Com três motores elétricos e 503 cv, Audi SQ8 Sportback e-tron chega ao Brasil por R$ 834,99 mil

Versão esportiva do Q8 traz rodas aro 22” com design exclusivo e pinças de freio na cor vermelha ou preta | Foto: Divulgação

A família de elétricos da Audi não para de crescer. O SQ8 Sportback e-tron tem três motores elétricos – dois traseiros e um dianteiro – que juntos geram 503 cv de potência e 99,28 kgfm de torque, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 s, bem como velocidade máxima de 210 km/h. O modelo está disponível desde dezembro na rede de 42 concessionárias autorizadas da marca no Brasil por R$ 834,99 mil (venda direta). Esse é o primeiro de uma série de lançamentos da fabricante no País neste ano em celebração ao seu aniversário de 30 anos no Brasil.

A título de comparação, o Q8 e-tron – recentemente testado pelo site Carros e Carangas – tem dois motores, 408 cv e 67,75 kgfm de torque, permitindo acelerar de 0 a 100 km/h em 5,6 s e atingir 200 km/h. Externamente, o SQ8 Sportback e-tron adota a nova linguagem visual da marca. Na dianteira, os faróis digitais LED Matrix com projeções dinâmicas são divididos pela ampla grade frontal em formato hexagonal, com iluminação indireta emoldurando o novo logotipo bidimensional em tonalidade fosca.

Na traseira, destaque para as lanternas em LED interligadas sob o aerofólio integrado à carroceria | Foto: Divulgação

Na lateral, a linha de cintura elevada, com vincos suaves na altura das maçanetas e caimento acentuado no teto da carroceria Sportback criam um visual com harmonia e personalidade. A versão ganhou rodas aro 22” Audi Sport na cor cinza Titânio com design exclusivo e pinças de freio da cor vermelha – ou preta, como item opcional sem custo adicional. Na traseira, destaque para as lanternas em LED interligadas sob o aerofólio integrado à carroceria, com amplo difusor na parte inferior.

A título de comparação, o Q8 e-tron, recentemente testado pelo site e canal Carros e Carangas, tem dois motores que geram 408 cv e …, acelerando de 0 a 100 km/h em 5,6 s e atingindo 200 km/h.

As possibilidades de personalização são diversas e, opcionalmente, a carroceria pode receber, sem custo adicional, o pacote exterior cromado, que inclui frisos, Audi rings e grade na cor cinza; ou o Pacote Black com Audi Rings na cor cinza. Os retrovisores com tonalidade preta, por sua vez, podem ser substituídos gratuitamente por capa em alumínio ou na cor do veículo.

Nova bateria tem capacidade 20% maior

O SUV ganhou uma nova bateria de alta tensão com célula química avançada, tendo a sua capacidade elevada em 20% em relação à bateria anterior, indo de 95 kWh para 114 kWh. A capacidade de carregamento aumentou +20 kW, para 170 kW, fornecendo uma recarga elétrica de 10% a 80% em apenas 31 minutos. A Autonomia do modelo é de 296 km, segundo o Inmetro. Há a possibilidade de carregamento em AC a 22kW.

A tração integral quattro se adapta de forma automática às irregularidades dos diferentes tipos de piso, enquanto a suspensão pneumática esportiva proporciona uma condução segura e silenciosa e garante ao motorista e passageiros uma atmosfera de solidez construtiva e tranquilidade a bordo, garante a montadora. Para uma pegada mais esportiva, os diferentes modos de condução selecionados por meio do Audi Drive Select adaptam a dinâmica e os parâmetros de condução ao gosto do motorista.

Equipamentos de série

Cabine recebeu um isolamento acústico aprimorado e novos materiais de acabamento | Foto: Divulgação

A cabine recebeu um isolamento acústico aprimorado e novos materiais de acabamento. O revestimento dos bancos em couro Valcona tem três opções de cor e costura: cinza com costura cinza, preto com costura cinza, e vermelho Bordeaux com costura cinza, todos eles combinando com o Pacote S line interior. Já o painel central conta com uma faixa em fibra de carbono, que pode ser substituída pelo acabamento em cinza ou alumínio.

Entre os equipamentos de série, estão ar-condicionado de quatro zonas, bancos dianteiros esportivos, sistema de som Bang & Olufsen 3D com 16 alto-falantes e 705 Watts de potência, teto solar panorâmico, portas de carregamento nos dois lados do veículo, volante de base reta multifuncional em couro com regulagem elétrica, fechamento das portas servo-assistido, soleiras iluminadas e pedais em aço inoxidável.

Os itens de segurança incluem controle de cruzeiro adaptativo (ACC), aviso de saída de faixa, câmera 360° com sistema Parking Assist Plus, Faróis digital Matrix LED com setas dinâmicas e projeções, head-up display e Audi Side Assist – composto por monitor de ponto cego, monitor de tráfego reverso e exit warning que identifica a aproximação de algum objeto nas laterais do veículo, retardando a abertura das portas para evitar acidentes. Além dos itens de personalização da carroceria e na cabine, estão disponíveis também os retrovisores virtuais, por R$ 15 mil.

As dimensões externas do SQ8 Sportback e-tron são: 4,91 m de comprimento, 2,19 m de largura, 1,62 m de altura e 2,93 m de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de 528 litros e o peso total do veículo é de 2.715 kg. O porta-malas dianteiro tem capacidade para 60 litros. As cores de pintura externa disponíveis são Cinza Imã (sólida); azul Ultra, cinza Cronos, branco Geleira, preto Mito, azul Plasma e vermelho Soneira (metálicas) e cinza Daytona (perolizada).

Desde o Salão de 1992, já são vão 30 anos

A Audi celebra 30 anos no Brasil em 2024, uma trajetória repleta de desafios, superações e conquistas. A primeira aparição no País ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, o eterno ídolo Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import. Em 1994, os cobiçados veículos da montadora começaram a ser comercializados oficialmente no mercado nacional e logo ganharam as ruas do País. Nestes 30 anos, a Audi trouxe para o Brasil tecnologias inéditas como o pioneiro sistema de iluminação LED Matrix e a carroceria formada majoritariamente por alumínio no elegante Audi A8.

A Audi do Brasil é também uma das pioneiras a incentivar a eletromobilidade e já investiu R$ 87 milhões na infraestrutura de carregadores elétricos em todo o País, além de oferecer infraestrutura de recarga em mais de 40 concessionárias no território nacional. Atualmente, consolidou-se como uma das marcas mais desejadas do Brasil, estando presente com a sua sede administrativa em São Paulo (SP), terminal logístico, em Vinhedo, e a fábrica de veículos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR).