BYD Dolphin Plus traz sistemas semiautônomos e tem 204 cv, mais que o dobro da potência do Dolphin EV

Modelo pode rodar 427 km no ciclo WLTP e, pelo Inmetro, estima-se que autonomia deverá ficar na casa dos 315 km | Foto: Adair Santos/Carros e Carangas

São Paulo – Mais potente, equipado e com maior autonomia. O BYD Dolphin Plus desembarca no Brasil por R$ 179,8 mil ampliando as opções de modelos 100% elétricos. Com 204 cv de potência e 31,63 kgfm de torque, sistemas semiautônomos de condução, pode rodar 427 km no ciclo WLTP – a medição pelo padrão Inmetro ainda não foi realizada, mas estima-se que deverá ficar na casa dos 315 km. Durante o lançamento da nova configuração, realizado na capital paulista nesta quinta-feira (28), a montadora chinesa também apresentou o Dolphin Diamond, que traz o mesmo powertrain (95 cv de potência e 18,36 kgfm de torque) e autonomia (291 km pelo Inmetro) do Dolphin EV, inclusive o preço (R$ 149,8 mil), mas com o diferencial da cor preta da carroceria.       

O modelo foi apresentado de forma estática e, neste primeiro momento, não foi possível realizar o test-drive para conferir o seu desempenho. O gerente de Homologação da BYD no Brasil, Aikel Mansour, revela que, do ponto de vista da engenharia, um dos principais diferenciais do Dolphin Plus em relação ao Dolphin EV é a suspensão traseira multilink. A bateria tem capacidade para 60,48 kWh e o carro acelera de 0 a 100 km/h em 7 s, atingindo 160 km/h.  

Rodas aro 17″ com design exclusivo e pintura bitom da carroceria são diferenciais externos | Foto: Divulgação

Externamente, o Dolphin Plus conta com teto panorâmico, rodas aro 17” com design exclusivo e quatro combinações para carroceria e teto: azul Surfing com cinza Dolphin; preto Delan com cinza Atlantis; rosa Afterglow com cinza Dolphin e branco Ski com cinza Dolphin.

Em termos de tecnologia, o novo modelo vem com piloto automático adaptativo, sistema de detecção de ponto cego, assistente de faixas, leitor de placas de velocidade, alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro com auxílio de frenagem, além de sensor de pressão nos pneus.

Por dentro, ótimos acabamentos e teto solar panorâmico são destaques | Foto: Divulgação

Também traz Apple Carplay, Android Auto e comandos de voz em que o motorista pode solicitar ações como: “Hi BYD, ligue o Spotify” e “Hi BYD, me guie para casa”. Com o aplicativo BYD, é possível abrir e trancar o carro pelo celular, programar o ar-condicionado e até verificar o nível da bateria sem estar dentro do veículo.

O Dolphin Plus ainda vem com a função sistema VtoL (Vehicle to Load). Com o uso de um adaptador, a bateria do veículo pode se transformar em uma fonte de energia e alimentar equipamentos externos, como uma cafeteira, um notebook e outros aparelhos.

A tecnologia BYD traz o OTA (over the air), que permite fazer atualizações no sistema do carro a distância, assim como ocorre com os smartphones. O proprietário do Dolphin recebe uma mensagem no painel de que existe uma atualização disponível e faz o download quando estiver estacionado e em segurança.

Os bancos dianteiros possuem regulagem elétrica e aquecimento. No interior do carro, há mais de 20 espaços de armazenamento, além de carregamento por indução para smartphones no console.

Bancos dianteiros em formato de concha contam com regulagem elétrica e aquecimento | Foto: Divulgação

O Dolphin Plus conta ainda, de fábrica, com equipamentos como multimídia de 12,8”, câmeras 360° e visão panorâmica. “A BYD é a maior fabricante de veículos elétricos do mundo e vai trazer o que tem de melhor para o Brasil, popularizando a eletromobilidade por meio de veículos elétricos e híbridos”, adianta o diretor de Vendas da BYD no Brasil, Henrique Antunes. Em julho, a gigante chinesa oficializou a compra da fábrica que pertencia à Ford na Bahia, por R$ 3 bilhões. O Dolphin EV e o híbrido plug-in Song Plus DM-i são dois modelos cotados para serem montados em Camaçari quando a unidade entrar em operação, no segundo semestre de 2024.     

Versão Diamond traz o mesmo pacote de equipamentos do Dolphin EV

Cor preta é o único diferencial da nova configuração Diamond em relação ao Dolphin EV | Foto: Divulgação

A versão Diamond traz o mesmo nível de equipamentos do Dolphin, lançado em junho deste ano e que já vendeu cerca de 5 mil unidades.

O modelo utiliza a e-Platform 3.0, especialmente desenvolvida pela BYD para veículos puramente elétricos, e é equipado com a bateria Blade de 44,9 kWh. Na avaliação do Inmetro, o Dolphin é o veículo com melhor eficiência energética disponível no Brasil, ou seja, ele é o que melhor aproveita a capacidade da bateria com 0,42MJ/km. O carro pode ser recarregado utilizando um adaptador plugado a uma tomada comum de 127 ou 220V. Já nos carregadores de média e alta potência, a bateria pode ir de 20% a 80% de carga em menos de meia hora.

Conforme a fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,9 s e a velocidade máxima é de 160 km/h. O modelo tem 4,12 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,57 m de altura. As rodas aro 16” são calçadas com pneus 195/60. No porta-malas, cabem 285 litros de bagagens

Garantia de 8 anos e revisões gratuitas

A garantia para o Dolphin Plus e o Dolphin Diamond é de oito anos ou 200 mil km rodados para os motores elétrico e controller. A bateria Blade conta, ainda, com garantia de oito anos sem limite de quilometragem.

Outro grande atrativo da BYD é que toda a linha de automóveis 100% elétricos da marca conta com 5 anos de revisão gratuita ou 100 mil km.

Viagem a São Paulo a convite da BYD