Com 510 cv de potência, BMW M3 recebe mudanças visuais e chega ao Brasil com preço inicial de R$ 858,9 mil

Modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 s e atinge velocidade máxima de 290 km/h | Foto: Divulgação

O irado BMW M3 recebe mudanças visuais e novas tecnologias de assistência ao motorista. O modelo acaba de chegar ao Brasil em duas versões: Competition, por R$ 858,95 mil, e Competition Track, por R$ 961,95 mil. Ambos são equipados com um motor de seis cilindros em linha biturbo M Twin Power com 510 cv de potência a 6.250 rpm e 66,32 kgfm de torque entre 2.750 e 5.500 rpm, acoplado à transmissão M Steptronic com Drivelogic. Esse conjunto permite ao sedã acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 s e atingir a velocidade máxima de 290 km/h.

As atualizações começam pela dianteira: os faróis têm um novo design dos Daylights, agora apresentando luzes verticais. Modelo mantém os para-choques dianteiro, traseiro e saia lateral exclusivos da BMW M. As rodas aro 19″ na dianteira e 20″ na traseira contam com design aerodinâmico. Para reduzir a velocidade, são utilizados freios esportivos M, que acomodam o máximo desempenho. Na versão M3 Competition são discos duplos ventilados e perfurados de 380 mm x 36 mm no eixo dianteiro e 370 mm x 24mm na traseira, pinças na cor azul com 6 pistões na dianteira e 1 pistão na traseira. Já na Competition Track são discos duplos ventilados e perfurados em carbono-cerâmica com 400 mm x 38 mm no eixo dianteiro e 380 mm x 36mm na traseira, pinças na cor dourada com 6 pistões na dianteira e 1 pistão na traseira.

Faróis têm um novo design dos Daylights, agora apresentando luzes verticais | Foto: Divulgação

Um dos destaques em termos de tecnologia do novo BMW M3 está no M Drive Professional com o M Drift Analyzer, que registra a duração, a distância percorrida, a linha e o ângulo de drift com uma classificação exibida no display; o M Laptimer, que fornece tempos de volta e análise de performance quando utilizado o carro em uma pista; e o M Traction Control, que oferece ajustes na aceleração, na curva de torque e na programação dos sistemas de controle de tração e de estabilidade para dar mais segurança em terrenos difíceis, ou uma pilotagem mais direta e esportiva – de acordo com a escolha do motorista.

A tração traseira, em conjunto com diversos elementos em fibra de carbono, diferencial M de deslizamento limitado e efeito autobloqueante e a suspensão M adaptativa contribuem para o melhor desempenho dinâmico. Botões seletores M Drive possibilitam a memorização de duas configurações distintas de condução com ajustes de motor, direção, suspensão, freios, ronco e transmissão: M DSC (controle dinâmico de estabilidade) e M Dynamic Mode, que permite explorar o potencial dinâmico longitudinal e lateral do carro somado ao auxílio de dinâmica de direção oferecido pelo DSC.

Acabamentos em fibra de carbono

Volante é novo e tem base achatada, além de marcação 12 horas na cor vermelha | Foto: Divulgação

Por dentro, além do BMW Live Cockpit Professional – tela curvada composta por dois painéis com 12,3” (cluster) e 14,9” (multimídia) – o carro é repleto de acabamentos em fibra de carbono na cabine. O modelo traz como novidade um novo formato de volante, com base achatada e marcação 12 horas na cor vermelha, que realçam o caráter de corrida do sedã esportivo. As saídas de ar-condicionado também foram redesenhadas e agora estão mais modernas e harmônicas ao cockpit do carro. Os bancos, na versão Track são tipo concha e com estrutura em fibra de carbono, material nobre e desejado em carros com apelo esportivo.

No que diz respeito à tecnologia, o sedã conta com sistema interativo para facilitar a condução do veículo e proporcionar uma melhor experiência a bordo, tais como: Driving Assistant Professional, Parking Assistant Plus, assistente de farol alto, faróis BMW Full LED Adaptativo, M Head Up Display, carregamento wireless para celulares, BMW Drive Recorder, Active Protection, ar-condicionado de três zonas.

Os modelos acompanham o BMW ConnectedDrive, que fornece serviços como: Chamada de Emergência Inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e aplicativos, além de serviços remotos que podem ser acionados a partir do app My BMW, como trancar e destrancar as portas, buzinar, localizar o veículo e enviar destinos diretamente ao sistema de navegação. Ainda é possível utilizar aplicativos de smartphones, com preparação para Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

Seis cilindros em linha biturbo M Twin Power gera 510 cv de potência e 66,32 kgfm de torque | Foto: Divulgação

Há ainda o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), sistema testado e desenvolvido pelo time da engenharia da empresa no Brasil por meio de uma parceria com a equipe global, sediada na Alemanha, capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos, sendo ativado por comando de voz com a frase “Olá BMW”, ou qualquer outra frase que for programada pelo motorista. O modelo pode se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes, além de estar apto para receber atualizações remotas de software quando disponíveis.

São nove opções de cores para a carroceria (branco Alpino, preto Safira, azul Portimão, vermelho Aventurine, vermelho Toronto, cinza Skyscraper, cinza Brooklyn, amarelo São Paulo e verde Ilha de Man) e quatro opções de acabamento interno. O novo M3 conta com o programa BSI gratuito pelo período de três anos ou 40.000 km (o que ocorrer primeiro). O BMW Service Inclusive (BSI) oferece serviços de manutenção de veículos BMW com cobertura mundial na rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional dos serviços abrangidos.