14º Encontro Nacional de Vespas e Lambrettas reúne 150 veículos e 170 apaixonados no feriadão de carnaval em Dois Irmãos (RS)
Qual é a melhor, a Vespa ou a Lambreta? A mais rápida, a mais econômica, a melhor de pilotar? São perguntas que não querem calar, fruto de uma saudável rivalidade iniciada na Itália, país originário dos dois modelos, e que se disseminou também no Brasil. A Vespa surgiu na Itália, em 1946, e chegou ao Brasil em 1956, com seu motor de 150 cilindradas e 5 cv. Já a Lambretta começou a ser fabricada na Itália em 1947, mas chegou antes ao mercado brasileiro, em 1955, com seu motor de 150 cilindradas e 6,2 cv de potência. Agora, quase oito décadas depois, cerca de 150 exemplares estão reunidos, lado a lado, durante o 14º Encontro Nacional de Vespas e Lambrettas, que começa nesta sexta-feira (9 de fevereiro) e prossegue até segunda-feira, véspera de carnaval, em Dois Irmãos (RS). O evento reúne 170 pessoas e ocorre no Complexo Esportivo e de Lazer Norberto Emílio Rübenich com entrada franca. Apenas os donos dos veículos pagam inscrição, que custa 50 reais e dá direito a uma camiseta, a uma bandana e a um adesivo.
A organização do encontro nacional é da Confraria Vespa Motor Clube de Dois Irmãos. A primeira edição ocorreu em 2010, em Curitiba, com a proposta de integrar os donos dos veículos e incentivá-los a pegar a estrada. A próxima edição, em 2025, será novamente realizada na capital paranaense. O evento é a ocasião perfeita para a troca de experiências. ‘‘A rivalidade entre donos de Vespas e Lambretas ainda existe, mas se resume apenas ao debate da parte mecânica e do design, pois os dois veículos são maravilhosos’’, salienta o diretor social da confraria, Tiago Pacheco, que tem 4 Vespas e 3 Lambrettas.
Está confirmada a participação de vespeiros e lambreteiros do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, além de países vizinhos, como Argentina, Uruguai e Paraguai. O autônomo Enderson Albertini, 50 anos, percorrerá os 1.121 quilômetros entre a cidade paulista de Campinas, onde mora, e a cidade gaúcha de Dois Irmãos. O plano é sair nesta quinta-feira (8) pela manhã para chegar no sábado, a bordo de uma Lambretta modelo Cynthia ano 1976. Na garupa, apenas uma mochila com alguns itens de higiene, um skate e ferramentas, para o caso de algum contratempo. “Será a primeira grande viagem nesta Lambretta, que foi customizada no estilo que eu queria, inspirada nos modelos ingleses. Mas estou confiante, pois basta respeitar os limites da máquina que tudo dá certo’’, observa.
Passeios pela região da Serra Gaúcha
No parque, a Cervejaria Hunsrück venderá chope aos visitantes, mas não haverá bancas com comercialização de alimentos, adianta Tiago. Como a programação do encontro privilegia os passeios pela região da Serra Gaúcha, os melhores horários para visitação pública são no sábado, das 9 às 14 horas, e no domingo e segunda-feira a partir das 18 horas. Nos demais horários, poucas unidades dos dois modelos estarão expostas no parque. Contatos e informações adicionais: (51) 99668-7743 (Tiago) e (51) 99825-3454 (Rudi).
Programação
Sexta-feira (9 de fevereiro):
- 15 horas: recepção dos participantes no Complexo Esportivo e de Lazer Norberto Emílio Rübenich (Rua Alberto Rübenich, 11, Vila Rosa, Dois Irmãos)
Sábado (10 de fevereiro):
- 9 horas: abertura oficial do evento
- 14 horas: passeio pela região de Dois Irmãos e Ivoti
- 20 horas: jantar típico alemão e confraternização
Domingo (11 de fevereiro):
- 7h30: café da manhã no acampamento
- 8h45: saída para o passeio até Gramado e Canela
- 19h30: retorno a Dois Irmãos. Os participantes serão recepcionados com música gaúcha ao vivo
- 20 horas: jantar livre
Segunda-feira (12 de fevereiro):
- 7h30: café da manhã no acampamento
- 8h45: largada para o passeio até o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
- 19h30: retorno a Dois Irmãos e encerramento oficial do evento
- 20 horas: jantar livre
Fonte: Confraria Vespa Motor Clube de Dois Irmãos