Com preço inicial de R$ 156,39 mil, linha 2025 do Nissan Sentra recebe leve facelift e novos equipamentos

Exclusive 2.0 CVT (à esquerda) é vendida por R$ 176,69 mil, enquanto a Advance custa R$ 156,39 mil | Foto: Divulgação

O Nissan Sentra 2025 chega ao mercado brasileiro com leves mudanças no design frontal e mais equipamentos de série. São duas versões: a Advance, que custa R$ 156,39 mil, e a Exclusive 2.0 CVT, vendida por R$ 176,69 mil, valor que aumenta para R$ 178,39 mil com o interior premium.

A grade “V-motion” da Nissan ganhou nova interpretação e traz acabamento cromado brilhante. A entrada de ar frontal dessa área agora é preenchida com filetes horizontais que vão da extremidade do capô até a do para-choque. Os faróis são em LED com luzes de condução diurna (DTRL). Toda a linha ganha o novo logotipo da Nissan na frente e na tampa traseira e chave I-Key redesenhada.

As linhas da carroceria ajudam a reduzir o arrasto e, assim, melhorar o consumo de combustível em cerca de 10%. Para isso, designers e a engenharia imaginaram uma grade com dimensão reduzida, área de cobertura dos pneus do para-choque dianteiro otimizada, colunas “A” de pequenas dimensões e linhas arredondadas do capô.

A versão Advance passa a contar com Monitoramento de Ponto Cego (BSI), Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+LDP) e Faróis Automáticos Inteligentes (HBA). As duas configurações ainda incorporaram sistema de travamento automático das portas com o carro em movimento, destravamento das portas em caso de acidente e nova chave I-Key. Uma inédita opção de cor, cinza Atlântico metálica, também está disponível na linha 2025, tanto cobrindo toda a carroceria ou na diferenciada bi-tone com teto preto Premium. O sedã também incorpora de série, nas duas versões – Advance e Exclusive – acionamento automático do pisca-alerta, em caso de colisão.

Exceto pelo novo logotipo da Nissan, na traseira, não há outras novidades no Sentra 2025 | Foto: Divulgação

A esportividade fica por conta do teto solar, faróis de neblina, rodas em liga-leve aro 17” diamantadas e grade inferior no para-choque traseiro. Mais largo que seus concorrentes, o modelo tem interior espaçoso. Assim, o motorista fica em uma área confortável, de onde comanda o sedã, que tem direção elétrica com volante em forma de “D”, com base achatada, que proporciona melhor pegada das mãos e tem ajustes de altura e profundidade. Ali também estão funções de conforto e segurança como as aletas para troca de marchas manuais (para as duas versões) e o acionamento do Piloto Automático Inteligente (ICC) – disponível para a versão Exclusive.

Colorido e de 7”, o painel TFT facilita a visualização das informações do computador de bordo, que tem funções de medição de consumo médio de combustível, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa, aviso de abertura das portas, quilometragem total e parcial e mensagens de alerta.

Porta-objetos

Para acomodação de objetos do dia a dia, o Sentra conta com seis espaços na frente, cinco atrás e oito porta-copos (quatro na dianteira e quatro para quem vai no banco traseiro). Outro destaque é o compartimento no console central, embaixo do apoio de braço, com bons 7,7 litros de capacidade. Como os usuários estão usando cada vez mais equipamentos móveis, no interior há três entradas USB para carga de aparelhos: duas na frente (uma delas tipo “C”, de carga mais rápida) e uma atrás. Todas foram colocadas em posições estratégicas e fáceis de acessar.

Duas opções de acabamento para os bancos

Assentos pretos são de série na configuração Advance | Foto: Divulgação

O acabamento dos bancos pode ser em preto ou em dois tons (preto e Sand) como opcional para a Exclusive (pacote Premium). Aliás, eles trazem, na dianteira e na traseira, o conforto da tecnologia “Gravidade Zero” (Zero Gravity) da Nissan, que é inspirada em avançados estudos de ergonomia da Nasa para ajudar a aliviar a tensão nas costas e proporcionar viagens mais longas sem cansaço.

O porta-malas comporta 466 litros e a boca do compartimento mais perto do solo facilitam a acomodação de malas grades e também das mais pesadas. Além disso, o encosto rebatível do banco traseiro ajuda a dar mais flexibilidade para transportar itens maiores.

