancos, que permite uma melhor distribuição do espaço entre os passageiros ou para a acomodação de grandes bagagens.

Com os bancos rebatidos, modelo pode transportar 756 litros no porta-malas | Foto: Divulgação

A versão de cinco lugares do Spin dispõe do maior porta-malas entre os automóveis de passeio de produção nacional: até 756 litros, volume similar ao de algumas picapes, garante a montadora. Outro diferencial é a configuração de 7 lugares com a terceira fileira de bancos fixada à carroceria e que pode ser rebatida quando não estiver sendo utilizada. A opção pela configuração fixa, em vez da removível pelo usuário, busca o incremento da segurança por evitar uma eventual instalação equivocada, bem como a redução de ruídos.

OnStar e Wi-Fi nativo

Internamente, o Spin recebe o painel e o volante do Tracker | Foto: Divulgação

O OnStar oferece inúmeros serviços de segurança, diagnósticos e telemetria. A tecnologia permite ainda comandar funções do automóvel a distância por meio de um aplicativo para smartphone, realizar atualizações de sistemas eletrônicos do carro de forma remota e, ainda, auxílio na recuperação em caso de roubo do veículo, por exemplo. Uma funcionalidade muito valorizada é o Wi-Fi nativo, que se diferencia pela antena amplificada com sinal de Internet que chega a ser 12 vezes mais estável e com capacidade de conexão para até sete aparelhos simultâneos.

Motor rende 106 cv com gasolina e 111 cv com álcool

Veterano 1.8 Flex SPE/4 ECO gera torque de 16,8 kgfm a 2.800 rpm com gasolina e 17,7 kgfm a 2.600 rpm com álcool | Foto: Divulgação

O motor 1.8 Flex SPE/4 ECO gera potência de 106 cv com gasolina e 111 cv com álcool a 5.200 rpm, bem como torque de 16,8 kgfm a 2.800 rpm com gasolina e 17,7 kgfm a 2.600 rpm com álcool.

Conforme a montadora, o propulsor ficou mais esperto em acelerações e manobras de ultrapassagem e até 11% mais econômico devido à adoção de um novo módulo de gerenciamento eletrônico, com o dobro da capacidade de processamento – o mesmo utilizado pelo Tracker.

Os engenheiros trabalharam também na recalibragem do trem-de-força e da transmissão automática, que resultou ainda em acelerações mais lineares e progressivas. Nas configurações automáticas, o 0-100 km e o 80-120 km/h ficaram quase 1 s mais rápidos, considerando gasolina no tanque. Agora a aceleração máxima é feita em 11,8 s com gasolina e 11 s  com álcool, enquanto a retomada ocorre em 9,8s com gasolina e 9,3 s com álcool.

O Spin equipado com caixa automática está mais econômico na rodagem com etanol ou gasolina. De acordo com o Inmetro, o crossover é capaz de percorrer 13,4 km/l na estrada e 10,5 km/l na cidade com gasolina. Com etanol, as médias são de 9,3 km/l e 7,4 km/l, respectivamente. São resultados adequados para um veículo de 4,42 m de comprimento, 1,2 tonelada e mais de 500 kg de capacidade de carga.

Catálogo com versões, equipamentos e preços divulgados à imprensa pela montadora | Reprodução