Chinesa Neta Auto anuncia lançamento de 3 modelos eletrificados e até fábrica no Brasil
Mais uma chinesa desembarca no Brasil: a Neta Auto, que anuncia 3 carros eletrificados e até uma fábrica. Os modelos serão lançados já no segundo semestre deste ano. A montadora não confirma quais são, mas entre os cotados estão o sedã elétrico GT (até 462 cv de potência) e os SUVs L e X.
A marca pertence ao grupo Hozon New Energy Automobile, um gigante fornecedor global de tecnologia. Com quase dez anos de existência, a Neta Auto é considerada na China uma startup e já acumula mais de 400 mil carros vendidos mundialmente. Resultado de uma estratégia global, com um investimento total de mais de R$ 15 bilhões. Atualmente, possui mais de 9.000 funcionários e mais de 3.000 patentes de tecnologia.
Em 2023, a Neta Auto superou a marca de 20.000 unidades vendidas no mercado externo (fora da China). Foi a que mais vendeu entre marcas de EV com menos de dez anos na China. Nos primeiros quatro meses de 2024, continuou em primeiro lugar entre as marcas de startups no país asiático.
Planos arrojados
A Neta Auto tem um plano arrojado globalmente. A matriz da empresa fica em Shangai, na China. Além desta, a empresa estabeleceu uma segunda sede, em Hong Kong, voltada exclusivamente para as operações fora do mercado chinês (overseas). A marca já está presente em cinco continentes, com seis subsidiárias e cinco fábricas operantes, mais uma em construção.
E as próximas fábricas da empresa já estão definidas: Brasil e México. O plano da empresa é estabelecer uma linha de produção (KD) no País, que atenderá toda a América do Sul. Mas antes da fábrica, a Neta Auto inicia suas operações no Brasil importando carros da China com concessionárias nas localidades de maior volume de vendas de automóveis no País. Como os modelos serão comercializados já no segundo semestre, o número de concessionárias nomeadas ainda está crescendo.
A Neta expandirá sua rede global de vendas de forma exponencial. Atualmente, a empresa conta com 130 concessionárias instaladas fora da China, distribuídas em 35 países e regiões. Até o fim do ano o plano é aumentar o número (chegando a 50 países e regiões, incluindo o Brasil) com mais de 500 pontos de venda instalados fora da China. Especificamente na China, a empresa terá quase 600 concessionárias instaladas naquele mercado até dezembro. Para 2025, a meta é chegar a 1.000 pontos de vendas.
Sete modelos no portfolio
A Neta Auto tem sete carros em seu portfólio, que é dedicado ao mercado de consumo de massa, apresentando novos modelos a cada ano e cobrindo os mais variados segmentos (do A ao E). A marca também desenvolveu a plataforma automotiva ”Shanhai”.