Bolt EUV chega ao Brasil por R$ 279,99 mil, mas sairá de linha até o final de ano, enquanto Blazer e Equinox elétricos são confirmados para 2024
O Bolt EUV – versão SUV do hatch Bolt EV – começa a ser vendido no Brasil por R$ 279,99 mil, em um lote de 200 unidades. São R$ 49 mil a menos que o Bolt EV, que estava sendo comercializado por R$ 329 mil, mas deve ter seu preço reposicionado, podendo ficar abaixo inclusive do Bolt EUV. De qualquer maneira, são poucas unidades ainda disponíveis. O mais incrível de tudo é que tanto o Bolt EUV quanto o Bolt EV sairão de linha no final deste ano. No mesmo dia (9 de maio), a GM confirmou que trará ao Brasil, em 2024, Blazer EV e Equinox EV, dentro do seu plano de investir US$ 35 bilhões (cerca de R$ 175 bilhões) até 2025 para desenvolver e lançar globalmente 30 novos veículos elétricos.
Mas o que está por trás desta incomum estratégia da GM em lançar um carro como o Bolt EUV, que já está com os dias contados? As duas versões têm o papel de pavimentar o caminho elétrico que a montadora pretende trilhar a partir de agora. Nem carros a combustão, nem híbridos fazem parte dos projetos da GM, apenas 100% elétricos. Foi a própria CEO global da montadora, Mary Barra, que anunciou a aposentadoria desses dois modelos em 25 de abril de 2023. Um dos principais motivos é que ambos não utilizam a nova plataforma modular Ultium, sobre a qual serão construídos todos os novos veículos, desde compactos e superesportivos até picapes grandes. Dessa forma, Bolt EV e Bolt EUV darão lugar a carros como Blazer EV e Equinox EV na fábrica de Michigan, Estados Unidos (EUA).
Outro fator preponderante é o atraso registrado na chegada de um novo lote do Bolt EV, causando reflexos no calendário do irmão SUV. Isso porque no final de 2022, 140 mil unidades do Bolt EV, produzidas entre 2017 e 2022 e vendidas para Estados Unidos e Canadá, foram convocadas para recall. O motivo era o risco de incêndio no carpete causado pelo acionamento do pré-tensionador do cinto de segurança após uma eventual colisão.
Em agosto de 2021, milhares de unidades do Bolt EV comercializadas na América do Norte já haviam sido alvo de um recall devido ao risco de sobrecarga das baterias, o que poderia causar incêndio durante o carregamento. No Brasil, foram convocadas unidades fabricadas entre 2019 e 2020 para a substituição dos módulos das baterias. Na página da Chevrolet, consta o comunicado para o recall da bateria de alta voltagem nos modelos 2020. Enquanto a GM solucionava o problema, suspendeu a produção do carro até abril de 2022. O modelo começou a ser vendido no Brasil em novembro de 2019 por R$ 175 mil. Em agosto de 2021, a versão atual, reestilizada, desembarcou por R$ 317 mil.
Motor do Bolt EUV tem os mesmos 203 cv do irmão hatch
O Bolt EUV usa o mesmo powertrain da versão hatch. O motor elétrico gera o equivalente a 203 cv de potência e 36,7 kgfm de torque, números que permitem ao SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 7,7 s, um pouco menos rápido que o hatch, que cumpre a prova em 7 s, principalmente devido aos seus 1.711 kg (70 kg a mais que o Bolt EV). A autonomia é de 456 km pelo padrão WLTP e 397 km pelo EPA. Mas o que mais interessa aos brasileiros é o ciclo Inmetro: 377 km de autonomia.
O Bolt EUV é maior que o Bolt EV em todas as dimensões: tem 4,30 m de comprimento (16 cm a mais que o hatch), 2,67 m de entre-eixos (7 cm extras), 1,77 m de largura (1 cm a mais) e 1,61 m de altura (2 cm a mais que o Bolt EV).
Assim como o hatch, o SUV vem equipado com o One Pedal, que atua como freios sem a necessidade de acionar o pedal, bastando aliviar o acelerador, e também freios regenerativos. Para recarregar, em estações ultra-rápidas bastam 40 minutos para recompor metade da bateria. Em estações rápidas, a cada hora o modelo ganha 40 km de autonomia.
O SUV também é equipado com 10 air bags, assistência de permanência na faixa, alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e frenagem automática, controle de cruzeiro adaptativo e câmeras 360 graus para manobras. Quanto aos equipamentos de conforto, destaque para volante e bancos aquecidos, som da Bose e teto solar panorâmico.
Dessa forma, por R$ 279,99 mil, o Bolt EUV chega com preço menor que seu concorrente direto Nissan Leaf, vendido atualmente por R$ 298,49 mil com motor de 150 cv e 32,65 kgfm de torque. Sua autonomia é de 389 km no ciclo WLTP, 240 km no EPA e 192 km pelos padrões do Inmetro.