Com 9 lançamentos em 2023, Volkswagen comercializa 345 mil veículos no Brasil

Polo se consolidou como o veículo de passeio mais vendido do País: foram 111.247 unidades emplacadas no ano passado | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

No ano em que completou 70 anos de Brasil, a Volkswagen encerrou 2023 como a montadora que mais cresce no País, com 345.039 unidades emplacadas entre janeiro e dezembro – dessas, 43.578 apenas em dezembro. Na comparação com o ano anterior, 2022, são quase 80 mil emplacamentos a mais. O resultado positivo de vendas significa 15,8% de participação em 2023, além de um crescimento de 2,1% no acumulado do ano.
  

O Polo se consolidou como o veículo de passeio mais vendido do País: foram 111.247 unidades emplacadas no ano passado, das quais 17.999 unidades apenas em dezembro, garante a Volkswagen. A montadora também foi líder no segmento de SUVs em 2023, o que representa mais de 45% do mercado nacional. Nivus, T‑Cross, Taos e Tiguan somaram 141.331 unidades comercializadas, de acordo com resultados preliminares. Destaque também para o T-Cross, SUV mais vendido do Brasil, com 72.445 unidades emplacadas neste ano, sendo 7.792 em dezembro.
 

ID.4 é o primeiro elétrico da marca no Brasil
 

Entre novos modelos e versões de carros já existentes, foram nove lançamentos feitos no ano passado | Foto: Divulgação

A Volkswagen realizou uma verdadeira ofensiva de produtos no ano passado: foram nove lançamentos em diversos segmentos. O novo Polo GTS foi o primeiro a estrear no ano. Com novo design, também foi o primeiro da linha a trazer a tecnologia de faróis IQ.Light, com iluminação em LED Matrix. Equipado com motor 250 TSI, 1.4 turbo (150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque), traz rodas aro 18” de série, freios a disco nas quatro rodas e cinco opções de cores.
 

Na sequência, veio o novo Virtus, que chegou com painel de instrumentos digital, carregador de celular por indução e volante multifuncional. O modelo também recebeu novo design, bem como inéditos faróis e lanternas em full LED em todas as versões. Equipado com motores turbo 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI, ganhou novo pacote de tecnologia e segurança, a exemplo de ACC, AEB e seis air bags de série, o que lhe garantiu cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCap.

A versão especial do SUV mais vendido do Brasil veio com nome e sobrenome: T-Cross The Town. Foi a primeira vez que o T-Cross ganhou uma edição especial desde o seu lançamento. A versão incluía itens de conforto e tecnologia, entre eles VW Play com câmera de ré, rodas diamantadas aro 17”, pintura externa bicolor, bancos em couro com costura aparente na cor azul e interior escurecido e badge exclusivo.
 

A Volkswagen também lançou seu primeiro SUV elétrico no Brasil em 2023. O ID.4 faz parte da ofensiva de 15 novos produtos da marca no País até 2025, com base na estratégia Acelera VW. O elétrico está disponível pelo programa de assinatura VW Sign&Drive, em versão única Pro. O SUV oferece itens inéditos, como Memory Park Assist Plus, bancos ergoActive e rodas aro 21”.
 

Em sua edição 2024, a Saveiro trouxe novo design e também uma nova versão, a Extreme, herdada da irmã maior, a Amarok. Com duas novas cores, cinza Oliver e cinza Moonstone, chegou à rede de concessionárias ao completar 41 anos de produção ininterrupta. A Saveiro é a picape com história mais longeva no mercado brasileiro e mais de 1,6 milhão de unidades vendidas.
 

O Tiguan voltou em 2023, na versão única R-Line e com sete lugares. O modelo trouxe design exclusivo e sistema ativo Travel Assist, além de tecnologias inéditas, como o conjunto de iluminação IQ.Light Matrix.
 

ID. Buzz, a Kombi elétrica

O ID. Buzz estreou no Brasil em lote limitado de 70 unidades, que comemora as sete décadas da Volkswagen do Brasil. A Kombi elétrica já está disponível, mas exclusivamente pelo programa de assinatura VW Sign & Drive, com franquia de rodagem de até 3.100 km por mês. A versão Pro oferece faróis com tecnologia LED Matrix e também lanternas traseiras 100% em LED, interior com materiais recicláveis, bancos com função massagem, câmera 360°, sistemas de condução e de estacionamento semiautônomos. Conectado, versátil e espaçoso, o ID. Buzz chega ao Brasil dez anos depois do fim da produção da saudosa Kombi.