Com motor V8 biturbo de 630 cv, perua Audi RS 6 Avant Performance chega ao Brasil por R$ 1,21 milhão
Com novo visual e 30 cv extras, o Audi RS 6 Avant Performance desembarca no Brasil por R$ 1.213.990,00 na modalidade venda direta. O V8 biturbo 4.0 litros TFSI agora gera 630 cv, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 s e velocidade máxima de 280 km/h.
O propulsor conta com turbos maiores e maior pressão máxima (2,6 bar, contra 2,4 bar do anterior). Os 630 cv estão disponíveis entre 6.000 e 6.250 rpm. Já o torque máximo subiu de 81,63 kgfm para 86,73 kgfm e está disponível de 2.050 a 4.500 rpm. A transmissão Tiptronic de 8 velocidades atua em conjunto com sistema de tração integral permanente quattro, que disponibiliza modos de condução do Audi drive select – Comfort, Efficiency e Auto, Dynamic, além dos dois modos customizáveis RS1 e RS2.
O novo diferencial central autoblocante é mais leve e compacto, com a força motriz direcionada na proporção de 40:60 aos eixos dianteiro e traseiro. Se necessário, automaticamente mais torque é direcionado ao eixo com melhor tração. Até 70% podem fluir para as rodas dianteiras e até 85% para as rodas traseiras. A aceleração de 0 a 100 km/h ficou 0,2 s mais rápida do que o modelo anterior. Já o 0 a 200 km/h é feito em 11,7 s. Além disso, um novo sistema de exaustão intensifica o ronco do motor.
V8 recebe uma forcinha do motor elétrico
A tecnologia de assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts, combina desempenho, eficiência e redução no nível de emissão de poluentes. Por meio dele, o modelo pode se deslocar em velocidades entre 55 km/h e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o propulsor rápida e confortavelmente. Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h.
O modelo oferece ainda a tecnologia do eixo traseiro dinâmico, que possibilita girar as rodas traseiras em até cinco graus. Em baixa velocidade, elas viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro. Em alta velocidade, viram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as mudanças de faixa.
Design marcante
Na dianteira, as amplas tomadas de ar e os faróis Full LED Matrix de série, com luz de direção dinâmica e Audi Laser Light, separam a grade singleframe hexagonal em estrutura de colmeia. Saias laterais emolduram o carro. Na traseira, as lanternas em LED que invadem a tampa do porta-malas e as duas saídas de escapamento ovais completam o visual.
É possível escolher, como opção de customização livre em substituição ao pacote Alumínio (cromado), o novo pacote exterior em cinza fosco, que aplica essa tonalidade a elementos da carroceria como capas dos retrovisores, molduras da janelas e entradas de ar frontais, barras no teto e saias laterais. São quatro modelos de rodas disponíveis, entre unidades com acabamento preto brilhante, cinza fosco e preto fosco.
Requinte interno
Internamente, o modelo oferece altas doses de requinte e esportividade. O ambiente digital abraça o motorista com telas sensíveis ao toque integradas ao painel de instrumentos e console central. A tela superior com 10,1’’ oferece o sistema MMI com inúmeras informações e opções de personalização do veículo, sistema de som e entretenimento, bem como interface com smartphones por meio dos sistemas Android e iOS.
O display inferior de 8,6’’, por sua vez, é esculpido sobre o console central e permite acesso aos controles de climatização, conforto e entradas de texto. Um “click” de confirmação é sentido e ouvido quando uma função é selecionada pelo toque.
Em frente ao motorista surge o Audi Virtual Cockpit com layout RS e novas barras coloridas. O painel exibe inúmeros dados sobre o veículo, desde a temperatura e pressão dos pneus, torque, potência e temperatura do óleo do motor, até os tempos de voltas, medições de aceleração e forças “G”. No modo manual, uma luz indicativa sinaliza ao condutor o momento ideal para troca de marcha. O head-up display possibilita ao condutor visualizar as principais informações sem desviar os olhos do caminho.
O novo RS 6 Avant Performance possui acabamento que combina Alcântara, couro e fibra de carbono. Os bancos em couro com costura vermelha e a sigla RS no encosto possuem abas laterais generosas que conferem firmeza aos ocupantes mesmo nas curvas mais sinuosas.
Equipamentos
Entre os itens de série estão ar-condicionado automático de quatro zonas, pacote de luzes customizáveis com 30 opções de cores, volante multifuncional com regulagem elétrica e aquecimento, controle de cruzeiro adaptativo com aviso de saída de faixa, park assist, Audi Phone Box Light (que carrega o celular por indução) e sistema de som Bang & Olufsen.
Além disso, o modelo conta com diferencial esportivo quattro, eixo traseiro dinâmico, suspensão RS plus com Dynamic Ride Control (DRC)a ar adaptativa e esportiva, pinças de freio na cor vermelha, teto solar panorâmico e faróis Full LED Matrix HD com laser lights, luz de direção dinâmica e câmera 360º.
Um superesportivo familiar
O desempenho esportivo está em harmonia com a aptidão familiar do veículo, que tem porta-malas com 565 litros de capacidade. São 4,99 m de comprimento, 2,11 mm de largura (com retrovisores), 1,49 m de altura e 2,93 m de distância entre-eixos. A capacidade do tanque de combustível é de 73 litros.
Entre as opções de cores da carroceria, há as tonalidades cinza Nardo, azul Ascari, branco Geleira, prata Florete, vermelho Granadina, preto Mito, cinza Daytona e preto Sebring (Efeito Cristal). As cores das linhas Audi Exclusive e Audi Exclusive Fosco adicionam R$ 57 mil e R$ 85 mil, respectivamente, ao valor final.