A “babyRam” chegou: Rampage começa a ser vendida pelo preço inicial de R$ 239,99 mil

São Paulo – A “menor” de todas as picapes Ram chega ao mercado fazendo alvoroço, como o próprio nome sugere: Rampage, em Inglês, significa agitação, barulho, fúria – o equivalente, em bom “gauchês”, a “entreveiro”. São 5,03 m de comprimento, contra 5,81 m da Classic e da Rebel e 6,06 m da 2500 e da 3500. E termos de tamanho, essas dimensões colocam a “babyRam” entre as médio-compactas, como o Fiat Toro (4,94 m), e as médias, como a nova Ford Ranger (5,37 m) e a Toyota Hilux (5,32 m). No quesito preço, promete incomodar um amplo leque de rivais, pois chega com duas opções de motor (2.0 a gasolina de 272 cv e 2.0 Turbodiesel de 170 cv), três versões (Laramie, Rebel e R/T) e em cinco pacotes de acabamento: Rebel Turbodiesel (R$ 239,99 mil), Rebel Hurricane 4 (R$ 249,99 mil), Laramie Turbodiesel (R$ 249,99 mil), Laramie Hurricane 4 (R$ 259,99 mil) e R/T Hurricane 4 (R$ 269,99 mil). A pré-venda começa nesta quinta-feira (22) pelo site da montadora e as entregas estão previstas para meados de agosto.

Versão esportiva R/T acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 s e atinge 220 km/h, conforme a fábrica | Foto: Divulgação

A apresentação à imprensa especializada ocorreu nesta segunda-feira em São Paulo, com direito a teste no lendário autódromo de Interlagos da versão R/T. À primeira vista, uma picape em um autódromo pode parecer tão deslocada quanto pedaços de cebola em uma salada de frutas. Mas não no caso da Rampage, acredite. A marca escolheu as famosas curvas desta pista icônica porque sabe muito bem o que tem em mãos.

Os 272 cv do propulsor Hurricane 4 estão disponíveis em 5.200 rpm, enquanto o torque máximo de 40,8 kgfm chega em 3.000 rpm. Esse 2.0 turbo de 4 cilindros é o mesmo que equipa o Jeep Wrangler, mas é inédito no mercado brasileiro. Seu som é grave, que instiga o motorista a acelerar, principalmente na R/T, que tem escapamento duplo. O câmbio automático de 9 marchas é eficiente e faz as trocas com suavidade. Quando acionado, o botão R/T (nas demais versões chama-se Sport) torna mais espertas as respostas do acelerador e faz as trocas em regimes próximos da faixa de corte.

Molas e amortecedores mais rígidos garantem melhor desempenho dinâmico da R/T nas curvas | Foto: Divulgação

O invejável trabalho de calibragem da suspensão, reforçado pelo sistema traseiro multilink, tração 4×4 automática e pneus 235/55 R19 na versão R/T, conferem uma estabilidade ímpar à picape, mesmo quando levada ao limite. Além de contar com molas e amortecedores mais firmes, a R/T é 1 cm mais baixa que as demais configurações.

A picape é diversão pura também na reta dos boxes, onde cones foram estrategicamente colocados para conter ímpetos. Afinal, o que vem a seguir é curva “S do Senna”, que exige respeito. Mesmo assim, foi possível chegar rapidamente a 170 km/h – porém, muito abaixo dos 220 km/h de máxima indicados pela fábrica. Em outro trecho, hora de realizar a prova de 0 a 100 km/h, cumprida em 6,9 s, número que, conforme a marca, torna a Rampage a picape de produção mais rápida da América Latina, mais que a Ram Classic, que com seu V8 5.7 de 400 cv demora 7,7 s. E tudo isso com um apetite moderado: o consumo com gasolina é de 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, revela a fábrica. Nas demais configurações equipadas com esse motor “furacão”, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 7,1 s e a máxima chega a 210 km/h.

Motor Hurricane 4 é inédito no Brasil e desenvolve 272 cv de potência | Foto: Divulgação

Em outro setor do autódromo, que recebe R$ 18 milhões em obras para melhorar a infraestrutura aos eventos internacionais, a Ram criou um circuito off-road para demonstrar a capacidade do fora-de-estrada. A tração reduzida é acionada por meio de um botão no console central. Todas as versões contam com assistente de partidas em rampa e o controle de descida para uso em off-road. A Rebel traz rodas aro 17” calçadas com pneus All Terrain 235/65. O vão livre em relação ao solo é de 26,4  cm. Já o ângulo de entrada é de 25,7° (25° na R/T) e, o de saída, de 27,5° (24,5° na R/T).

