BYD apresenta motor híbrido flex que vai ser usado no Song Pro, primeiro modelo nacional da marca

Song Pro será um dos destaques do portfólio nacional, equipado com um motor 1.5 flex que combina gasolina e etanol | Foto: Divulgação

Em uma visita técnica às obras da fábrica em Camaçari (BA), que será a maior unidade da BYD fora da China, nesta segunda-feira (2 de dezembro), representantes da BYD, líder no Brasil e no mundo na vendas em veículos 100% elétricos e híbridos, apresentaram o seu novo motor flex para os modelos híbridos, que vão poder combinar a tecnologia da bateria elétrica com a eficiência do etanol. O primeiro modelo fabricado no Brasil a usar esse propulsor será o Song Pro. Outra novidade é que o BYD Dolphin Mini, carro 100% elétrico mais vendido do País, será o segundo modelo oficialmente a ser produzido na fábrica de Camaçari. Versátil, tecnológico e muito econômico, o modelo conquistou os brasileiros. Na ocasião, a BYD anunciou também a contratação de 10 mil trabalhadores para a fábrica, entre janeiro e agosto de 2025, reforçando seu compromisso com o País e o desenvolvimento do mercado automotivo. No total, a previsão agora é do complexo gerar um total de 20 mil empregos diretos e indiretos.

A partir de janeiro, a BYD anunciará os detalhes de um programa de contratações que promete movimentar profissionais da Bahia e de outros Estados. O cronograma prevê a abertura de 2 mil vagas em janeiro, 3 mil em maio e 5 mil em agosto. Os novos colaboradores serão integrados a diversas áreas da nova fábrica, reforçando o compromisso da empresa com a geração de empregos e o desenvolvimento econômico regional. “Com a contratação de 10 mil trabalhadores, estamos não apenas impulsionando a economia local, mas também contribuindo para o desenvolvimento de uma cadeia de valor mais verde e eficiente. A BYD está transformando Camaçari no Vale do Silício da América Latina. Estamos construindo um grande centro de P&D, treinando engenheiros e técnicos locais para liderarem em inovação. E isso é apenas o começo”, afirma Stella Li, CEO Américas e Europa e vice-presidente executiva global da BYD.

A BYD também celebrou outro marco importante em novembro, com um recorde de vendas no País, somando um total de 12.308 veículos. “Nossa meta é consolidar a BYD entre as três marcas que mais vendem no País nos próximos cinco anos. Esperamos um aumento contínuo nas vendas de modelos híbridos e elétricos, acompanhando o crescimento do mercado e a expansão de nossa infraestrutura no Brasil. Hoje a BYD já conta com mais de 150 concessionárias em todos os Estados”, destaca Alexandre Baldy, vice-presidente Sênior da BYD no Brasil e head comercial e marketing da BYD Auto.

Motor flex para híbridos

O propulsor flex também será fabricado em Camaçari, na Bahia | Foto: Divulgação

A BYD anunciou também a chegada de um marco na mobilidade: o desenvolvimento de um motor flex para seus modelos híbridos. Essa tecnologia inovadora combina o etanol, um combustível verde amplamente produzido no Brasil, com a eletricidade, oferecendo uma solução sustentável e adaptada ao mercado local.

Além de aproveitar o potencial do etanol, o motor flex da BYD também melhora a eficiência do veículo, reduzindo a diferença de rendimento em relação à gasolina e garantindo um desempenho superior em diversas condições. O projeto contou com a colaboração de mais de 100 engenheiros chineses e brasileiros, reforçando a cooperação entre os dois países e o desenvolvimento de tecnologias que unem inovação e sustentabilidade.

Primeiro SUV híbrido plug-in flex nacional

O modelo pioneiro Song Pro será um dos destaques do portfólio nacional, equipado com um motor 1.5 flex que combina gasolina e etanol. A tecnologia, baseada na plataforma DM-i, alia eficiência energética e desempenho com preços competitivos em relação aos veículos tradicionais. O motor flex será fabricado em Camaçari. “Estamos entusiasmados em produzir no Brasil o primeiro SUV híbrido plug-in flex, uma inovação que combina tecnologia de ponta e sustentabilidade. Com o início da produção em Camaçari, o complexo posiciona o Nordeste como um polo estratégico de inovação, sendo referência para a América Latina”, completa Alexandre Baldy.

Evolução das obras

As obras da nova fábrica da BYD, que começaram oficialmente há menos de nove meses, estão em ritmo acelerado. A fase 1.1 do projeto engloba o galpão para a montagem dos carros no sistema SKD (Semi Knocked Down), a fábrica de inspeção final e as pistas de teste de velocidade e obstáculos. A conclusão desta fase está prevista para começar após o carnaval de 2025.

Em seguida, as obras vão se concentrar na fase 1.2, que contempla a produção completa de veículos elétricos e híbridos e terá 28 novas edificações e 2 pátios. A produção plena dos modelos deve começar ainda em 2025. Com esses avanços, a BYD reforça seu compromisso com a produção local e a expansão do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

A nova planta terá capacidade para produzir até 150 mil veículos por ano na primeira fase de operação e 300 mil unidades na segunda fase. O número de vagas também deu um salto de 10 para 20 mil postos de trabalhos diretos e indiretos.

A BYD é líder mundial na produção e venda de veículos eletrificados (100% elétricos e híbridos) e está na vanguarda da transição para uma mobilidade mais verde e sustentável. Greentech comprometida em desenvolver soluções que reduzam a dependência de combustíveis fósseis, a companhia oferece um ecossistema que abrange desde a geração de energia através de painéis solares, o armazenamento em baterias e o uso em carros híbridos e elétricos de alta performance e economia. Fundada em 1995, a BYD é uma empresa líder em tecnologia dedicada a impulsionar inovações para uma vida melhor

Recordes no Brasil e no mundo

Em todo o mundo, a BYD vendeu um total de 504.003 veículos de passeio apenas no mês de novembro, um crescimento de 67,2% em relação ao mesmo número do ano passado. O total de vendas em 2024 já chega a mais de 3,7 milhões de unidades.

No Brasil, novembro também foi um mês histórico com o sucesso da Black Friday. Foram comercializadas 12.308 unidades nas concessionárias de todo o País. O número de emplacamentos foi o maior já registrado e chegou a um recorde de 8.037. Com isso, nos 11 meses deste ano, o total de carros vendidos pela BYD ultrapassa a marca de 66 mil veículos, um crescimento de 272% em relação ao ano passado.

Além de estar em primeiro lugar entre as marcas que mais vendem modelos híbridos, a BYD domina o mercado de 100% elétricos com mais de 7 carros da marca a cada 10 vendidos no Brasil. Em novembro, alcançou uma inédita sexta posição nas vendas a varejo entre todas as montadoras, e, considerando o total de vendas no mês, incluindo canais diretos, subiu para a nona posição no ranking nacional. Esses resultados representam mais um passo rumo ao objetivo estratégico de estar entre as três maiores montadoras do País nos próximos cinco anos, reforçando o compromisso da empresa com inovação e sustentabilidade.

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