Ao completar 100 anos de Brasil, GM anuncia 5 lançamentos para 2025

Entre as novidades para 2025 estão os novos Onix e Onix Plus, fabricados no Complexo Industrial de Gravataí (RS) | Foto: Divulgação

A General Motors, que celebrou seu centenário no Brasil em 26 de janeiro, planeja lançar cinco novos modelos em diversos segmentos ao longo deste ano, incluindo os novos Onix e Onix Plus, fabricados em Gravataí. Além disso, a empresa está trabalhando no desenvolvimento de 10 modelos inéditos eletrificados nos próximos anos.

Desde sua chegada em 1925, quando o Brasil ainda vivia um período de recursos limitados e transporte escasso, a GM ajudou a modernizar a vida dos brasileiros. A marca foi a primeira a introduzir carros com tetos de aço, vidro laminado e suspensão mais confortável. Na década de 1960, abriu o primeiro centro de experimentação local para o desenvolvimento computacional de veículos, um marco tecnológico que ainda influencia a indústria local.

Em seus 100 anos de atuação no Brasil, a GM produziu quase 20 milhões de veículos, com a Chevrolet se destacando como a marca de maior sucesso, representando um em cada cinco carros registrados no País. A Chevrolet lançou, em média, um novo produto ou geração de veículos a cada seis meses – um ritmo que nenhuma outra marca do setor conseguiu alcançar.

Essa trajetória de sucesso inclui modelos icônicos com mais de um milhão de unidades, como o Opala, Chevette, Corsa, Celta, S10 e Onix, que ajudaram o Brasil a se tornar o terceiro maior mercado da Chevrolet no mundo. Desde o primeiro veículo da GM, um furgão com carroceria de madeira que já trazia inovações como a partida elétrica, a empresa sempre esteve à frente, oferecendo carros com sofisticação, conforto e dirigibilidade de ponta.

Hoje, a GM continua inovando, a exemplo da sua linha de SUVs zero-emissão com o Equinox EV e o Blazer EV, que atingem quase 500 km de autonomia. A empresa sempre adotou práticas sustentáveis em suas operações industriais, focando na redução das emissões de carbono, no uso de energia renovável, no reaproveitamento de água e na produção de veículos elétricos mais eficientes.

Primeira sede foi um galpão alugado

Na década de 1940, empresa já comemorava a fabricação de 10 mil unidades de veículos | Foto: Divulgação

A GM iniciou suas operações de fabricação no Brasil em 1925, em um galpão alugado no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Naquele ano, 2.778 veículos foram montados, utilizando componentes, em sua maioria, importados dos Estados Unidos.

Hoje, a empresa conta com uma estrutura verdadeiramente global, incluindo a exportação de desenvolvimento de veículos para outros mercados, incubação de negócios e qualificação profissional para futuras tecnologias.

Investimentos de R$ 7 bilhões até 2028

No ano passado, a GM anunciou a primeira fase de seu novo ciclo de investimentos para suas operações no Brasil. O valor total, que soma R$ 7 bilhões, será investido entre 2024 e 2028, com foco na mobilidade sustentável. Esse investimento inclui uma renovação completa do portfólio de veículos, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras adaptadas ao mercado local e a criação de novas oportunidades de negócios. As fábricas também passarão por melhorias que as tornarão ainda mais modernas, ágeis e sustentáveis.

A empresa também conta com uma das maiores redes de concessionárias do País, com quase 600 concessionárias autorizadas da Chevrolet. Além disso, a GM apoia milhares de fornecedores locais, muitos dos quais foram criados ou relocados do exterior, incentivados pelo programa de industrialização da GM, que continua a fomentar negócios e criar empregos qualificados no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *