Com 475,4 mil carros vendidos em 2023, Fiat festeja o tricampeonato no mercado brasileiro

Com 120.600 unidades emplacadas em 2023, picape Strada foi o carro mais vendido do Brasil pelo terceiro ano consecutivo | Foto: Divulgação

A Fiat terminou 2023 celebrando o tricampeonato de vendas no mercado brasileiro de carros. Pelo terceiro ano seguido, a marca garantiu a liderança com o fechamento do ano. No período, alcançou 21,8% de participação, com 475.443 unidades emplacadas, mais de 128 mil carros à frente da segunda colocada. Já a Strada teve 120.600 unidades vendidas e 5,5% de market share, o que também garantiu o título de carro mais vendido pelo terceiro ano consecutivo. Ainda no top 10 de veículos mais vendidos no ano, também entraram o Mobi, na sexta posição (73.432 carros emplacados e 3,4% de participação) e o Argo, em oitavo lugar (66.719 unidades e 3,1% de market share).

A Fiat ainda garantiu em 2023 a liderança nas categorias de Hatches (140.261 unidades e 22,6% de segment share), Picapes (171.915 carros e 42,6% de participação na categoria) e Vans (26.250 veículos emplacados e 44,5% de segment share). Já em SUVs, teve 86.219 unidades vendidas em 2023 e um crescimento de 43% (25.802 carros) em relação a 2022. Em relação ao fechamento do último mês do ano, a montadora igualmente encerrou em primeiro lugar, com 19,7% de market share e 46.808 unidades emplacadas. Dois modelos entraram no top 10: a picape Strada, com 10.573 unidades emplacadas, e o Mobi, com 7.395 veículos comercializados. Em dezembro, liderou em Picapes, com 15.281 unidades emplacadas e 36,1% da categoria em geral – a Strada garantiu 66,7% das B-picapes e a Toro, 42% das C-picapes, ambas em primeiro lugar em seus segmentos.

Em Vans, a marca também foi a primeira em vendas, com 4.708 veículos e 53,5% de segment share. O Fiorino liderou sua categoria, como faz há dez anos (desde dezembro de 2013), com 3.485 unidades emplacadas (88,3% de participação em B-Vans). O Scudo em dezembro também levou a medalha de ouro entre as D-Vans com 261 unidades emplacadas e 25% de participação no segmento.

Abarth registra bons números

Fastback Abarth foi o veículo esportivo mais vendido em dezembro no Brasil, com 342 unidades | Foto: Divulgação

Divisão esportiva da Fiat que voltou ao Brasil em 2022 com o primeiro SUV da marca do escorpião no mundo, a Abarth também trouxe motivos para comemoração. Recém-lançado, o Fastback Abarth foi o veículo esportivo mais vendido em dezembro no Brasil com 342 unidades comercializadas (64 a mais que o segundo colocado, ou seja, cerca de 23% acima). No ano, foram 509 unidades do SUV cupê envenenado. Vale destacar que o modelo foi lançado no último trimestre do ano, em 26 de outubro. O Pulse Abarth também se destacou em 2023 e garantiu o lugar mais alto do pódio entre os esportivos, com 2.566 unidades emplacadas.

“O ano passado foi brilhante mais uma vez. Vendemos 45 mil carros a mais que em 2022 e mantivemos o patamar ótimo de cerca de 22% de participação, além da liderança do mercado pela Fiat, Abarth e Strada, que teve a importante novidade de passar a contar com motor turbo. Também atingimos a marca de meio milhão de veículos produzidos do Argo e do Mobi, em Betim, e do Toro, em Goiana”, diz Herlander Zola, vice-presidente sênior de Operações Comerciais da Stellantis no Brasil e de Veículos Comerciais Leves (LCV) para América do Sul.