Citroën C3 You: hatch compacto com desempenho de carro esportivo
O visual comportado do Citroën C3 You esconde o desempenho de um pequeno foguete. Os números falam por si: 0 a 100 km/h em 8,4 s com etanol e 8,5 s com gasolina, comparáveis a modelos maiores, mais potentes e caros. Só para se ter uma ideia, o Pulse Abarth (motor 1.3 turbo de 180 cv/185 cv) acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 com álcool e 8 s com gasolina. Essa nova versão foi lançada em agosto de 2024 com a proposta de ser o hatch turbo mais acessível do segmento, abaixo dos R$ 100 mil. Mas diante dessas acelerações vitaminadas, como fica o consumo? É uma compra que vale a pena? Confira as qualidades e defeitos nas Impressões ao Dirigir.
A Citroën acertou em cheio ao instalar no C3 You o motor Turbo 200, usado pela Stellantis em diversos modelos maiores e mais pesados, como Fiat Fastback, Peugeot 2008 e no recém-chegado Citroën Basalt. Esse 1.0 de 3 cilindros é equipado com turbo, injeção direta e sistema de comando de válvulas Multiair 3, rendendo potência máxima de 125 cv com gasolina e 130 cv com álcool (ambos a 5.750 rpm), bem como torque de 20,4 kgfm com qualquer um dos combustíveis (a apenas 1.750 rpm). Esse, portanto, é o segredo da mágica: uma potência considerável aliada ao baixo peso, que no caso do You é de 1.115 kg. O competente câmbio CVT com 7 marchas simuladas ajuda a potencializar esse bom rendimento, levando o carro às máximas de 194 km/h com etanol e 192 km/h com gasolina.
Na prática, esses números se traduzem em arrancadas e retomadas rápidas, surpreendendo quem nunca teve a oportunidade de conferir do que essa motorização é capaz. Basta pisar pouco para o C3 andar muito, o que torna a condução divertida e prazerosa na cidade e na estrada. O Turbo 200 é muito superior em desempenho ao motor 1.6 anteriormente oferecido na linha C3 (113 cv com gasolina e 120 cv com álcool, bem como 15,4 kgfm e 15,7 kgfm de torque, respectivamente), que permitia acelerar de 0 a 100 km/h em 11,8 s com gasolina e 11 s com álcool e atingir velocidade máxima é de 180 km/h com qualquer um dos combustíveis.
Em relação às versões 1.0 equipadas com motor Fiat Firefly 1.0 de 3 cilindros aspirado (75 cv com álcool e 70 cv com gasolina, bem como torque de 10 kgfm com gasolina e 10,7 kgfm com álcool), chega a ser uma covardia, mas mesmo assim aqui vai: 0 a 100 km/h em 16,3 s com gasolina e 15 s com álcool, bem como velocidade máxima de 160 km/h com qualquer um dos combustíveis. Ou seja: o 1.0 aspirado demora quase o dobro do tempo do 1.0 turbo (confira aqui o teste da versão 1.0).
A suspensão é macia, proporcionando bons níveis de conforto, mas essa configuração bem que merecia um ajuste mais firme. Para receber este powertrain, porém, outros componentes foram recalibrados, como suspensão e direção elétrica. Para suportar a maior cavalaria, o sistema de freios foi redimensionado.
Ao lado esquerdo do volante, com um visual retangular e pouco esportivo, está a tecla Sport, que eleva os giros do motor para uma condução mais irada. E, respondendo à pergunta feita no primeiro parágrafo, o melhor de tudo é que o consumo não é sacrificado: a montadora promete, com álcool, 7,8 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada. Com gasolina, esses números são de 11 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada. Como o exemplar enviado pela montadora estava abastecido com gasolina, ao longo dos 607 km de testes foi possível atingir as médias de 10 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. Bons números, mas na estrada poderia ser ainda melhor, chegando à casa dos 15 km/l.
O modelo traz, de série, pintura em dois tons, diferenciando-se das demais versões pelos apliques laterais e detalhes em azul nas molduras dos faróis de neblina, mesma cor utilizada no logo com o nome da versão localizado na lateral. As rodas aro 15” pretas, calçadas com pneus 195/65 R15, também são exclusivas.
Dimensões e capacidades
O modelo tem 3,98 m de comprimento, 2,54 m de entre-eixos, 1,59 m de altura e 1,73 m de largura, dimensões que proporcionam bom espaço interno para quatro adultos, inclusive para as pernas e a cabeça de quem vai atrás. Porta-malas comporta 315 litros e, o tanque de combustível, 47 litros.
Internamente, o design é caprichado, mas exceto por uma faixa azul que atravessa a faixa central do painel e se estende às molduras das saídas de ar, há excesso de plásticos duros. Os comandos dos vidros elétricos traseiros estão localizados no console central, próximo à lateral dos bancos dianteiros, exigindo que motorista e passageiros estiquem o braço para acioná-los.
Equipamentos
Entre os principais equipamentos de série, destaque para o sistema multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25” dotado de Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante, câmera de ré, seis alto-falantes, ar-condicionado, monitoramento de pressão dos pneus, indicador de troca de marcha, banco do motorista com regulagem de altura e barras longitudinais no teto. Versão testada também era equipada com bancos em material sintético.
Preço
O You atualmente ocupa o topo da linha C3. No seu lançamento, custava R$ 95,99 mil, mas hoje aparece no site da montadora por R$ 96,99 mil, pois há bônus de R$ 4 mil em relação ao valor de tabela de R$ 100,99 mil. A cor branco Branquise, como a do exemplar testado, acrescenta mais R$ 1.000,00.
As demais versões são todas equipadas com câmbio manual de 5 marchas e motor Firefly 1.0 de 3 cilindros aspirado: Live (R$ 77,59 mil), Live Pack (R$ 85,39 mil) e Feel (R$ 88,29 mil).
Resumo da Resenha
Desempenho esportivo, visual moderno e bom espaço interno são os principais atributos do C3 You, que no entanto carece de equipamentos como o piloto automático tradicional. É uma opção interessante para quem tem R$ 100 mil e gosta de acelerar, mas não quer tornar-se sócio de um posto de combustíveis. O “fogo amigo”, porém, vem de dentro da própria Stellantis: o Peugeot 208 Allure – equipado com o mesmo motor turbo e nível equivalente de equipamentos, mas com um acabamento mais esmerado – é páreo duro para o C3 You.