Mescla de preto e Sand são opcional para a Exclusive e custam R$ 1,7 mil a mais | Foto: Divulgação

Outra novidade da linha 2025 é a inclusão da inédita cor cinza Atlântico metálica, que se soma à paleta do sedã, já composta pela preto Premium (sólida), branco Diamond (perolizada) e a metálica cinza Grafite. A versão Exclusive ainda pode ser encontrada em duas opções de bi-tone: branco Diamond e a nova cinza Atlântico, ambas com teto preto Premium.

Tecnologias de assistência à condução

Os recursos tecnológicos de conforto e segurança são parte integrante do Nissan Safety Shield, conjunto de sistemas avançados de assistência ao motorista.

Para monitoramento constante, o sedã vem equipado com Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW); Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA); Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW); Monitoramento de Ponto Cego (BSI); Faróis Automáticos Inteligentes (HBA); Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS); Piloto Automático Inteligente (ICC) e Visão 360º Inteligente com Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD), sendo esses últimos dois disponíveis na versão Exclusive.

Os equipamentos de reação são o Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), Assistente Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa (I-LI) e o Controle Dinâmico de Chassi Integrado, que utiliza recursos do controle de tração, de distribuição automática de frenagem e assistente de frenagem para manter o carro na trajetória correta.

O modelo conta com seis air bags (frontais, cabeça e laterais) e uma estrutura reforçada de carroceria para melhor resistência aos choques. O sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, cintos de três pontos e todos os assentos com apoios de cabeça complementam a segurança dos passageiros.

Outros diferenciais do carro são a Partida Remota do Motor e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro. Com o primeiro é possível acionar o motor à distância pressionando o botão de travamento das portas para, por exemplo, ligar o ar-condicionado ou o aquecedor dos bancos, segurando o botão correspondente na chave inteligente I-Key. O recurso é ideal para já deixar o interior do veículo climatizado antes dos ocupantes entrarem.

O Alerta de Objetos no Banco Traseiro é acionado ao abrir uma das portas de trás. Chegando ao destino, caso o motorista saia do veículo e feche o carro sem abrir uma das portas de trás, o Sentra, então, emitirá seis alertas sonoros e visuais para lembrar que algo não foi retirado e ficou esquecido no banco traseiro.

Motor 2.0 segue o mesmo

São 151 cv de potência a 6.000 rpm e 20 kgfm de torque a 4.000 rpm | Foto: Divulgação

O motor de 3ª geração da família MR20DD é silencioso e conta com sistema de injeção direta. Movido exclusivamente a gasolina, desenvolve 151 cv de potência a 6.000 rpm e 20 kgfm de torque a 4.000 rpm.

O acabamento interno do propulsor é espelhado – para reduzir atrito dos cilindros e melhorar o resfriamento para aumentar potência e torque –, por meio de uma tecnologia de aço spray utilizada no automobilismo e, também, no superesportivo Nissan GT-R. Além disso, a marca utiliza no motor o ciclo Atkinson, que permite que a válvula de admissão fique aberta por mais tempo durante a compressão. Dessa forma, o motor trabalha com menor esforço, ajudando a reduzir o consumo e aumentar a eficiência.

O 2.0 tem também um eixo de balanceamento para reduzir vibração e ruídos. A válvula de controle de fluxo de ar tem múltiplas seções (Tumble Control Valve – TCV) para obter um fluxo de ar ideal na admissão, podendo abrir em vários ângulos nesse coletor.

O câmbio CVT XTronic de oitava geração, que simula oito marchas, inclui conversor de torque com resposta mais rápida e a função D-Step, que maximiza o torque sem sacrificar o controle e o conforto nas partidas e ultrapassagens. O powertrain tem quatro programas de modo de condução Normal (melhor equilíbrio entre aceleração e dirigibilidade em qualquer condição), Sport (mantém a marcha mais baixa com rotações mais altas), Manual (para controle do motorista de velocidade e aceleração por seleção de marcha por meio de paddle shifts atrás do volante) e ECO (ajusta a entrega de energia e a resposta do acelerador para o consumo ser reduzido entre 5% e 10%).

Para maior conforto e controle do veículo, o sistema de suspensão tem suporte tipo McPherson com amortecedores de tubo duplo na dianteira e multilink na traseira. O objetivo da engenharia com essa combinação foi oferecer uma sensação de diversão ao dirigir e, claro, conforto e estabilidade.

Os preços:

  • Advance 2.0 CVT: R$ 156,39 mil
  • Exclusive 2.0 CVT: R$ 176,69 mil
  • Exclusive 2.0 CVT com interior premium: R$ 178,39 mil

Fonte: Nissan