2.0 turbodiesel com 170 cv

Outra opção de motor é o 2.0 Multijet Turbodiesel de 4 cilindros, usado em vários modelos da Stellantis e que, na Rampage. equipa as versões Rebel e Laramie. São 170 cv de potência a 3.750 rpm e 38,8 kgfm de torque a 1.750 rpm, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 s e máxima de 186 km/h. O consumo prometido é de 9,8 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.

Design marcante diferencia a novidade

Configuração Rebel traz acabamentos externos em preto e grafite | Foto: Divulgação

Ao vivo, a Rampage impressiona pelo design forte e ao mesmo tempo elegante. É a primeira Ram desenvolvida no Brasil, ao custo de R$ 1,3 bilhão, e já é produzida no complexo de Goiana (Pernambuco). Os faróis em LED são separados pela imponente grade trapezoidal. Abaixo, estão os faróis de neblina também em LED com a função cornering, que direciona-os automaticamente para o lado que o motorista gira o volante.

As lanternas, segundo a Ram, homenageiam a bandeira dos Estados Unidos sempre que iluminadas, pois têm grafismos internos em vermelho e sua luz de ré lembra o retângulo que, na flâmula, abriga as estrelas. Enquanto a Rebel tem acabamentos externos em preto e grafite, a Laramie conta com elementos cromados, como grade, capa dos retrovisores, maçanetas, rodas e para-choque traseiro. Por fim, a esportiva R/T traz esses itens em preto brilhante e na cor da carroceria. Em resumo: apesar de menor, não há dúvida alguma que o novo filho pertence à família.

Na Laramie, grade, capas dos retrovisores e maçanetas são cromadas | Foto: Divulgação

A plataforma utilizada foi a do Toro, mas com 60% de mudanças. Já a carroceria é 85% nova. Dessa forma, a Rampage tem 2,94 m de entre-eixos, 1,78 m de altura e 1,89 m de largura (sem considerar os retrovisores), pesando entre 1.906 kg e 1.942 kg, dependendo da versão. A título de comparação, a Classic tem 2.553 kg, a 2500 pesa 3.448 kg e, a 3500, 3.600 kg.

Em termos de “size impression”, o porte da Rampage se aproxima bastante da Ford Maverick (R$ 244,89 mil), com seus 5,07 m de comprimento.

Caçamba comporta 980 litros

Na caçamba, cabem 980 litros de bagagens e a tampa traseira tem acionamento suave graças a um sistema de amortecimento. Dois acessórios interessantes são a capota marítima com acionamento elétrico, que custa R$ 8 mil, e a divisória interna da caçamba, por 500 reais. A capacidade de carga é de 1.015 kg nas configurações a diesel e 750 kg nas equipadas com motor a gasolina.

Acabamentos internos de qualidade

Bancos em couro e materiais agradáveis ao toque no painel e revestimentos das portas | Foto: Divulgação

A bordo, muito espaço e luxo. Couro e materiais agradáveis ao toque estão por toda a parte, como painéis e revestimentos de portas. A central multimídia Uconnect com tela de 12,3” permite conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. O Ram Connect é de série e disponibiliza serviços de conectividade e segurança, como assistência de emergência e monitoramento 24 horas. Compradores da picape recebem gratuitamente um ano de wi-fi embarcado. Internamente, os porta-objetos totalizam 35,4 litros de armazenamento.

O som da marca Harman Kardon tem 10 alto-falantes e um subwoofer de 6”, totalizando 360 watts de potência, mas é opcional para todas as versões, assim como luzes ambientes e banco do passageiro com ajustes elétricos.

Segurança e tecnologia

Nos quesitos segurança e tecnologia, a Rampage também dá show. A começar pelo monobloco, composto por 86% de aços de alta e ultraressistência. Também traz 7 air bags e mitigação de rolagem da carroceria. O pacote de assistência à condução inclui piloto automático adaptativo com Stop&Go, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, detecção de tráfego traseiro cruzado e alerta de saída de faixa com correção.

Resumo da Resenha: nos quesitos preço, qualidade de acabamento e tecnologias de assistência à condução a Rampage estabelece novos parâmetros para o segmento, que afetam tanto o andar de baixo, das compacto-médias, quanto o de cima, das médias. Concorrentes que se prezam já devem estar correndo atrás do prejuízo.

Viagem a convite da Ram