Com 75 cv de potência e 280 km de autonomia, 100% elétrico BYD Dolphin Mini é lançado por R$ 115,8 mil

Principal responsável pela derrubada dos preços dos carros elétricos no Brasil, a BYD surpreende novamente o mercado ao lançar seu novo modelo, o Dolphin Mini, por R$ 115,8 mil, R$ 34 mil a menos que o Dolphin EV, comercializado a R$ 149,8 mil. Os primeiros compradores recebem bônus de R$ 10 mil e um carregador para ser instalado na garagem, que custa cerca de R$ 7 mil. Portanto, para esses clientes que fazem a pré-reserva, o carro acaba custando R$ 98,8 mil. Modelo tem 75 cv de potência e 13,77 kgfm de torque, podendo rodar 280 km, conforme o padrão Inmetro. Desde o último domingo, 6.172 carros já foram reservados.

Subcompacto: hatch tem 3,78 m de comprimento, 2,50 m de entre-eixos, 1,71 m de largura e 1,58 m de altura | Foto: Divulgação

O mais novo 100% elétrico disponível para compra no Brasil acaba de ser apresentado pela montadora de forma on-line. Por fora, fica evidente o tamanho compacto do modelo, que tem 3,78 m de comprimento e 2,50 m de entre-eixos. Já a largura totaliza 1,71 m e, a altura, 1,58 m. Carro pesa 1.239 kg e, no porta-malas, cabem 230 litros, volume que aumenta para 930 litros sempre que os bancos traseiros forem rebatidos. Rodas aro 16 são calçadas com pneus 175/55.

No porta-malas, cabem 230 litros, volume que aumenta para 930 litros sempre que os bancos traseiros forem rebatidos | Foto: Divulgação

Internamente, o Mini segue o design dos demais modelos da marca, como o próprio Dolphin e Yuan Plus. Conforme números de fábrica, o hatch acelera de 0 a 100 km/h em 14,9 s e atinge 130 km/h de velocidade máxima. A bateria Blade tem capacidade de 38 kWh e pode ter até 80% da sua carga regenerada em 30 minutos, garante a BYD.

Bom nível de equipamentos, mas falta ACC

Internamente, o Mini segue o design dos demais modelos da marca | Foto: Divulgação

O carro vem bem equipado, mas faltam itens de assistência à condução que se espera em um elétrico. Por exemplo: o piloto automático é tradicional, e não adaptativo (ACC).

De série, o Mini traz Assistência de partida em rampa (HHC), sistema de monitoramento de calibragem de pneus (TPMS), freio de estacionamento eletrônico (EPB), função Autohold (AVH), sensores de estacionamento e câmera de ré automática.

Combina a função do Brake Booster com os freios ABS, frenagem regenerativa, controle de estabilidade. Incorpora ainda funcionalidades a mais, como o VDC (Controle Dinâmico Veicular), que integra o controle de tração, assistência hidráulica de frenagem, distribuição eletrônica de frenagem e tecnologia de frenagem confortável.

O Mini tem uma construção composta por 61% de aços de alta resistência, protegendo seus ocupantes contra impactos. Além de 6 air bags, vem com o Controller Deceleration Partner (CPD), um sistema de frenagem de emergência através do freio de estacionamento eletrônico.

Tela com rotação elétrica

O sistema multimídia ICS (Intelligent Cockpit System) tem tela flutuante de 10,1″ e rotação elétrica. Há modo de tela dividida (função GPS/Spotify), além de conexão 4G e armazenamento em nuvens disponíveis no ICS. Também conta com carregamento por indução para smartphone, além de portas USB-A, USB-C e tomada 12V. Já o painel de instrumentos LCD de 7” oferece diversas informações do veículo ao motorista

Outro destaque é inteligência por voz nativa, onde alguns comandos podem ser acionados, em português, pelo próprio usuário. A conectividade é reforçada pelo Android Auto e Apple CarPlay.

O Dolphin Mini conta, ainda, com vidros elétricos, câmera de ré,função “Follow me Home”,retrovisores com aquecimento, descongelamento e ajuste elétrico, além de rebatimento manual. Carro tem direção elétrica e o volante com ajuste manual de altura e profundidade.

Conforme números de fábrica, o hatch acelera de 0 a 100 km/h em 14,9 s e atinge 130 km/h de velocidade máxima | Foto: Divulgação

Garantia de 8 anos para a bateria

São quatro cores: branco Apricity (interior rosa e azul escuro), preto Polar Night (interior azul escuro), rosa Peach (interior Rosa) e verde Sprout (interior azul claro). A garantia do modelo é de cinco anos ou 500 mil quilômetros. Já a bateria Blade tem garantia de 8 anos, sem limite de quilometragem. A empresa chinesa vai montar carros elétricos e híbridos no Brasil, na fábrica que comprou da Ford em Camaçari, na Bahia.