Com até 952 cv de potência, novo Porsche Taycan chega ao Brasil em 2025

Lanternas e faróis do superesportivo foram reestilizadas, assim como as rodas aro 21” | Foto: Divulgação

Uma supermáquina renovada no design e no powertrain. O novo Porsche Taycan tem 952 cv de potência na versão Turbo S e acelera de 0 a 100 km/h em 2,4 s. São três versões: o sedã esportivo Taycan, o versátil Taycan Cross Turismo (disponível com pacote off-road) e, em mercados específicos, o Taycan Sport Turismo. Em cada modelo, quatro opções de motor estarão disponíveis, com variações de tração traseira e integral. Apresentada mundialmente neste mês de fevereiro, a novidade está prevista para chegar ao Brasil em 2025.

Todas as versões ficaram mais rápidas: os sedãs esportivos Taycan e Taycan Turbo S fazem de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 s e 2,4 s, respectivamente. Isso os torna 0,6 e 0,4 s mais velozes do que as versões anteriores. Como se isso não bastasse, com a nova função push-to-pass no pacote Sport Chrono, um impulso de até 70 kW, dependendo do modelo, pode ser acionado por 10 s com o toque de um botão.

Os novos faróis apresentam tecnologia de matriz HD de alta resolução com ótica detalhada e agora exibem os gráficos característicos de quatro pontos da marca à noite. O logotipo da Porsche na faixa de luz traseira apresenta um design tridimensional, com aparência de vidro. Uma versão iluminada deste elemento está disponível pela primeira vez, apresentando animações de boas-vindas e saída.

Novas telas e quadro de instrumentos

Por dentro, são novos o painel de instrumentos, multimídia e painel do caroneiro | Foto: Divulgação

O painel de instrumentos, a central multimídia e o display opcional do passageiro apresentam uma interface de usuário otimizada com funções adicionais. O seletor dos modos de condução, localizado no volante, agora vem como item de série. Para as versões equipadas com o pacote Sport Chrono e a Performance Battery Plus há uma tecla especial para acionar a função push-to-pass, ao centro do seletor.

Usando a nova alavanca à esquerda, atrás do volante, o controle dos sistemas de assistência ao motorista é ainda mais intuitivo. O Apple CarPlay foi mais profundamente integrado aos displays e funções do veículo.

Autonomia ampliada em até 35%

Dependendo da versão, a autonomia foi aumentada em até 35%. Os dados, seguindo os padrões definidos pelo Inmetro, ainda não estão disponíveis e serão comunicados futuramente. O novo Taycan não apenas exige menos paradas de carga em viagens longas do que seu antecessor, mas também recarrega mais rápido.

No Taycan de primeira geração, o tempo de carga de 10% a 80% a 15 ºC é de 37 minutos. Sob as mesmas condições, o novo modelo leva apenas 18 minutos, apesar de sua capacidade de bateria maior. A Performance Battery Plus agora tem uma capacidade bruta de 105 kWh, contra 93 kWh da versão anterior.

Nova suspensão ativa

Nova suspensão Porsche Active Ride é opcional e mantém a carroceria nivelada o tempo todo | Foto: Divulgação

Todas as versões vêm com suspensão a ar adaptativa de série. A nova suspensão Porsche Active Ride pode ser encomendada como uma opção para as versões de tração integral e mantém a carroceria nivelada o tempo todo, mesmo durante frenagens intensas, manobras de direção e acelerações. Com uma condução suave, o sistema absorve quase completamente as irregularidades. Em situações de condução dinâmica, garante uma conexão quase perfeita com a estrada graças à distribuição equilibrada das cargas nas rodas. Se o modo apropriado estiver ativado, a suspensão pode compensar movimentos de inclinação para reduzir as forças de aceleração nos ocupantes.

Além disso, o carro agora vem de série com rodas aerodinamicamente otimizadas e pneus de baixa resistência ao rolamento. Novas rodas aro 21’’ e pneus foram desenvolvidos especialmente para esse fim. Apesar da maior oferta de equipamentos de série, os novos modelos pesam até 15 kg a menos que a geração anterior.