A mais tecnológica Ranger de todos os tempos traz piloto automático adaptativo e motor V6 de 250 cv

Além do novo visual, picape produzida em Pacheco, na Argentina conta com nova plataforma | Foto: Divulgação

Com novo design, motor V6 turbodiesel, câmbio automático de 10 marchas e um pacote tecnológico caprichado, que inclui piloto automático adaptativo (ACC), a Ranger 2024 começa a ser vendida no Brasil inicialmente em duas versões: a XLT, por R$ 289,99 mil, e Limited, por R$ 319,99 mil. O prazo de entrega do veículo, produzido na fábrica de Pacheco, na Argentina, varia entre 30 dias e 60 dias. A linha será completada, em breve, com as versões XL e XLS, equipadas com um novo motor 2.0 diesel de quatro cilindros e transmissão manual ou automática de seis velocidades.

Além do novo design – caracterizado pelos faróis em LED no formato de C, inspirados na irmã maior F-150 –, a nova Ranger é construída sobre uma nova plataforma, que utiliza chassi maior e mais resistente, garante a montadora. O novo turbodiesel V6 3.0 desenvolve 250 cv a 3.250 rpm e 61,22 kgfm de torque, atuando em conjunto com o câmbio automático de 10 velocidades, o mesmo que equipa a F-150 e o Mustang. O sistema start-stop contribui para aumentar a eficiência.

Faróis em LED no formato de C são inspirados na irmã maior F-150 | Foto: Divulgação

A picape conta com o sistema de tração 4WD com distribuição de torque sob demanda, a suspensão com amortecedores traseiros externos à longarina e curso ampliado, a direção elétrica ativa e o câmbio eletrônico E-shifter.

Sofisticação em todos os detalhes: design moderno da alavanca do câmbio eletrônico E-shifter | Foto: Divulgação

Os freios também foram aprimorados, com discos ventilados nas quatro rodas, e a capacidade de reboque é de 3.100 kg, com estrutura e kit de preparação elétrica já incluídos. O ângulo de ataque ampliado para 30º contribui para um melhor desempenho off-road.

Refinamento tecnológico

Bancos em couro e muita tecnologia a bordo da nova geração da Ranger | Foto: Divulgação

O interior traz um acabamento refinado, com bancos de couro, painel de instrumentos configurável com tela LCD de 8” ou 12,4”, multimídia de 10” ou 12” com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e carregador por indução.

Painel de instrumentos configurável com tela LCD reforça o apelo tecnológico | Foto: Divulgação

A picape oferece um conjunto de tecnologias inédito na categoria: piloto automático adaptativo com stop & go, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, assistente autônomo de frenagem e alerta de tráfego cruzado em marcha à ré, assistente de manobras evasivas, assistente de permanência e centralização em faixa, assistente de cruzamentos e câmeras 360°.

Outras inovações são o farol alto automático, o freio de estacionamento eletrônico e os modos de condução inteligentes.

A Ranger também é a primeira capaz de receber atualizações à distância (tecnologia OTA – “Over the Air”) para o aprimoramento contínuo de sistemas do veículo. Esse avanço vem da sua nova arquitetura elétrica totalmente conectada, com 36 módulos que trocam informação de forma integrada.

Serviço de concierge Ranger Expert

O Ranger Expert, serviço de concierge para tirar dúvidas, receber dicas e sugestões, é outra experiência personalizada e exclusiva para o dono da picape, que tem ainda o Guia 360 com todo o conteúdo do produto explicado de forma fácil e acessível a qualquer momento.

Com o aplicativo FordPass, é possível localizar o veículo, dar partida e acionar o ar-condicionado, verificar o travamento das portas, o nível de combustível e até a pressão dos pneus remotamente. A conectividade permite também antecipar as necessidades dos clientes, inovando na prestação de serviços.

A picape é disponível em sete cores: as perolizadas laranja Jalapão, azul Belize, preto Gales e cinza Moscou, a metálica prata Geada e as sólidas branco Ártico e vermelho Bari.

Versões e equipamentos:

XLT: R$ 289,99 mil 

É equipada com motor turbodiesel V6 3.0, transmissão automática de 10 velocidades, tração 4WD, freio a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico, câmbio eletrônico E-Shifter, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres e sete air bags.

Externamente, vem com rodas em liga-leve aro 17”, pneus 255/70 AT, faróis em LED com farol alto automático, faróis de neblina em LED, estribo plataforma e retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico. A caçamba é equipada com trava elétrica e iluminação.

Na cabine, além de painel de instrumentos digital com tela de 8” e central multimídia Sync 4 com tela touch de 10” e comandos de voz, tem bancos em couro com ajuste elétrico em oito posições para o motorista, volante revestido em couro com ajuste de altura e profundidade e espelho retrovisor eletrocrômico.

Traz, ainda, reconhecimento de sinais de trânsito, sensor de chuva, controle automático em descidas, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e quatro modos de condução (Normal, Eco, Escorregadio, Rebocar/Transportar), além de controle de estabilidade e outros equipamentos já oferecidos na geração anterior.

Limited: R$ 319,99 mil

Adiciona santo-antônio estilizado e molduras dos para-lamas na cor do veículo, rodas em liga-leve aro 18” com pneus 255/65 AT, bagageiro de teto, lanternas traseiras em LED e protetor de caçamba.

Central multimídia com tela vertical de 12” é um dos destaques da versão Limited | Foto Divulgação

Na cabine, além de central multimídia com tela vertical de 12”, vem com ar-condicionado dual-zone, descansa-braço traseiro e chave com sensor de presença e partida sem chave. Traz, também, navegador off-road, dois modos adicionais de condução (Lama/Terra e Areia) e monitoramento de pressão dos pneus.

A Ranger Limited dispõe, ainda, de um kit opcional que acrescenta painel de instrumentos digital de 12,4”, rodas em liga-leve aro 20”, pneus 265/55 All Season e as tecnologias de assistência mais avançadas do mercado.

Por R$ 20 mil, esse pacote inclui também: piloto automático adaptativo com stop & go, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, assistente autônomo de frenagem e alerta de tráfego cruzado em marcha à ré, assistente de manobras evasivas, assistente de permanência e centralização em faixa, assistente de cruzamentos e câmeras 360°.