Com 460 cv de potência e 650 km de autonomia, Scania lança o GH 460 6×2 a gás durante a Agrishow

Modelo é o grande destaque do estande da marca durante a 29ª edição da Agrishow, em Ribeirão Preto, São Paulo | Foto: Divulgação

A 29ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação) marcará o lançamento do novo caminhão a gás da Scania, com 460 cv de potência. O modelo será o grande destaque do estande da marca na versão 6×2. Há também no portfólio a inédita tração 6×4 no gás e a potência de 420 cv para atender de maneira completa a cadeia do Agro, formada pelos segmentos agrícola, madeira e de toda a cadeia sucroenergética. A feira será realizada de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

No estande da Scania estarão expostos o novo GH 460 6×2 a gás, o Super 560 R 6×4 (transporte de grãos), 560 G 6×4 XT (canavieiro) e 460 R 6×2 e o propulsor de 13 litros OC 13 (movido a gás) para os setores industrial e para geração de energia. No estande da Scania, estarão à disposição para o atendimento aos visitantes as equipes de vendas, serviços (para falar das Soluções Scania PRO, conectividade, Control Tower e outros benefícios), Scania Locação e serviços financeiros (Scania Banco – financiamentos e seguros – e Consórcio Scania) das Casas Scania Escandinavia e WLM Quinta Roda.

Em 2018, a montadora lançou a pioneira linha de caminhões movidos a gás natural (comprimido), liquefeito (gnl) e/ou biometano (100% sustentável), com início de vendas em 2019. A marca ajudou a criar e desbravar um mercado que não existia e fez parcerias com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás. Hoje, há os corredores azuis, a cobertura de gás por praticamente todo o litoral brasileiro e a rede de postos está expandindo para os interiores e Centro-Oeste. Para celebrar mais uma parceria e aproveitar a Agrishow, a equipe da Necta Gás estará no estande da Scania para explicar os benefícios do gás natural e do biometano. A região Noroeste de São Paulo, área de concessão da Necta Gás, é a que concentra a maior quantidade de usinas sucroenergéticas do Estado, com um enorme potencial para a distribuição, a partir de parcerias com novos supridores.

“A edição 2024 da Agrishow marcará a primeira exposição ao público do nosso novo caminhão a gás de 460 cv e autonomia de até 650 km. É mais um passo da nossa liderança na transição para um sistema de transporte mais sustentável”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “Vamos reforçar o comprometimento para apoiar com nossas soluções os clientes desses setores e suas demandas no campo e na rentabilidade dos negócios”, salienta.

De acordo com Nucci, o caminhão rodoviário Scania Super, nas trações 6×2 e 6×4, vem apresentando resultados muito positivos para os clientes com uma superior eficiência energética sobre a geração anterior, reduzindo o consumo de combustível em até 28%. “O modelo 6×2 é o Scania mais vendido do Brasil. No 6×4 com a chegada do Super ele está equipado com o novo eixo traseiro RB885 agora com o cardã no formato reto, ainda mais robusto e confiável. Ou seja, estamos atendendo o cliente do Agro e sua cadeia de forma completa”, conta.

460 cv e 234,6 kgfm de torque

Além dos oito cilindros laterais tradicionais, a marca amplia a autonomia com mais dois cilindros. Ele poderá percorrer até 650 km, rodando com maior autossuficiência pelas rotas já viabilizadas dos corredores azuis, até postos localizados estrategicamente para o reabastecimento.

“Essa autonomia vai nos permitir iniciar a atuação no Agro. Na versão 6×2, nas carretas de quatro eixos e bitrem de sete eixos, no transporte de cana, soja, milho e outros. Na versão 6×4, com mais potência e torque (234,6 kgfm) poderá tracionar composições de nove eixos para rodotrens, aliado ao aumento da autonomia. As soluções a gás e biometano têm enorme potencial na cadeia sucroalcooleira e do agronegócio. Com isso, os clientes vão poder utilizar nossa solução em novos fretes e operações”, salienta Gallao.

O GH 460 cv tem cabine alta Highline e pode ser configurado nas versões 4×2, 6×2 e 6×4. O motor de 13 litros desenvolve torque de 234,6 kgfm (1.000 @ 1.300 rpm). O entre-eixos é reduzido a 3,60 m, que permite o acoplamento a semirreboques de até 15,40 m costumeiramente chamados de “carretas 30-pallets”, além de aumento na capacidade de gás para até 300 metros cúbicos. Ele passa a fazer parte da gama X-gás.

Além dos oito cilindros laterais tradicionais, a marca amplia a autonomia com mais dois cilindros | Foto: Divulgação