Com 163 cv e prometendo 317 km de autonomia, 100% elétrico Neta X chega ao Brasil por preço inicial de R$ 194,9 mil
O SUV médio chinês Neta X chega ao mercado brasileiro com 163 cv de potência e prometendo 317 km de autonomia. O 100% elétrico é lançado no Brasil em três versões: X 400 (R$ 194,9 mil), X 500 (R$ 204,9 mil) e X Luxury (R$ 214,9 mil).
Com 4,61 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m de distância entre-eixos, o modelo oferece espaço para cinco adultos na cabine e acomoda 508 l no porta-malas. Com o banco traseiro rebatido, volume sobe para 1.388 l.
O Neta X tem tração dianteira e torque de 21,4 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 9,5 s e o alcance de sua bateria pode chegar a até 410 km (WLTP) ou 317 km segundo as regras do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. Trata-se da maior distância com uma única carga de bateria do segmento, garante a montadora. A eficiência energética do Neta X é de excelentes 0,54 MJ/km.
O modelo que chega ao Brasil está equipado com câmbio eletrônico. Não há o tradicional botão “iniciar”. Basta entrar no carro, pisar no pedal de freio e colocar o câmbio na posição “D” para o veículo estar apto a entrar em movimento.
Os freios são a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira). Há dois modos de assistência de direção elétrica (normal e esporte) e três modos de condução: Eco/Normal/Sport. O SUV tem suspensão dianteira McPherson e traseira multilink. Conta com estrutura leve e relação de carga do eixo dianteiro/traseiro de 50:50. Resultado: direção ágil e respostas precisas.
Já a capacidade de reboque é de até 1 tonelada quando o reboque possui freios. Sem o recurso de freio, o limite é de 750 kg. No rack de teto, o limite de peso é de 75 kg.
Duas opções de bateria
O Neta X é oferecido no mercado brasileiro em duas opções de bateria (ambas compostas de ferro fosfato e lítio – LFP). A primeira opção (que equipa a versão 400) tem capacidade de 52,49 kW/h, permitindo percorrer 323 km (WLTP) ou 258 km (PBEV). A segunda opção de bateria (versões 500 e 500 Luxury) conta com capacidade de 64,14 kW/h, elevando o alcance do veículo para 410 km (WLTP) ou 317 km (PBEV). O peso em ordem de marcha é de 1.670 kg ou 1.740 kg, respectivamente.
Em uma tomada convencional (AC), o tempo de carregamento completo (0 a 100%) é de 9 horas para o modelo de 52,49 kW/h e de 11 horas para a segunda opção. Em uma estação de carregamento DC são necessários 30 minutos para carregar a bateria de 30% para 80% – nas duas configurações de bateria.
As baterias são equipadas com o sistema térmico Hozon EPT4.0, que melhora o alcance e a eficiência de carregamento em 20% em condições extremamente frias. Contam com certificação IP68 à prova de poeira e à prova d’água, além de não apresentarem nenhuma falha de isolamento após 48 horas submersas em água.
Design
O design traduz a tecnologia do modelo, por dentro e por fora. O destaque na dianteira são as luzes afiladas, a grade ampla no para-choque e as linhas arredondadas, resultando em uma aerodinâmica bem trabalhada. As rodas são diamantadas e escurecidas, calçando pneus 225/60 R18.
Na parte de traz, chamam a atenção as lanternas integradas, cortando toda a parte superior da tampa do porta-malas (que possui abertura e fechamento elétrico por meio de botão, na versão 500 Luxury). Já o para-choque traseiro conta com toda a parte inferior em preto. O Neta X está disponível em cinco cores: branca, cinza, bege, azul e preta.
Interior premium
O interior é tecnológico, com foco na experiência sensorial dos ocupantes do veículo. Há duas opções de cor para o acabamento interno (preta e caramelo).
Modelo traz uma tela central grande, com design ultrafino, medindo 15,6” e em resolução full HD. A tela central é dividida em duas partes. Do lado esquerdo (mais próximo ao condutor) ficam fixos os comandos relacionados ao veículo (área funcional). O restante da tela é customizável.
O carro oferece 4 portas USB (duas tipo C) e 24 espaços de armazenamento na cabine, sendo um deles o um grande espaço sob o apoio de braço central. Ainda falando no console, há um carregador por indução de 15W ali.
Os assentos dianteiros têm encosto de cabeça integrado e privilegiam a segurança e o conforto dos ocupantes. O acabamento dos bancos conta com material sintético. Há suporte para ombros e função aquecimento, de maneira que o assento do motorista está equipado com função de boas-vindas, que facilita a entrada e saída do veículo.
O volante foi desenvolvido com estilo em “D flutuante” e traz ajuste de altura e distância. Carro oferece teto solar panorâmico de grandes dimensões com mecanismo antiesmagamento inteligente. Atrelado a este item está uma cortina elétrica que, junto com o vidro no teto, bloqueia 85% da incidência de luz e retém 99% de raios UV. O SUV conta, ainda, com um sistema rigoroso de controle de qualidade do ar dentro da cabine e há saída de ar-condicionado para os bancos traseiros.
Recursos Adas
A carroceira do SUV utiliza 75% de aço de alta resistência, com um habitáculo projetado para proteger todos os ocupantes. São seis air bags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina).
Além da carroceria, usa a tecnologia em prol da segurança e conforto. São várias funções Adas monitoradas por dois radares de ondas milimétricas, quatro radares ultrassônicos, quatro câmeras de monitoramento e uma câmera de alta percepção.
A versão 500 Luxury é equipada com vários recursos:
- “Chassi transparente”: a câmera panorâmica (540º) captura a estrada à frente e percebe através de um algoritmo especial o comportamento do chassi para antecipar perigos potenciais na estrada à frente
- DDW: sistema de monitoramento do motorista (que por meio de uma câmera na cabine percebe a expressão do motorista, como olhos fechados ou bocejo)
- Câmera de marcha à ré com marcadores auxiliares
- Assistente de permanência de faixa (LKA)
- Sistema emergencial de permanência em faixa (ELKS)
- Detecção de ponto cego (BSD)
- Alerta de mudança de faixa (LDW)
- Alerta de tráfego traseiro durante manobras (RCTA)
- Aviso de colisão frontal (FCW)
- Frenagem automática de emergência (AEB)
- Controle automático de velocidade adaptativo (ACC)
- Assistência de farol alto (HBA)
- Reconhecimento de sinalização de trânsito (TSR)
Testes e garantia
Antes de ser lançado, o Neta X passou por uma extensa e rigorosa bateria de testes, garante a montadora. Em seu desenvolvimento foram utilizadas mais de 300 unidades para testes, totalizando 1,6 milhão de km rodados, dos quais, 200 mil km dedicados exclusivamente à utilização dos recursos Adas. Ao todo, foram avaliados 487 itens nos veículos, em várias condições de rodagem e de terreno.
O Neta X chega ao Brasil com garantia de 5 anos para o veículo (ou 150 mil km) e de 8 anos para bateria e motor (180 mil km) – o que ocorrer primeiro.