Chineses em dose dupla: Omoda E5 é um 100% elétrico que roda 345 km e Jaecoo 7 é um híbrido que atinge incríveis 1.200 km

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São Paulo – Com foco no design, desempenho e autonomia, dois lançamentos eletrificados desembarcam no Brasil diretamente da China: Omoda E5 e Jaecoo 7. Enquanto o Omoda E5 é um 100% elétrico com 204 cv e autonomia de 345 km que chega às lojas por R$ 209,99 mil, o Jaecoo 7 consiste em um híbrido de 339 cv que promete autonomia de incríveis 1.200 km, custando a partir de R$ 229,99 mil. As duas novidades foram apresentadas à imprensa especializada nesta terça (15/4) e quarta-feira em São Paulo.

Elétrico Omoda E5 tem 204 cv e custa R$ 209,99 mil, enquanto híbrido Jaecoo 7 tem 339 cv e preço inicial de R$ 229,99 mil | Foto: Divulgação

Omoda (pronuncia-se Ômôda) e Jaecoo (pronuncia-se Jêicôu) são duas gigantes pertencentes à Chery que se se unem para vender carros no Brasil, não descartando até produzir veículos no País no futuro. Afinal, a Chery tem fábrica em Jacareí, São Paulo, que no entanto está há três anos desativada. A Omoda & Jaecoo Brasil já nasce com 55 concessionárias espalhadas pelo território nacional. Todas foram inauguradas simultaneamente nesta terça-feira e seguem os mesmos padrões visual e físico, divididas ao meio, com carros de Omoda de um lado e da Jaecoo de outro.

“O design moderno dos modelos é um dos nossos principais diferenciais de vendas, pois as pesquisas comprovam que o visual é um dos fatores determinantes para a compra de um carro pelo consumidor brasileiro”, enfatiza o diretor de Marketing da Omoda & Jaecoo Brasil, Thiago Marques. A garantia é de 7 anos para o carro e 8 anos para o conjunto elétrico. Confira todos os detalhes dos modelos, bem como as impressões ao dirigir na pista do Autódromo Capuava, em Indaiatuba, interior de São Paulo.    

Elétrico Omoda E5 tem autonomia de 345 km e custa R$ 209,99 mil

Omoda E5 acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 s e atinge velocidade máxima de 172 km/h | Foto: Divulgação

Equipado com um motor elétrico no eixo dianteiro, o Omoda E5 é um SUV de linhas fluidas e interior requintado. O modelo chega em versão única por R$ 209,99 mil.

São 204 cv de potência a 16.000 rpm e 34,69 kgfm de torque disponíveis quase instantaneamente, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em 7,6 s e velocidade máxima de 172 km/h. Para sair com o carro, não há necessidade de dar a partida ou liberar freio de estacionamento. Aliás, nem sequer existem botões para essas funções. Basta que o motorista esteja com a chave presencial do veículo e acione as funções D (Drive) ou R (ré) no comando ao lado do volante para que o sistema entenda que está pronto para rodar.

SUV de linhas fluidas tem 4,42 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,59 m de altura | Foto: Divulgação

Na pista do autódromo, o carro impressionou pelo vigor das acelerações e retomadas, bem como pelo conforto da suspensão, que na traseira utiliza o sistema multilink. Modelo tem 4,42 m de comprimento, 2,63 m de entre-eixos, 1,83 m de largura e 1,59 m de altura, pesando 1.710 kg. No porta-malas, cabem 340 litros de bagagens, segundo a montadora.  As rodas aro 18” são calçadas com pneus 215/55.

A bateria de 61,1 kWh proporciona uma autonomia real de 345 km, o equivalente a 44,7 km/l em um carro a gasolina, com uma  taxa de eficiência de 177 Wh/km. Como a potência máxima de carregamento é de 80 kW, 80% da bateria podem ser repostos em cerca de 30 minutos com a utilização de uma estação de carregamento de 80 kW.

O interior é clean e tecnológico, contando com duas telas digitais: cluster de 10,25” e multimídia de 12,3”. O sistema de entretenimento conta oferece conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Materiais de acabamento têm boa qualidade e são macios ao toque. Entre os equipamentos de série, destaque para tecnologia de controle de voz inteligente, câmera 540°, sistema de som com 6 alto-falantes, carregador de celular por indução de 50 W e bancos em material sintético imitando couro.

