Com powertrain híbrido de 700 cv, McLaren Artura Spider chega ao Brasil no segundo semestre e deverá custar cerca de R$ 3 milhões

O Spider é o primeiro conversível com powertrain híbrido de alto desempenho e o segundo modelo da gama Artura, somando-se à versão cupê | Foto: Divulgação

Equipado com motor de 700 cv – que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 3 segundos e velocidade máxima de 330 km/h –, o novo McLaren Artura Spider chega ao Brasil no segundo semestre deste ano. O preço ainda não foi definido, mas provavelmente ficará acima do Artura cupê, hoje comercializado por R$ 2,9 milhões no País.

O Spider é o primeiro conversível com powertrain híbrido de alto desempenho e o segundo modelo da gama Artura, somando-se à versão cupê. A capota rígida retrátil pode ser aberta em apenas 11 segundos. O peso a seco do carro é de apenas 1.457 kg, somente 62 kg a mais que o cupê.

Além do monocoque central em fibra de carbono, a plataforma MCLA incorpora estruturas de impacto em alumínio e uma estrutura traseira que abriga o trem-de-força híbrido, recalibrado e que agora gera 20 cv de potência adicionais ao motor V6 a gasolina, totalizando 700 cv. A potência extra concentra-se desde as 4.000 rpm até ao limite máximo das 8.500 rpm. O valor máximo do torque permanece em 73,46 kgfm.

A potência do V6 é complementada por um motor elétrico compacto. Localizado dentro da caixa de transmissão, gera 95 cv e 22,95 kgfm, sendo alimentado por uma bateria composta por cinco módulos de íons de lítio. O alcance puramente elétrico é de 33 km.

Capota rígida retrátil pode ser aberta em apenas 11 segundos | Foto: Divulgação

Os componentes híbridos compactos do Artura – incluindo a bateria de 88 kg e o motor elétrico de 15,4 kg – acrescentam apenas 130 kg ao peso total. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3 s, de 0 a 200 km/h em 8,4 s e de 0 a 300 km/h em 21,6 s. Já a velocidade máxima é limitada a 330 km/h. A transmissão de oito velocidades projetada especificamente para o powertrain  híbrido de alto desempenho integra o motor elétrico, mas ainda assim é muito compacta. A potência é transmitida às rodas traseiras através de um diferencial leve e compacto controlado eletronicamente.

Um sistema de “launch control” para performance otimizada nas pistas é padrão, assim como um novo recurso batizado de ‘Spinning Wheel Pull-Away’. Ativado ao se desligar o controle eletrônico de estabilidade, permite uma derrapagem ao acelerar.

Existem três modos de condução dinâmica, cada um ativando níveis diferentes de controle da carroceria através do ajuste dos amortecedores. Comfort é o padrão, com Sport e Track oferecendo configurações de mais suporte. O modo desejado é selecionado usando um dos dois controles oscilantes na parte superior do painel de instrumentos. O carro utiliza discos de cerâmica de carbono, pinças em alumínio aprimoradas e novos dutos de resfriamento.

Quatro modos de pilotagem

Portas que se abrem para cima são um dos destaques do supercarro | Foto: Divulgação

O Artura possui quatro modos de pilotagem: Comfort, Sport e Track, além do modo E, somente elétrico e livre de emissões. A cabine mantém o design focado no motorista. O volante “limpo” não contém botões nem controles, além dos paddle shifts que se movem com o volante para uma ergonomia ideal do condutor. O display do motorista se move com a coluna de direção para garantir que todas as informações de direção estejam sempre na linha de visão do motorista. Também abriga os controles para selecionar os modos de direção, permitindo mudanças sem tirar as mãos do volante.

A exibição da tela concentra-se em informações importantes para minimizar a distração do condutor e possui ainda um modo furtivo que oculta conteúdo não-essencial, reduzindo distrações e promovendo total concentração na estrada à frente. O sistema de infoentretenimento e conectividade usa duas telas de alta definição. O modelo traz uma série de recursos de assistência ao motorista (Adas), como aviso de saída de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito agora instalados em todos os Arturas. Também estão disponíveis opcionalmente o controle de cruzeiro adaptativo inteligente, monitoramento de ponto cego e detecção de tráfego cruzado traseiro. Um sistema de áudio de cinco alto-falantes é de série.

O preço do Artura Spider no Reino Unido parte de £ 221.500 (R$ 1,41 milhão). Existem mais três especificações de interior, cada uma disponível por £ 5.050 (R$ 32,3 mil) adicionais.