Às vésperas do aumento de impostos, navio da BYD traz 5.459 veículos elétricos e híbridos ao Brasil, entre os quais seu novo modelo, o King

Entre os carros que chegaram está o King, sedã médio híbrido com 197 cv que será lançado em breve para brigar com o Corolla | Foto: Divulgação

O Porto de Suape, em Pernambuco, recebeu nesta segunda-feira (27/5) a maior movimentação de carros da sua história.  O Explorer NO.1 BYD, navio oficial da marca, atracou pela primeira vez no continente sul-americano, trazendo 5.459 veículos carros elétricos e híbridos para o Brasil. Entre eles está o King, sedã médio híbrido com 197 cv que será lançado em breve para disputar as vendas no segmento do Toyota Corolla. Esse desembarque da gigante chinesa é estratégico, pois em julho próximo o imposto de importação aumentará para os elétricos (dos atuais 10% para 18%), para híbridos (dos atuais 15% para 25%) e também aos híbridos plug-in (dos atuais 12% para 20%).

A chegada do navio busca abastecer o mercado nacional. Apenas nos cinco primeiros meses do ano, a BYD já vendeu mais de 25,5 mil unidades, 43% a mais do que todos os emplacamentos de 2023 (17,9 mil). Em abril, a empresa tornou-se a nona montadora a emplacar mais carros no País, no ranking geral entre todas as marcas, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Conselheiro especial da marca, Alexandre Baldy afirma que “o Brasil hoje é o maior mercado para a BYD fora da Ásia. Por isso, a construção da nossa fábrica em Camaçari está em ritmo acelerado. No fim deste ano, começaremos a montar os carros na Bahia e a partir do ano que vem, produziremos os carros mais eficientes e tecnológicos em solo nacional. O País, que tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, tem todo potencial para se tornar um exemplo de eletrificação da frota e o nosso crescimento nas vendas mostra que o brasileiro está cada dia mais preocupado com uma mobilidade verde e sustentável.”

Entregue em janeiro no porto de Yantai, na província de Shandong, na China, a embarcação tem capacidade para transportar até 7 mil veículos, medindo 199,9 metros de comprimento e contando com a mais moderna tecnologia de navegação. Essa foi apenas a segunda viagem do Explorer NO.1 BYD, que levou 27 dias da China até o Brasil e logo irá retornar ao país de origem. São 23 tripulantes, sendo a maioria deles da Bulgária.

Brasil hoje é o maior mercado para a BYD fora da Ásia, garante a montadora | Foto: bera.digital


Líder de mercado também na China

A BYD também é líder de vendas no mercado automotivo chinês, superando até os carros a combustão. As vendas de automóveis de passageiros da BYD seguem em alta. Em abril, o crescimento foi de 49% em comparação ao mesmo período de 2023. Para se ter uma ideia, o aumento de vendas da marca de 2020 a 2023 na China foi de 626,4%, subindo de 416.337 unidades para 3.024.417 de carros de passeio.

As exportações também estão em alta. No último ano, totalizou 242.765 veículos, número que permitiu um crescimento anual de 334,2%. Já em vendas anuais total, a líder do setor atingiu mais de 3,02 milhões de unidades. Em escala industrial, está presente hoje em mais de 70 países.