Interior é tecnológico, contando com duas telas digitais: cluster de 10,25” e multimídia de 12,3” | Foto: Divulgação

Em relação aos assistentes semiautônomos de condução, o Omoda E5 está igualmente bem servindo, contando com Piloto automático adaptativo (ACC), Assistente de centralização de faixa de rodagem (LCA), Sistema de monitoramento de fadiga do condutor (DMS), Assistente ativo de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado (RCTB), Assistente de congestionamento (TJA), Sistema automático de frenagem de emergência (AEB) e Alerta de prevenção de colisão frontal (FCW) com detecção de veículos, pedestres e ciclistas, entre outros.   

Híbrido Jaecoo 7 tem 339 cv, roda 1.200 km e custa a partir de R$ 229,99 mil

Ampla grade dianteira é uma característica marcante, assim como as maçanetas embutidas | Foto: Divulgação

Com visual moderno mas ao mesmo quadradão, inspirado em SUVs raiz, o híbrido plug-in Jaecoo 7 SHS promete uma autonomia total superior a 1.200 km. Em testes realizados por jornalistas especializados chegou, inclusive, a rodar 1.400 km andando a velocidades entre 80 km/h e 100 km/h. Mas apenas no modo elétrico, a autonomia é bem menor, de 79 km, proporcionada pela bateria de lítio de 18,3 kWh que pode ter 80% da carga recarregada em apenas 20 minutos utilizando um carregador de 40 kW. São duas versões: Luxury (R$ 229,99 mil) e a topo de linha Prestige (R$ 249,99 mil).

Jaecoo 7 tem 4,50 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,67 m de altura | Foto: Divulgação

O Jaecoo 7 é equipado com dois motores: o  1.5 turbo com injeção direta de 4 cilindros a gasolina de 135 cv (entre 1.750 rpm e 5.200 rpm) e um elétrico com 204 cv (5.500 rpm), totalizando potência combinada de 339 cv e torque de 52 kgfm. A transmissão de dupla embreagem (DCT) tem 7 velocidades e 4 modos de condução: Elétrico puro, Híbrido em série, Híbrido paralelo e Recuperação de energia.

Assim como ocorre no Omoda E5, no Jaecoo 7 não há necessidade de dar a partida ou liberar freio de estacionamento, bastando acionar as funções D (Drive) ou R (ré) no comando ao lado do volante para que o sistema entenda que está pronto para rodar. Na pista, o SUV mostrou desempenho esportivo e boa estabilidade, mesmo nas tocadas mais fortes. Suspensão traseira é do tipo multilink.

Dois motores: o 1.5 turbo com injeção direta de 4 cilindros de 135 cv e um elétrico com 204 cv | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

Modelo tem 4,50 m de comprimento, 2,67 m de entre-eixos, 1,86 m de largura e 1,67 m de altura, pesando 1.795 kg. Porta-malas comporta 500 litros e o tanque de combustível, 60 litros.  

Quando visto de determinados ângulos, o design lembra modelos da Land Rover. A ampla grade dianteira é uma característica marcante, assim como as maçanetas embutidas. Uma curiosidade é que os faróis dianteiros têm o mesmo formato afilado e retangular das lanternas traseiras. As rodas aro 19” são calçadas com pneus 235/50.

O interior é espaçoso e tem acabamento caprichado. A tela multimídia vertical de 14,8” oferece conectividade avançada para  smartphones (Apple CarPlay e Android Auto sem fio) e função de reconhecimento facial. Quando a ré é engatada, as imagens captadas pela câmera 540° são exibidas no multimídia. Teto solar panorâmico é item de série.

Interior é espaçoso e oferece tela multimídia vertical de 14,8” | Foto: Divulgação

Quanto aos itens de assistência à condução, versão de entrada Luxury já vem com Piloto automático adaptativo (ACC), Sistema automático de frenagem de emergência (AEB) e Alerta de prevenção de colisão frontal (FCW) com detecção de veículos, pedestres e ciclistas.

Porém, somente a topo de linha Prestige traz Assistente de centralização de faixa de rodagem (LCA), Alerta de prevenção e colisão traseira (RCW) e Monitoramento de fadiga do condutor.

Viagem a convite da Omoda & Jaecoo

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